Alckmin discursa no Encontro Nacional da Indústria da Construção

Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos. Estimada presidenta da República Federativa do Brasil, presidenta Dilma Rousseff; presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Safadi Simão; […]

qui, 11/08/2011 - 6h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos. Estimada presidenta da República Federativa do Brasil, presidenta Dilma Rousseff; presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Safadi Simão; Sérgio Watanabe, vice-presidente, presidente do SINDUSCON; ministros: Fernando Pimentel, Miriam Belchior, Helena Chagas; presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz; prefeito da nossa capital, Gilberto Kassab; presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda; secretário de Estado da Habitação, deputado Silvio Torres; deputados estaduais: Simão Pedro, nosso Ramalho da Construção; presidentes de federações, entidades, congressistas, expositores, amigas e amigos.

Primeiro dizer da alegria de recebermos aqui em São Paulo a presidenta Dilma Rousseff. Estamos muito felizes por recebê-la no nosso estado – e depois de sediar o ENIC, esse encontro da indústria da construção. Um setor empregador, gerador de empregos diretos, indiretos, induzidos, verdadeiro motor da nossa economia, fundamental para o desenvolvimento do nosso país.

Tenho certeza de que esse encontro vai trazer aqui bons frutos. Já vi aqui um dos painéis sobre sustentabilidade, mostrando que a construção civil é amiga do meio ambiente. E aqui em São Paulo, quero dizer da nossa parceria: nós já temos no Minha Casa, Minha Vida, na fase 1, presidenta Dilma, 13 mil unidades conveniadas; e a nossa disposição na fase 2 é participarmos de forma complementar, com 70 mil unidades, o Governo ajudando na complementação. Porque nas regiões metropolitanas, o terreno é mais caro, as vezes a infraestrutura é mais cara, então nós, com o recurso do Estado, a gente ajuda a complementar.

E eu não tenho dúvida, com a eficiência e agilidade da iniciativa privada, e somando recursos, no nosso caso, subsídio, recurso a fundo perdido, nós vamos enfrentar o que é mais importante, que é casa para quem ganha um salário mínimo, dois salários mínimos, três salários mínimos, que precisam de um subsídio maior.

Quero destacar que também, na Região Metropolitana, a boa parceira com o prefeito Gilberto Kassab na construção de moradias e na urbanização, saneamento infraestrutura, acessos, logística para melhorar a qualidade de vida da população.

Mas quero cumprimentá-los… Eu, quando vejo esse escurinho aqui – e eu sendo anestesista, não quero correr o risco que alguém adormeça aqui. Então quero, ao encerrar, reiterar a alegria de receber a presidenta Dilma Rousseff, e saudar esse encontro. O papa João XXIII certa vez disse que o desenvolvimento é o novo nome da paz. Pois esse é o encontro da paz, que gera emprego, oportunidade e qualidade de vida para os brasileiros.

Bom trabalho.