Alckmin discursa na VI Cúpula de Líderes Regionais

São Paulo, 12 de abril de 2012

qui, 12/04/2012 - 19h37 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Muito bom dia a todas e a todos. Cumprimentar o embaixador da Áustria no Brasil, Hans-Peter Glanzer; embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig; o presidente do estado livre da Baviera, Horst Seehofer; Jean Charest, premiê do Quebec; Josef Pühringer, governador do estado da Alta Áustria; Helen Zille, premiê da província do Cabo Ocidental; Cassey Cagle, vice-governador do estado da Georgia; Cai Limin, vice-governador da província de Shandong; secretários de Estado; membros do Corpo Consular; comitivas dos estados parceiros, das regiões; amigas e amigos.

Primeiro dizer ao nosso vice-governador da Georgia, que vou enviar a ele uma camiseta do Santos assinada pelo Pelé. E ele vai virar super-herói. Ele que já é herói vai virar super-herói. Depois dizer da alegria de recebê-los. São Paulo ficou muito honrada e feliz de receber líderes de regiões tão importantes do mundo. Sintam-se em casa aqui em São Paulo, nos deram uma grande alegria. Destacar a importância dos estados sub-nacionais e das regiões neste momento de fragilidade, de insegurança na economia mundial e de grandes desafios de ordem social e ambiental, na antevéspera da Rio+20, que nós teremos aqui no Brasil.

São Paulo, nós estamos lançando o nosso plano estadual de energia. No Estado de São Paulo, nós já temos hoje uma participação de 57% da energia renovável na nossa matriz energética. Segundo dados da Agência Internacional de Energia, atualmente, as energias renováveis são responsáveis por apenas 12% da matriz energética mundial. No Estado de São Paulo é 57% e a nossa meta para 2020 é para 69%, chegarmos quase a 70% da matriz energética de São Paulo através de energia renovável. Isso incluindo as hidroelétricas, especialmente pequenas hidroelétricas, biomassa, energia solar. Hoje todas as casas do programa habitacional do Governo do Estado de São Paulo já vêm com a energia solar. Eólica, que vem crescendo muito também no Brasil, especialmente aqui em São Paulo. Biomassa, através do bagaço da cana-de-açúcar. E a questão do lixo, do destino final dos resíduos sólidos, que é um grande desafio das prefeituras, dos municípios e das regiões, para termos o destino adequado e termos alternativas econômicas, inclusive, também, nessa questão.

Quero aqui também cumprimentar nossa premiê Helen Zille, premiê da Província do Cabo Ocidental, pelo profissionalismo com que os sul-africanos trabalharam no seminário ocorrido há dois anos na Cidade do Cabo. Dizer que nós temos dois compromissos em 2014, daqui a dois anos. Um na Georgia, onde esperamos que as nossas regiões estejam representadas para discutir novas parcerias como as que hoje aqui assinamos, criando redes, envolvendo universidades, clusters industriais, governos, institutos de pesquisa, para nós podermos avançar mais na educação, na energia renovável, nos desafios da mobilidade urbana das grandes cidades, na economia das nossas regiões.

E o outro compromisso é aqui mesmo em São Paulo, é em 2014, a abertura da Copa do Mundo. E que nós teremos o encerramento da Copa do Mundo no Rio de Janeiro, onde a final, o nosso presidente da Bavária anunciou que será Brasil e Alemanha. Mas quero dizer que a abertura da Copa do Mundo será aqui em São Paulo. E já estão convidados para esta abertura que será em São Paulo.

Quero cumprimentar a todos, dizer da importância deste seminário que se prolongará por todo o dia de hoje, que começou ontem, com empresários, cientistas, governos, professores. E não tenho dúvida de que teremos bons resultados em benefício das nossas populações. Merci beaucoup. Danke schoen. Xie Xie. Thank you very much.