Alckmin discursa na posse do Secretário de Esportes, Lazer e Juventude, José Auricchio Junior

Palácio dos Bandeirantes, 14 de janeiro de 2013

seg, 14/01/2013 - 20h25 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Quero saudar o deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, abraçando aqui toda a bancada parlamentar aqui do nosso Estado. Desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; governadores José Serra, Paulo Maluf, José Maria Marin, que também preside a CBF e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 da FIFA; Secretária de Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloísa Arruda, pessoa a quem eu quero saudar todos os secretários e secretárias de Estado; Dr. José Auricchio Júnior, que aqui toma posse, quero cumprimentá-lo, a sua esposa Denise e os filhos; o Eduardo Anastasi, secretário de Estado que transmite o cargo, José Benedito Fernandes, que foi até o mês de dezembro o nosso secretário e agora assume a secretaria de Negócios Jurídicos do município de Barueri; nosso sempre deputado Benito Gama, presidente nacional em exercício do PTB, pessoa a quem quero cumprimentar toda a bancada federal aqui presente; Celso Jatene, secretário do Esporte e Lazer e Recreação da capital, do município de São Paulo; Fausto Camunha, secretário de 93 a 94; Prefeito de Mogi Guaçu, o Walter Caveanha, em nome de quem quero aqui cumprimentar todos os prefeitos, vice-prefeitos, lideranças municipais, a atleta olímpica, medalhista de ouro, Maurren Maggi; Cezar Roberto Granieri, o Betinho, Presidente do Sindi Clube, na pessoa de quem quero saudar toda a sociedade civil organizada; amigas e amigos.

Primeiro dizer da alegria de recebê-los, a casa ficou pequena aqui, o que nos enche o coração de alegria. Agradecer ao José Benedito Fernandes, que deu um grande impulso ampliando, como aqui relatou o Eduardo Anastasi, os dois trabalharam juntos, o esporte de base, ampliando a Olimpíada Escolar, Jogos Abertos, Jogos dos Idosos, parcerias com as entidades do esporte, parcerias com as prefeituras municipais para levar lá na ponta, ainda mais, os equipamentos esportivos, e deixo aqui o nosso agradecimento. E cumprimentos ao Auricchio, prefeito aprovado duas vezes de uma das melhores cidades brasileiras que é São Caetano, e quero aqui saudar o ABC, cumprimentando aqui o deputado federal William Dib, nossa bancada estadual, prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, todo o ABC aqui presente, e dizer que o Auricchio tem dois times do coração, né, o Azulão que é o São Caetano, esse time que tanto São Paulo gosta, e o seu Palmeiras, e o Serra está alegre aí com a escolha de um palmeirense, que é o Auricchio. O Auricchio construiu em São Caetano um dos principais centros de excelência na área do atletismo, um dos principais do país, nos últimos oito anos São Caetano foi campeã sete vezes dos Jogos Abertos do Interior. Impressionante a força esportiva de São Caetano.

O Auricchio tem um livro publicado sobre a melhor idade ativa, sobre qualidade de vida para a melhor idade, aliás, gostei, Auricchio, do seu programa, da sua proposta, porque o esporte se relaciona com todas as atividades, então tem que trabalhar junto com a Secretaria da Educação porque tem tudo a ver o esporte com a educação. Trabalhar junto com a Secretaria de Saúde, porque não há saúde se a gente não exercita o corpo, a vida moderna nos leva ao sedentarismo, e esse é um dos principais problemas.

Há um estudo da Organização Mundial de Saúde que diz que o cigarro mata 3,2 milhões de pessoas no mundo, e o sedentarismo mata 3,8 milhões de pessoas no mundo. Então, não há possibilidade de se ter boa saúde senão mexer o corpo, aliás, saúde física que melhora a circulação, e saúde mental, porque elabora os neurotransmissores. Você, como colega de profissão, neuropeptídios de cadeia longa, serotoninas, endorfinas, por isso que se chama de “o barato do corredor”, né? Porque o camarada que corre, o corredor tem uma sensação, o barato do corredor, a produção de endorfinas. Como ninguém mais faz ginástica, então tem que tomar remédio, os antidepressivos, que não são nada mais do que aqueles que colocam no corpo aquilo que o próprio organismo fabrica. O esporte tem a ver com a disciplina, com a equipe, com educação, com segurança. Aqui foi colocada a questão da dependência química, das drogas, o crack. Tem a ver, enfim, com todas as áreas. E trabalhar em rede, com a sociedade civil.

Vejo aqui o Marco Polo Del Nero, da Federação Paulista de Futebol, com a sociedade civil organizada, as entidades, associações, sindicatos, prefeituras municipais lá na ponta, trabalharmos juntos no sentido de fortalecer o esporte. Esporte de base, junto da população, junto dos estudantes, esporte para todas as idades, para a melhor idade ativa, e esporte de excelência, de alto rendimento. E quero aqui destacar também o trabalho da professora Linamara Battistella, porque na Olimpíada Paraolímpica, se São Paulo, o time São Paulo fosse um país nós seríamos o oitavo do mundo, o time São Paulo.

Então, quero trazer um abraço, primeiro agradecer aqui a presença a vocês, que deram um brilho a essa transmissão de cargo, agradecer a presença de cada um de vocês, de todos aqui que prestigiam os nossos governadores, parlamentares, prefeitos, lideranças da sociedade civil, e desejar um ótimo trabalho ao Auricchio, meu colega de profissão, agora companheiro de trabalho para servir a população de São Paulo, e como ele é um maratonista, pouca gente sabe, mas é um corredor, ele vai pôr velocidade na Secretaria pra gente fazer um grande trabalho em beneficio da população. Muito obrigado.