Alckmin entrega mais uma Fábrica de Cultura na capital

São Paulo, 16 de março de 2013

sáb, 16/03/2013 - 15h03 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia! Estimado Marcelo Araújo, secretário de Estado da Cultura, o deputado federal Jorge Tadeu Mudalen, um abraço à vereadora Sandra, deputado estadual Beto Trícoli, ministro Clóvis Carvalho, diretor executivo da Poiesis, nossa parceira através aqui do contrato de gestão com a OS, a Renata Bittencourt, coordenadora da Unidade de Formação Cultural, o Renzo Rossi, diretor das Fábricas de Cultura, o Claudinei Oliveira, gerente, o Ênio Gomes, colaboradores, professores, diretores das escolas, nossos jovens aqui, os pais, as famílias, dizer da alegria de estarmos juntos.

Essa é a 8ª Fábrica de Cultura que nós estamos entregando. E o Jaçanã não poderia deixar de ter uma Fábrica de Cultura. Aqui no Jaçanã, teve lá atrás uma indústria cinematográfica, a empresa cinematográfica Maristela, aqui fizeram filmes, o Mazzaropi, o Procópio Ferreira, a Regina Duarte… E Adoniran Barbosa celebrou o Jaçanã com a famosa música “Trem das Onze”. Porque tinha um trem que vinha aqui para a Cantareira, para o reservatório de água da Cantareira, desde 1890 até 1965, funcionou o trem. Então, ficou famoso o trem das onze, enaltecendo aqui o Jaçanã. Então, nós ficamos muito felizes de inaugurar aqui hoje a Fábrica de Cultura, prédio novinho, quase 7 mil m² de área construída em vários pavimentos. Dar um abraço aqui no deputado Celino Cardoso, grande parceiro nosso na Assembleia Legislativa. Aqui tem 20 salas de aula, biblioteca com dois mil livros. Tem nove computadores conectados à internet, sala de múltiplo uso, um teatro de arena do lado de fora e amanhã começam as inscrições, e dia dois de abril começam os cursos. Então, os nossos jovens de 8 a 21 anos, então de 8 a 21 anos vão poder fazer aqui, terça e quinta ou quarta e sexta, duas vezes por semana, o curso em vários ateliês. Então, nós teremos aqui, cursos… As oficinas e ateliês, improvisação teatral, então quem quiser estudar teatro, danças folclóricas, quem quiser aprender dança, capoeira, quem gostar de capoeira, circo com acrobacias de solo e tecido, quem quiser fazer curso de circo, música em geral, quem quiser aprender a tocar um instrumento musical, tocar violão, aprender música, então música, violão, percussão, literatura, grafite, desenho, fotografia, vídeo-minuto. Ainda teremos projetos espetáculo que consistem em vários tipos de atividades culturais, aprofundamento da dança, trilhas de produção, canto em grupo, enfim, um conjunto de cursos na área cultural e aberto também todos os fins de semana para a comunidade.

Então, uma mensagem aqui aos pais: estimulem as crianças, os jovens a frequentarem aqui a fábrica de cultura, ela é de vocês, vamos cuidar aqui com muito carinho, nós vamos poder ter 650 alunos fazendo aqui o curso gratuitamente, cursos importantes e a gente vai ouvindo a comunidade e ver quais os outros cursos que a comunidade quer. Vai funcionar de terça até domingo, prestigiando os artistas e a comunidade aqui local. Eu vou pedir para o Marcelo para também ter um dia à noite ou momento especial com a terceira idade, fazer um, nós temos aqui um trabalho voltado às… Temos aqui uns cursos para as crianças e jovens, vai de 18 até 21 anos de idade e vamos desenvolver umas atividades com a terceira idade que gosta de dançar, não é?

Mas eu quero deixar um abraço, agradecer aqui ao Marcelo, essa é a oitava, nós vamos inaugurar mais duas, uma lá na zona leste, em Cidade Tiradentes e a outra em Brasilândia, aqui na zona norte, então já tem oito Fábricas de Cultura, nós vamos ter dez fábricas de cultura, vamos inaugurar ainda nesse semestre, vamos aumentar o número de Fábricas de Cultura. Gera emprego, são 60 pessoas que vão trabalhar aqui, muitos educadores, hoje em dia nós temos três atividades econômicas: atividade primária é agricultura, ela cada vez mecaniza mais; atividade secundária é indústria, ela cada vez robotiza mais. Atividade terciária são serviços, é o que mais gera emprego: cultura, cinema, teatro, turismo, comércio, prestação de serviços, então muita gente vai poder se capacitar aqui também para arrumar um emprego, para poder se encaminhar numa área importante que é a área cultural. A vocação de São Paulo é ser uma capital mundial da cultura, não é? Capital mundial da cultura, então isso vai dar muita oportunidade também de trabalho para a nossa juventude. Queria agradecer ao Clóvis Carvalho, a toda equipe da Poiesis, que é a nossa parceira, agradecer aos nossos deputados, o Jorge Tadeu Mudalen, que é deputado federal, ao Beto Trícoli e ao Celino Cardoso, ontem eles elegeram a nova Mesa Diretora… Acabou às 19h30, acabou cedo, mas cumprimentá-los e agradecer e uma palavra aqui para o Claudinei. O Claudinei que vai tomar conta aqui viu. Então, ajudem aí o Claudinei, participem aqui da gestão, a Fábrica de Cultura é para vocês e de vocês. Parabéns Jaçanã!