Alckmin discursa na transmissão de cargo do prefeito Gilberto Kassab ao prefeito Fernando Haddad

São Paulo, 1º de janeiro de 2013

ter, 01/01/2013 - 21h31 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: O prefeito eleito de São Paulo e, agora, já empossado, Fernando Haddad; a Ana Estela Haddad; o prefeito que deixa o cargo, Gilberto Kassab; Nádia Campeão, vice-prefeita; Alda Marco Antônio, vice-prefeita que deixa o cargo; Lu Alckmin; Dom Odilo Scherer, nosso cardeal arcebispo metropolitano; ministro da Justiça, em nome de quem quero saudar aqui todo o governo federal, José Eduardo Cardozo; desembargador Ivan Sartori, presidente do Tribunal de Justiça; deputado Jooji Hato, representando a Assembleia Legislativa; governador Cláudio Lembo; dona Renéa; senador Eduardo Suplicy; general Adhemar da Costa Machado Filho; brigadeiro José Geraldo Ferreira Malta; procurador Márcio Elias Rosa; secretários municipais que deixam o cargo, secretários que assumem, parlamentares, lideranças da comunidade, amigas e amigos.

Hoje, pelo Brasil inteiro, vivemos um momento de reafirmação democrática com a posse de vereadores e dos novos titulares dos Poderes Executivos Municipais, eleitos pelo povo em outubro. A esperança que o dia primeiro do ano traz sempre para cada brasileiro se renova, assim, também no plano político e, certamente, se efetivará em muitas ações concretas.

O exercício do governo pode ser comparado a uma corrida de revezamento, na qual o governante que chega passa a empunhar o bastão do governante que sai, com a missão de cumprir com êxito os compromissos assumidos. É isso que desejam os brasileiros de São Paulo ao prefeito Fernando Haddad e à vice-prefeita Nádia Campeão, e é nisso que confiam. Governar a cidade de São Paulo é um enorme desafio e é exatamente por isso que é tão estimulante. Que o diga o prefeito Gilberto Kassab, que aqui dará o seu testemunho a respeito.

A cidade é nascida de uma cabana de pau a pique, erguida pelos jesuítas há mais de quatro séculos e meio, que servia ao mesmo tempo de escola, cozinha, enfermaria e dormitório. Transformou-se numa metrópole. Sua população, que há cerca de cem anos era de 250 mil habitantes, multiplicou-se e hoje ultrapassa 1,3 milhão de habitantes. Multiplicou-se a população, multiplicaram-se os problemas. Mas isso não impediu o desenvolvimento da cidade, que graças ao trabalho de paulistanos, nascidos aqui ou vindos de outras terras, hoje responde por mais de 12% do PIB brasileiro, por 28% da produção científica nacional e é o principal polo comercial, financeiro e de serviços da América Latina.

Estes e outros indicadores de destaque que possui tornam ainda mais urgente ultrapassar dificuldades que atingem a qualidade de vida de seus moradores e fazer a capital cada vez mais amigável para seus cidadãos.

Este foi o empenho do prefeito Gilberto Kassab e de Alda Marco Antônio nos últimos anos. Este certamente será o empenho de Fernando Haddad e de Nádia Campeão nos próximos quatro anos. Assim como o Estado de São Paulo, a cidade de São Paulo abriu e continua a abrir oportunidades para gente com raízes nos quatro cantos do mundo e para seus descendentes. Ambos filhos de imigrantes libaneses, os prefeitos Gilberto Kassab e Fernando Haddad são dois bons exemplos disso, a que retribuem com o seu trabalho como brasileiros e como homens públicos.

São Paulo é de todos os povos, é de todas as raças. São Paulo é de todo o Brasil. Saiba, prefeito Fernando Haddad, que poderá sempre contar com o apoio do Governo do Estado naquilo que for de nossa competência e interesse de São Paulo, porque os interesses de São Paulo não conhecem questões de partido. Aos interesses de São Paulo se sobrepõem apenas uma coisa: os interesses do Brasil e dos brasileiros de São Paulo.

Fernando Haddad, bom trabalho, conte conosco.