Alckmin discursa no lançamento da Campanha do Agasalho

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Uma palavra de agradecimento, de alegria. Um abraço muito carinhoso a Lu. Sempre que elogiam a Lu, deve ser o bom […]

qui, 01/03/2012 - 15h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Uma palavra de agradecimento, de alegria. Um abraço muito carinhoso a Lu. Sempre que elogiam a Lu, deve ser o bom marido, não é? Cumprimentar a dona Silvia Domingos, esposa do nosso vice-governador Guilherme Afif; cumprimentando em seu nome todos os conselheiros do fundo, a Hebe Camargo, madrinha da Campanha do Agasalho 2012; doutora Alaíde Quércia, que foi presidente do Fundo Social; secretária da Justiça, Eloísa Arruda; saudando todos os nossos secretários. O senador Pedro Piva, em nome da Klabin, que há 11 anos ajuda a campanha. O Jacques da Biolara. Muito obrigado, Jacques; Lucélio Bozola, presidente da Prodesp; o Aurino Fuentes, presidente da Paramount Têxteis; o Eduardo Strazzeri, vice-presidente da SAP; o Nelson Costa, representando o nosso prefeito Gilberto Kassab; consulesa da Itália, Carla Marsili, saudando todo corpo consular; prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vereadores, presidentes de Fundo Social de Solidariedade, que nos alegram aqui hoje com a presença, amigas e amigos.

A Hebe não gosta que agradeça, mas não há como não agradecer. Ela é uma amiga do povo de São Paulo. O ano passado, nós fizemos a campanha aquela da mão: ‘Proibido vender bebida alcoólica para menor de 18 anos’, e a Hebe, é, e a Hebe, foi quem fez a nossa campanha, praticamente. Então, sempre, nas boas causas de São Paulo, a Hebe tem ajudado. Eu estive lá o ano passado, no sofá da Hebe. Passei apertado, lá, viu? A Lu que me salvou. Não é fácil, não.

Mas agradecer, dizer da alegria de estarmos juntos. Vejo, aqui, dois grandes significados. Agasalho para quem precisa, e nós estamos em fim de verão, mas, daqui a pouquinho, já esfria. E eu estudei medicina chinesa, friagem leva à doença. Tem um provérbio que diz que é melhor o exército pela frente do que o vento pelas costas. Friagem faz mal, então a pessoa tem que se agasalhar, preservar a sua saúde. O ser humano é um mamífero homeotérmico. Muitos peixes são poiquilotérmicos, varia com a temperatura da água; a água esfria, ele esfria junto; a água sobe, ele sobe junto. Nós somos homeotérmicos: subiu um pouquinho, já está com febre; baixou um pouquinho, já tem hipotermia. Precisa manter a temperatura. Então, agasalho é importante para preservar a saúde.

E o outro significado importante é estimular o trabalho voluntário, despertar a consciência de vida em sociedade, de enxergar quem precisa, quem passa por necessidade. Os Estados Unidos é a nação mais rica do mundo e é a que tem maior trabalho voluntário, voluntário. O governo não é suficiente para tudo. A participação da sociedade é que faz toda a diferença. Então, é com grande alegria… Quero deixar, aqui, um abraço muito carinhoso, destacando, aqui, o esforço cotidiano, que eu vejo da Lu, que herdou, Hebe, da sua mãe, da dona Renata, que teve 11 filhos, ainda pegou mais um para criar… Doze. E criou os 12. Essa herança de dividir, aprender a dividir, que é uma coisa importante. Então, tenho certeza que essa campanha vai ser um sucesso, com a participação de cada um de vocês.

Muito obrigado.