Alckmin discursa na posse do novo secretário da Cultura

Palácio dos Bandeirantes, 23 de abril de 2012

seg, 23/04/2012 - 21h29 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado governador Alberto Goldman; Andrea Matarazzo, secretário que deixa o cargo; Marcelo Araújo, secretário da Cultura que assume o cargo; secretária da Justiça, Eloísa Arruda; da Casa Civil, Sidney Beraldo; Administração Penitenciária, Lourival Gomes; Casa Militar, coronel Meira; Energia, José Aníbal; Fazenda, Andrea Calabi; professor João Grandino Rodas, magnífico reitor da Universidade de São Paulo; deputados federais Duarte Nogueira, Arnaldo Jardim, deputados estaduais Leci Brandão, Maria Lúcia Amary, Milton Vieira, Adriano Diogo, Sebastião Santos, deputado Lívio Giosa; embaixador Affonso Massot, do Ministério das Relações Exteriores aqui em São Paulo; Valério da Costa Benfica, chefe da representação do Ministério da Cultura, representando a senhora ministra, conselheiro Roque Citadini, representando o nosso Tribunal de Contas do Estado; embaixador e chanceler Celso Lafer, presidente da Fapesp; prefeitos, prefeitas, quero abraçar todos saudando o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi. Carlos Augusto Calil, secretário municipal de Cultura, representando o nosso prefeito da capital, Gilberto Kassab; Luiz Fernando de Almeida, presidente do Iphan; Fernanda Bandeira de Melo, presidente do Condephaat; vereador Claudinho de Souza. Abraçando o Pedro Henrique de Godói Araújo, quero cumprimentar todos os familiares do Marcelo. Presidentes de empresas, autarquias, fundações, diretores de institutos, organizações sociais, museus, galerias de arte, personalidades do mundo artístico e cultural, amigas e amigos.

O nosso auditório ficou pequeno, não é ? E nunca esteve tão animado, não é ? Isso mostra, de um lado, a importância da cultura na sociedade aqui em São Paulo e, de outro lado, o apreço e a confiança de todos pelo trabalho do Marcelo Araújo, que hoje assume a Secretaria. Eu quero, aqui, agradecer ao Andrea Matarazzo, que fez um trabalho extraordinário, descentralizando a cultura. Nós temos 645 municípios no Estado de São Paulo. Interiorizando, levando não só eventos, mas, inclusive, o acervo da reserva técnica dos nossos museus, a possibilidade de irmos também para o interior. De outro lado, expandindo um projeto consagrado, que é o Projeto Guri, implantando as Fábricas de Cultura nas regiões de maior vulnerabilidade juvenil aqui na capital. Um trabalho importantíssimo, que foi desde o Projeto Guri até a Osesp, caminhando para esse grande projeto latino-americano, que é o Complexo Cultural da Luz. Enfim, em todas as áreas, nós sentimos o trabalho, o espírito público, o dinamismo do Andrea Matarazzo. Que nós estamos emprestando para a cidade de São Paulo, para que ele possa se dedicar à capital, à cidade, com todo seu entusiasmo e seu espírito público.

Quero agradecer ao Luís Sobral, secretário-adjunto, que nessas semanas respondeu pela Secretaria da Cultura, até a posse do Marcelo Araújo. E cumprimentar o novo secretário, desejar a ele ótimo trabalho. Marcelo é advogado, formado pelo Largo de São Francisco, é museólogo formado também pela USP, com doutorado na FAU, professor com larga expertise, preside a nossa Pinacoteca do Estado há 10 anos. E fez da Pinacoteca um case de sucesso: 4,1 milhões visitantes, nós tivemos. No Google, como é que chama o projeto, Marcelo? Google Art Project. O MoMA de Nova Iorque, o Hermitage de São Petersburgo, o Reina Sofia de Madri. São poucos os museus do mundo que estão no Google Art Project. Do Brasil, só dois: a Pinacoteca e o Museu de Arte Moderna. Fez um trabalho belíssimo, conhece a cultura e é bom gestor. Essa combinação é importante: você conhecer onde vai trabalhar e também conhecer a máquina, conhecer o funcionamento da estrutura do Estado. Vai ganhar tempo e vai poder fazer mais em benefício da cultura de São Paulo.

Por isso é uma grande alegria poder abraçá-lo. Hoje é um dia muito especial. Ele lembrou que é o dia de São Jorge, mas além do dia de São Jorge é aniversário de Shakespeare. E este ano, para desfazer essa questão de São Jorge, eu quero dizer que essa passagem do Andrea Matarazzo para o Marcelo Araújo, me faz lembrar dois craques: Neymar e Ganso. Mas hoje é dia de Shakespeare e nós estamos no ano dos 90 anos da Semana de Arte Moderna. E é nesta onda shakespeariana e modernista que o Marcelo Araújo assume, com enorme confiança e apoio, Marcelo, todo o apoio para você fazer um grande trabalho. Um homem da cultura, pela cultura, para a cultura. Parabéns.