Alckmin discursa na inauguração do novo terminal intermodal para escoamento de açúcar e grãos

Itirapina, 22 de outubro de 2012.

seg, 22/10/2012 - 16h08 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Rubens Ometto Silveira Mello, nosso anfitrião, presidente do Conselho de Administração da COSAN; ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; prefeito de Itirapina, Dr. Omar; vereador Antônio Rafael Sanches, presidente da Câmara Municipal; Marco Lutz, presidente da COSAN; Júlio Fontana Neto, presidente da Rumo Logística; Bernardo Figueiredo, presidente da EPL; nossos secretários do Estado, Mônika Bergamaschi, André Calabi, José Aníbal; deputado federal Arnaldo Jardim; deputado Aldo Demarchi; prefeitos de Sumaré, Rio Claro, Analândia, prefeitos eleitos de São Carlos, Analândia e Itirapina; Ivo Borges, diretor geral da ANTT; o Luciano Almeida, o presidente da Agência Investe São Paulo; Casemiro Tércio Carvalho, presidente das Docas de São Sebastião; Antônio de Pádua Rodrigues, presidente interino da ÚNICA; conselheiros e diretoria do grupo COSAN; clientes; fornecedores; empresários; trabalhadores.

É uma alegria. Hoje é o dia histórico, um bilhão de investimento pra ajudar o desenvolvimento brasileiro. Fico feliz aqui de voltar a Itirapina, tivemos aqui em maio, Dr. Omar, inaugurando aqui a estação de tratamento de esgoto, essa é uma cidade que está numa região de área de proteção ambiental, e a cidade ganhou 100% de coleta e tratamento de esgoto. Inauguramos também aqui a Delegacia de Polícia, e as novas instalações da CINETRAN. E o prefeito vai avançar com as obras de drenagem aí na cidade, e vamos autorizar também o programa habitacional aqui, e o CDHU já prevendo o crescimento aqui de Itirapina.

Queria destacar a importância do setor sucroalcooleiro, mais de um milhão de empregos no Brasil, nós somos o maior produtor mundial de açúcar e álcool; São Paulo é o maior produtor brasileiro de açúcar e álcool, dos 645 municípios, quase 500 tem no setor sucroalcooleiro uma fonte de emprego e de oportunidade importante. Aqui, esse é um setor importantíssimo que precisa ser apoiado, pelo significado social, econômico e ambiental.

Nós reduzimos o ICMS do álcool, combustível, o Brasil inteiro é 25% do ICMS, no estado é 18; São Paulo nós reduzimos pra 12%. Então, o carro Flex Feel, ele é carro a álcool porque é mais barato pôr álcool do que pôr gasolina, que é energia limpa. Através do Centro de Cana, e do Instituto Agronômico de Campinas e da FAPESP, investimentos importantes em pesquisa, no Parque Tecnológico de Piracicaba que a COSAN está presente no Parque Tecnológico, toda a parte de biocombustíveis, e agora o projeto de gaseificação. A energia da cana gera açúcar, álcool, eletricidade, aminoácido pra ração animal, resina pro plástico verde. Nós vamos produzir a resina para o plástico da garrafa pet, que é de nafta, é de petróleo, passar a ser de cana-de-açúcar, ser verde e reciclável, enfim, um setor importantíssimo.

José Anibal está aqui, tiramos o ICMS pra retrofit das usinas, nós podemos produzir uma Belo Monte de energia elétrica, dentro aqui do Estado, através do bagaço de cana, então tiramos o ICMS pra comprar caldeiras, turbinas, todos os bens de capital para geração de energia elétrica, E hoje estamos muito felizes de estar aqui numa obra que vai dar um grande impulso a logística e transporte.

Queria agradecer ao Ministro Paulo Passos, pela parceria do Rodoanel, do Ferroanel, na Hidrovia Tietê Paraná, um e meio bilhão de investimentos, estado e união, e hoje aqui esse grande entroncamento ferroviário que a Rumo Logística está investindo. Um trem com 78 vagões, tirando 30.000 caminhões das estradas e chegando dentro do Porto de Santos. Investimento nos terminais, aqui no estado este é o maior, na ferrovia, nos trens, quase 1.000 vagões, e no Porto de Santos, dando uma enorme eficiência na questão portuária.

Então, eu quero aqui cumprimentar, o Brasil precisa de empreendedores, gente que arrisca, que investe, que gera emprego, que produz riqueza, que faz o país avançar. Parabéns a Rumo Logística. Quero dizer ao Ministro dos Transportes, Rubens Ometto, que a Rumo Logística ajuda ao Brasil a trilhar o rumo da competitividade, da sustentabilidade, da tração de investimento e da geração de emprego. Parabéns a todos!