Alckmin discursa no início das obras de construção do Trecho Leste do Rodoanel

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia! Bom dia a todas e a todos. Estimado prefeito da capital, Gilberto Kassab; vice-prefeito de Ribeirão Pires, o Dedé; secretário de Logística e Transportes, o […]

qua, 17/08/2011 - 19h22 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia! Bom dia a todas e a todos. Estimado prefeito da capital, Gilberto Kassab; vice-prefeito de Ribeirão Pires, o Dedé; secretário de Logística e Transportes, o doutor Saulo de Castro Abreu Filho; secretário de Estado do Desenvolvimento Metropolitano, o deputado Edson Aparecido; deputados estaduais: a Vanessa Damo aqui de Mauá, e do ABC; a deputada Eroilma Soares, de Itaquaquecetuba e toda nossa região; cumprimentar o Edmir Chedid, presidente da Comissão de Transportes da Assembleia; deputado Orlando Morando, líder do PSDB na Assembleia; deputado aqui da região; prefeitos de Mauá, o Osvaldo Dias; de Rio Grande da Serra, o Kiko; de Poá, doutor Testinha, meu médico. A Carla Bertoco, diretora geral da Artesp; coronel Jean Charles Serbeto; comandante do policiamento rodoviário; doutor Sérgio Santillán, presidente da concessionária SP – Mar; Reinado Bertin, acionista do grupo Bertin; José Cesar de Carvalho; vereadores; secretários; colaboradores aqui da SP – Mar; toda equipe; lideranças; amigas e amigos. É uma grande alegria, hoje é um dia histórico.

Eu imagino como o Mário Covas estaria feliz. O Rodoanel foi concebido para tirar o trânsito pesado de caminhões e o trânsito de passagem por São Paulo, e melhorar a logística da Região Metropolitana. E das regiões metropolitanas de Campinas, da Baixada Santista e da região metropolitana de São Paulo. O Governador Mário Covas iniciou o trecho Oeste ligando Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt. Nós completamos toda obra da Asa Oeste e licitamos e começamos o trecho Sul, chegando à Imigrantes, na Anchieta e vindo até Mauá, na Avenida Papa João XXIII. O Serra fez a obra em um tempo recorde, que é o trecho Sul, chegando ao Porto de Santos, que é o maior porto da América Latina. O Goldman iniciou aqui o processo licitatório da concessão desse trecho que nós concluímos. Seis meses nós tivemos aqui já a SP Mar executando aqui a parte de sua responsabilidade importante na região. Aliás, nós já temos aqui dois serviços de ajuda ao usuário, o SAU, dois postos da Polícia Militar Rodoviária, dois postos gerais de fiscalização. Já foram instaladas no trecho Sul cinco torres para celular, e mais cinco torres ainda estão sendo instaladas. Aqui na SP Mar, nesse trecho, nós teremos 3.500 trabalhadores e trabalhadoras diretos, 90% vão ser contratados aqui na região, e em empregos indiretos teremos mais de 10 mil.

Estamos começando o trecho Leste vinte dias antes do prazo. O prazo era 10 de setembro, e nós estamos começando 24 dias antes, no dia 17 de agosto, e o prazo da obra é para daqui a 30 meses. Então, em março de 2014, nós temos que estar percorrendo aqui, entregando esse Trecho Leste. Ele terá obras inovadoras sobre o ponto de vista da engenharia. Nós temos lá as Várzeas do Tietê e também do Rio Guáiaco. Para não afetar o meio ambiente teremos 11km de viaduto a pouco mais de 1m, 1,5m de altura, não mexendo na vegetação local. Grande parte da pedra que vai sair daqui será reutilizada na própria região, todos os cuidados de natureza ambiental chegarão à SP 66, que será muito importante para o Alto Tietê e para a região de Mogi, que entronca com a Ayrton Senna e a Dutra, e, por conseqüência, chega ao Aeroporto de Cumbica. Do aeroporto de Cumbica a São Bernardo em 25 minutos. É o que o Kassab lembrou: o ABC se torna a melhor esquina do Brasil; o Rodoanel, Anchieta e Imigrantes, o acesso rápido ao Porto e ao Aeroporto de Cumbica, o maior aeroporto brasileiro, fora o Itaquerão.

