Alckmin discurso em entrega oficial da Etec de Barueri

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito de Barueri, Rubens Furlan; presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan; vice-prefeito e aniversariante hoje, hein?! Que […]

ter, 10/05/2011 - 19h30 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito de Barueri, Rubens Furlan; presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan; vice-prefeito e aniversariante hoje, hein?! Que marco. Parabéns! Saudar o presidente da Câmara, vereador Josué Pereira Silva, saudando todos os nossos vereadores; deputada federal mais votada do PSDB, a Bruna Furlan; deputado estadual representando esta região, Marcos Neves; deputado Paulo Alexandre Barbosa, secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza; professora Lucilene Luciano, diretora da ETEC aqui de Barueri; coronel Cássio, comandante do CPAM-8, José Benedito Fernandes, nosso ex-prefeito de Santana do Paraíba e secretário-adjunto de Esporte, Lazer e Juventude; secretários municipais; professores; alunos; amigas e amigos.

Uma palavra breve, mas dizer da alegria de estarmos aqui juntos, agradecer ao Furlan porque este prédio foi feito integralmente com o dinheiro da Prefeitura de Barueri. Nós estamos recebendo aqui um prédio novinho, 0 km, bonito, então muito obrigado Furlan, você é um grande parceiro de São Paulo.

Barueri está de parabéns, um prédio com 12 salas de aula, biblioteca, quadra de esporte coberta, espaço para auditório, salas administrativas, quatro laboratórios, sendo um de enfermagem, dois de informática e um de segurança do trabalho, acessibilidade. Nós já temos aqui dois cursos desde fevereiro, não é isso, Lucilene? O curso de segurança do trabalho, são 60 vagas e o curso de enfermagem 40 vagas. Agora já está aberto o vestibulinho, mais 100 vagas agora para o segundo semestre, vestibulinho já aberto. E para o ano que vem, uma boa notícia para vocês que é aqui na ETEC, Furlan e Sônia, o Ensino Médio.

Nós vamos ter já o vestibulinho no final do ano e em 2012, além dos cursos técnicos, um Ensino Médio. E o ENEM avalia as escolas de Ensino Médio; das 50 melhores escolas de Ensino Médio do Brasil, 35 as ETECs do Estado de São Paulo. Os alunos vão poder ter, Furlan, escola de tempo integral: de manhã faz o Ensino Médio e a tarde o técnico, ou a tarde o médio e a noite o técnico, e vão poder sair com os dois diplomas, o diploma do técnico e o diploma do ensino médio, para poder continuar os seus estudos de graça, tudo de graça, as melhores escolas, já conseguir trabalho, já ir para o mercado de trabalho, ter o seu salário e se quiser continuar, fazer a FATEC, fazer o curso superior e poder se realizar, ser feliz na sua profissão, servindo a população e podendo constituir a sua família. A gente fica muito feliz. Barueri é a terra das boas escolas de São Paulo. Parabéns!

Para a gente atender aqui a população. E, no mês que vem, que é o mês de junho, no mês que vem nós vamos estar aqui, se Deus quiser, para inaugurar a mais bonita estação de trem que é a estação aqui de Barueri. E vamos inaugurar segunda-feira, a estação de metrô de Pinheiros, agora, dia 16 de maio na segunda-feira. E em julho, vamos inaugurar a integração do trem com o Metrô. Então, quem pegar o trem, vai poder integrar com o Metrô na nova estação Pinheiros, que vai beneficiar muito aqui a população. Eu quero agradecer a Lucilene, nossa diretora aqui da ETEC. A Lucilene ela dirige aqui uma das escolas mais bonitas das nossas ETECs, parabéns! Agradecer a professora Laura Laganá que dirige uma instituição que é um orgulho de São Paulo, que é o Centro Paula Souza, as mulheres estão com tudo, não é? Agradecer ao Paulo Alexandre Barbosa, jovem secretário de Estado e dizer o seguinte: que o Paulinho vai o mês que vem apresentar o seguinte: tem pessoas que não tem o Ensino Médio completo, não deu para fazer o Ensino Médio, estão desempregadas. Então nós vamos implantar daqui a um mês, 45 dias, o Via Rápida para o Emprego. São cursos de 100 horas, 200 horas, voltado para o mercado de trabalho. Não precisa vestibular, não precisa vestibulinho, aqui  vai ter o Via Rápida para o Emprego. E quem não pôde tirar o diploma do Ensino Fundamental, nós vamos dizer: “Venha para o EJA, a Escola de Jovens e Adultos, o antigo supletivo para você tirar o diploma”. Quem não pôde fazer o Ensino Médio volte a estudar, venha para o EJA, faz a noite, faz sábado, faz a distância que nós vamos melhorar a escolaridade e dar um diploma de formação profissional rápida de 100; 200 horas.

Quero cumprimentar a prefeita de Jandira, Doutora Anabel, que chegou aqui também, queria agradecer aos nossos deputados, o Marcos Neves, deputado estadual aqui pela região que nos ajuda muito na Assembleia Legislativa de São Paulo, agradecer a deputada Bruna Furlan, nossa representante em Brasília, no Congresso Nacional, defendendo os interesses de São Paulo, trazer um abraço da minha esposa, da Lú, para a Sônia que faz um trabalho maravilhoso aqui; cumprimentar o nosso aniversariante o Zicardi; e cumprimentar o nosso presidente da Câmara, o vereador Josué, saudando todos os vereadores; e cumprimentar um grande prefeito que vocês têm, que é o Furlan. Eu estava vendo uma foto do Furlan com capacete no jornal, parecia uma artista de cinema. Mas, agradecer ao Furlan que é um grande parceiro nosso. Tem prefeito que vem fazer parceria com a gente… o Estado entra com o dinheiro, nós entramos com a assinatura. Furlan não, Furlan é uma parceria para valer. E parceria em beneficio da população.

Olha, quero dar uma palavrinha para os avôs, como eu, para as mães, para os pais. Não tem nada mais importante do que a gente  ver um filho, um neto, encaminhado na vida, que possa ter uma formação profissional e conseguir um espaço no mercado de trabalho. É isso que a gente quer para os filhos, para os netos é encaminhá-los na vida para que a gente possa ter um bom futuro. Barueri e o Governo de São Paulo cuidam da nossa juventude. Finalmente, eu quero dizer o seguinte: amanhã, nós estamos anunciando, vou dar um furo aqui, amanhã nós estamos anunciando, e olha que nós estamos a cento e poucos dias no Governo, um aumento para todos os professores, professoras, diretores de todo o Estado de São Paulo. Então, eu sei que tem uns jovens aqui da nossa FATEC  e quero trazer uma palavra para eles: nós temos consciência que é preciso valorizar o educador, que não tem educação de qualidade se a gente não valorizar o educador. Então, amanhã será o dia da Secretaria da Educação, nós vamos anunciar o aumento. E na quinta-feira o dia da Paula Souza, nós vamos anunciar para ETECs e FATECs  o aumento, valorizando os nossos professores. Eu espero… é deixar um grande abraço. Eu quando venho a Barueri eu me sinto em casa. É como se eu estivesse em Pindamonhangaba, estando em Barueri, nós estamos em casa. Parabéns a você, belíssima escola técnica!