Alckmin discursa na posse da nova reitoria da Unesp

São Paulo, 11 de janeiro de 2013

sex, 11/01/2013 - 15h32 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Estimado professor Dr. Júlio César Durigan, magnífico reitor da Unesp; professora Dra. Marilza Dias da Cunha Rudge, vice-reitora da Unesp; professor Herman Voorwald, ex-reitor, que hoje transmite o cargo, e secretário de Estado da Educação; ministro de Estado do Esporte, Aldo Rebelo, é sempre para nós uma alegria recebermos um ministro da competência e da parceria com São Paulo como é o ministro Aldo Rebelo. Deputado Jooji Hato, representando a Assembleia Legislativa, seu vice-presidente; professor doutor João Grandino Rodas, reitor da Universidade de São Paulo e presidente do Cruesp; reitor Fernando Ferreira Costa, reitor da Unicamp; professor Marco Macari, na pessoa de quem eu quero saudar aqui todos os ex-reitores, pró-reitores da universidade; deputado Samuel Moreira e Estevão Galvão, secretário de Estado, Luiz Carlos Quadrelli; Mônica Bergamaschi, da Agricultura, engenheira agrônoma formada pela Unesp em Jaboticabal; coronel Airton Iosimo Martinez, secretário chefe da Casa Militar; João Batista de Andrade, nosso presidente aqui do Memorial da América Latina; professora Maria Cristina Tomaz, falou representando o Conselho Universitário; prefeitos aqui presentes, quero saudá-los cumprimentando o prefeito de Jaboticabal, professor da Unesp, professor Raul Girio; professores; alunos; corpo consular; belíssimo aqui esta acadêmica; amigas e amigos, uma palavra breve.

Mas, dizer da alegria, professor Durigan, de estar aqui nesta posse que reafirma compromissos da universidade neste binômio, que disse a professora Marilza, da excelência, do mérito, e da inclusão social. O ensino superior em São Paulo começou em 1827, aqui na Capital, no Largo de São Francisco. Cresceu um século depois. As nossas três universidades paulistas fizeram toda a diferença. São Paulo deve muito do seu desenvolvimento às nossas universidades, a desimportante província de mais de um século atrás, hoje tem tamanho de país, o Estado de São Paulo tem uma economia 60% maior do que o PIB da Argentina, que é o segundo país da América do Sul.

Portanto, é um orgulho justo dos brasileiros em São Paulo, as nossas universidades, e a Unesp, em especial, tem uma extraordinária singularidade, porque presente no solo paulista, desde o litoral, na primeira célula-máter brasileira, São Vicente, até as barrancas do Rio Paraná, desde o Rio Grande até o Paranapanema, presente em toda a sociedade de São Paulo e fazendo extraordinário trabalho de transformação, de melhoria da qualidade de vida da população. E quero também agradecer à Unesp porque fui buscar o seu ex-reitor, professor Herman Voorwald, para ter a responsabilidade de gerir a secretaria da Educação, um dos maiores sistemas educacionais do mundo com cinco e meio milhões de alunos, e ele o faz com enorme competência e espírito público. Quero aqui trazer um abraço, reiterar o nosso compromisso: São Paulo investe 30% em educação, mais 1% na Fapesp, pesquisa e desenvolvimento, é o maior desenvolvimento da federação brasileira, 31%, e dinheiro público muito bem investido, trazendo ótimos resultados.

No final do ano, nós promulgamos a lei criando mais 2.955 cargos e funções na área docente e administrativa para a universidade poder se aprimorar e avançar ainda mais. Além das qualidades dos empossados, da professora Marilza e do professor Durigan, experiência, vida acadêmica, dedicação, espírito público, ainda trazem singularidades pessoais. A professora Marilza, primeira mulher – é um fato histórico – a assumir a vice-reitoria da universidade, da Unesp, e o professor Durigan. Diz que o conhecimento é como uma árvore, e nos seus ramos e folhas há ciências. Ele, Durigan, engenheiro agrônomo, especialista em produção vegetal, em nutrição de plantas e fitossanidade: esta frondosa árvore da Unesp vai florescer ainda mais, dando bons frutos ao povo de São Paulo. Bom trabalho!