Já melhorou muito a ligação da Jacu-Pêssego, que fizemos juntos com a Prefeitura de São Paulo, já foi um avanço extraordinário para melhorar o acesso ao binário Ayrton Senna – Dutra. Vai ajudar muito o trânsito de São Paulo, todos os caminhões que chegam do Rio de Janeiro, do norte do país já saem lá em Guarulhos, e beneficiaremos diretamente várias cidades: Guarulhos, Arujá, Itagua, Poá, Suzano, Ribeirão Pires, Mauá e São Paulo, Rio Grande da Serra, São Bernardo, Santo André, São Caetano. Se não houver nenhum contratempo em setembro licitaremos o Trecho Norte para fechar o Rodoanel. E aí interligamos com a última auto estrada que é a Fernão Dias e mais dez auto estradas que chegam a São Paulo estarão interligadas pelo Rodoanel metropolitano.

E queremos ajudar a saúde das pessoas. Hoje a 4ª causa de mortalidade é a doença respiratória, e a principal causa é o combustível fóssil, é gasolina e diesel, é monóxido de carbono que vai tirar esse trânsito pesado, 70% aqui é caminhão. E tinha que passar tudo por dentro de São Paulo, então vai ajudar muito o meio ambiente. Veja que essa questão é tão séria que o rodízio em São Paulo, quando ele foi feito há 10 anos, era em razão da poluição, era só no inverno, só nessa época do ano que não chove, aí ajudou tanto o trânsito que o rodízio passou a ser o ano inteiro, mas quando ele foi feito, olha, precisou parar 20% da frota.

Eu queria destacar aqui a importância do sistema de concessão e de parceria público privada (PPP) na construção da infraestrutura e da logística de São Paulo. Nessa obra o Governo do Estado não vai colocar um real; pelo contrário, a concessionária pagou adiantado para assinar o contrato e depositou R$ 289 milhões. Ela é responsável por todas as desapropriações, nós não vamos nem conversar com quem vai ser desapropriado, todas as indenizações, todas as compensações ambientais, o atendimento ao usuário, o carro pra Polícia Rodoviária, ambulância, UTI, telefone a cada quilômetro, sistema de câmera de vídeo, postos de atendimento ao usuário até com fraldário, construção da obra, túneis, viadutos, interligações e o prazo da obra é 30 meses. O valor do pedágio caiu 63% nesse trecho, e nós vamos usar o dinheiro do Governo do Estado pros hospitais, para as AMEs, pra saúde, para as escolas, para as ETECs, para a segurança pública, para o saneamento básico, para a área social, a logística e a infraestrutura. A gente chama o setor privado para ser parceiro do Governo para gente poder avançar. No caso do trecho norte, não tem como fazer concessão porque não tem o trecho já pronto, então será feito em parceria com o Governo Federal um terço da obra, recurso do Governo Federal, e dois terços, recurso do Governo do Estado.

Um grande, um dia de grande conquista aqui para São Paulo; aliás, eu diria não só pra São Paulo, porque o porto de Santos é o porto do Centro-Oeste brasileiro, é o porto do sudeste brasileiro, então é uma obra de logística importante para o Brasil, como também o Aeroporto de Cumbica. E além de tudo isso chegaremos ainda mais depressa também na Vila Belmiro pra ver lá o Neymar. Quero agradecer muito aqui ao Prefeito Kassab; ao Prefeito Kiko; ao Dedé Ribeirão Pires; ao Osvaldo Dias de Mauá, um abraço a todos da região aos nossos Parlamentares, à Vanessa e à Eroilma; ao Donizete Braga; ao Deputado Orlando Morando; ao Edmir Chedid, os nossos secretários, o Edson aparecido; o Dr. Saulo e a sua equipe e a Carla Bertoco. Cumprimentar aqui o Deputado Estevão Galvão também, Suzano e a região do Alto Tietê líder dos democratas na Assembleia, prefeito de Suzano quatro vezes. Saudar aqui o Bertin, e toda equipe do SP-Mar. Abraçar aqui o pessoal da SP-Mar, os trabalhadores, trabalhadoras. Nós temos grande orgulho desse trabalho que vai beneficiar tanta gente. E é a marca de São Paulo. A marca de São Paulo é trabalho, empreendedorismo, terra de oportunidades para todos, terra do desenvolvimento. E esse será um instrumento importante do desenvolvimento. Parabéns a todos.