Alckmin discursa no programa para erradicação da miséria no Estado

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimada presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff; presidente Fernando Henrique Cardoso; governadores: do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; […]

qui, 18/08/2011 - 18h30 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimada presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff; presidente Fernando Henrique Cardoso; governadores: do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; de Minas Gerais, Antônio Anastasia; do Espírito Santo, Renato Casagrande; ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; ministros e ministras aqui presentes; vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos; do Rio de Janeiro, Luiz Fenando Pezão; deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa do nosso Estado, senadores da República por São Paulo, Marta Suplicy e Eduardo Suplicy; governador Paulo Maluf; secretário de Estado, quero abraçá-los cumprimentando aqui o Rodrigo Garcia; presidente da Câmara de São Paulo, vereador José Police Neto; João Coser, prefeito de Vitória, no Espírito Santo; presidente da Frente Nacional de Prefeitos; parlamentares; lideranças municipais; beneficiários do programa; lideranças sociais; amigas e amigos. 

É uma alegria, com a minha esposa, a Lu, recebermos a todos hoje aqui na sede do Governo de São Paulo. Identifico aqui, neste ato, um momento de avanço do Brasil, um momento em que a política, tantas vezes aviltada, cumpre a sua função primordial, a de zelar pelo bem-estar das pessoas, de abrir portas, criar oportunidades para que cada um se supere e encontre o seu caminho. Identifico aqui um marco. Ultrapassamos um período de disputas para unir esforços em prol dos que mais precisam no Brasil. Senhora presidente, isso se deve em grande parte ao seu patriotismo, à sua generosidade, ao seu espírito conciliador, sob seu protagonismo, governos estaduais, municipais e Federal se aproximam ainda mais, reunindo o mesmo esforço, com programas sociais complementares. Em São Paulo, vamos unificar em um só cartão, aliás, para disputar aqui com o Sérgio Cabral. Vamos unificar o Bolsa Família e o Renda Cidadã e, com isso, nós vamos poder atender mais 300 mil famílias, ou seja, um milhão de pessoas que ainda estão abaixo da linha da pobreza. E, acima de tudo, avançaremos em uma agenda da família, e para as prefeituras, os municípios que têm um papel extremamente importante, nós vamos levar o Banco do Povo. Levar os programas do EJA, que é a Escola de Jovens e Adultos, para quem não teve oportunidade de estudar, poder ter o seu diploma do Ensino Fundamental, do Ensino Médio. O Via Rápida para o Emprego, que são os programas rápidos de qualificação profissional, as ETECs, as FATECs, o Ensino Técnico, Tecnológico; enfim, fortalecer uma agenda de emprego e de renda junto a todas essas famílias.

O trabalho focado na erradicação da miséria é uma obrigação do Estado Brasileiro para com os mais pobres, e nós estamos avançando. Por isso, presidenta Dilma, a senhora faz um acerto histórico ao aceitar a experiência daqueles que vieram antes de nós, e nos legaram saberes e experiências. Foi a estabilidade da economia nos anos 90 que permitiu que o Governo e a sociedade começassem a se organizar para atender os que mais sofrem. Atingida a estabilidade, sobre o Governo Fernando Henrique Cardoso, começamos esse processo com o Bolsa Escola, com o programa nacional de renda mínima, chamado Bolsa Alimentação, depois veio o programa Auxílio Gás. Esses programas de transferência de renda voltados aos muito pobres chegavam, ao fim de 2002, a cinco milhões de famílias. Em 2003, uma inteligente medida provisória do Governo Lula juntou todos esses programas no Bolsa Família e deu a eles unicidade e notável expansão. Vamos repetir as experiências bem sucedidas para consolidá-las; vamos inovar para avançar. A erradicação da miséria é uma das formas de ser da ética na política; por isso hoje, com a presença de todos vocês, lideranças, prefeitos, governadores, parlamentares, ministros, presidente Fernando Henrique, presidente Dilma Rousseff, São Paulo se orgulha em recebê-los aqui nesse novo capítulo ambicioso de combate à miséria. O bem-estar das pessoas é a obra prima do Estado, é a razão de sua existência. Muito obrigado!