Alckmin discursa na Parada Gay

São Paulo, 2 de junho de 2013

dom, 02/06/2013 - 20h13 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Cumprimentar o Fernando Quaresma, o prefeito Fernando Haddad, a ministra Marta Suplicy, o deputado federal Jean Wyllys, deputado Ramalho da Construção. Embaixador da Bélgica, Josef Smetz, secretária da Justiça Eloísa Arruda, Cultura, Marcelo Araújo, Fernando César Ferreiro, representando Jacques Wagner, Rogério Sottili, secretário, Diego Pilla, da Petrobrás, o Julian Rodrigues, coordenador de políticas LGBT. O Gustavo Bernardes, da Presidência da República, o Ítalo Cardoso da SPTuris, amigas e amigos.

Dizer da alegria de estarmos juntos hoje aqui nessa grande parada, 17ª, foi 1997. Mas se diz que a injustiça cometida contra um cidadão, ou cidadã, é uma ameaça a toda a sociedade. Então, extrapola… Essa luta por direitos humanos, direitos civis, ela é fundamental, e São Paulo tem um compromisso com os direitos humanos. Em 2001, nós fomos o primeiro Estado brasileiro a criminalizar a homofobia com a Lei 10.948, depois criamos o Decradi, que é a Delegacia de Combates a Crimes Raciais e Delitos de intolerância, de qualquer tipo de intolerância. Fomos o primeiro Estado a estabelecer um ambulatório, na Vila Mariana, específico para travestis, transexuais, fomos o primeiro da América Latina a fazer o Museu da Diversidade. Aliás, queria convidá-los para uma belíssima exposição aqui no Metrô República, a exposição Crisálida, muito bonita. Como é que é o nome da artista? Madalena Schwartz. É uma fotógrafa importante, tem fotos da década de 70, período da repressão militar, muito bonita a exposição fotográfica. Ela está no Instituto Moreira Sales e nos cedeu e foi feita a exposição lá no Metrô República.

Nós fomos o primeiro Estado a regulamentar a resolução do CNJ, do casamento civil igualitário. Enfim, quero aqui reiterar o compromisso do Estado de São Paulo, e é o mesmo da cidade de São Paulo, uma cidade global, cosmopolita na defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos Civis. E além do que é uma bela festa, né? Quinta-feira, depois da inauguração da exposição, fui tomar café ali no centro, tinha gente do Brasil inteiro, o país inteiro, impressionante, inclusive do exterior também. Então, São Paulo, que é uma cidade global, tem grandes eventos, e essa aqui é a terra da vanguarda. A vanguarda, e a riqueza de São Paulo é essa diversidade. Parabéns! Boa Parada, parabéns pelo seu trabalho, Quaresma. Um grande abraço a todos!