Alckmin discursa na inauguração do novo edifício do Arquivo Público do Estado

São Paulo, 18 de junho de 2012

seg, 18/06/2012 - 15h12 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Quero dizer da alegria de estarmos juntos aqui. Cumprimentar o governador Alberto Goldman; ministro José Gregori; nosso chefe da Casa Civil, secretário Sidney Beraldo; nosso anfitrião, coordenador do Arquivo Público do Estado, Carlos Bacellar; procurador-geral do Estado, Dr. Elival da Silva Ramos; desembargador Eutálio Porto, presidente da Comissão de Arquivos e Memória Bibliográfica do Tribunal de Justiça; secretários-adjuntos da Casa Civil, Dr. Mendes, Sérgio Tiezzi; secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil; Marcos Monteiro, presidente da Imesp; Vladimir Sacchetta, presidente da Associação de Amigos do Arquivo; arquivistas, historiadores, parceiros, amigas e amigos.

É uma grande alegria entregarmos hoje esse prédio que é a casa da história. 1.721. Daqui a pouquinho, três séculos da história de São Paulo. Então, é de grande importância para nós guardamos com segurança a história do nosso Estado, do nosso povo, dos nossos tempos. De outro lado, uma casa de cultura. Aqui, nós teremos já, neste salão, para o Nove de Julho, que é uma das maiores datas em São Paulo, uma exposição sobre a Revolução de 32. Aqui tem um acervo muito importante sobre a Revolução de 32. Então, é uma casa importante para a cultura de São Paulo, para a pesquisa, para a academia, para a universidade, para os estudiosos, de maneira mais rápida. O Beraldo explicou que passaremos de 25 consultas simultâneas para 100 consultas simultâneas. Uma casa da transparência, porque o SIC, o Serviço de Informação ao Cidadão, os 84 SICs. eles são coordenados daqui. Então é importante, não é, Bacellar? Importante trabalho de transparência, de informação aos cidadãos.

Um prédio moderníssimo, o único feito para ser o Arquivo Público do Estado de São Paulo, sua arquitetura, seu design, seu software. Todo ele planejado, estruturado para esse trabalho. Um prédio ambientalmente sustentável. Tive uma aula aqui de que há uma mega caixa d’água que à noite – que a energia é bem mais barata – esfria a água. E aí, durante o dia, ela climatiza o prédio. Um prédio contra incêndio, contra roubo, enfim, com todos os sistemas de segurança para preservar o arquivo, e que vai, respondendo à preocupação do missivista ao Bacellar, que vai sim fazer economia. Já começa com o prédio da Imesp. A Imesp já vai devolver um prédio que aluga, dá R$ 144 mil por ano, e vai trazer o arquivo para cá. Nós já vamos levantar todos os prédios, devolver aluguéis, centralizar esse trabalho, ter mais sinergia, eficiência e economicidade. Aliás, esse é um prédio que vai gastar menos energia, em razão de todos os seus avanços de arquitetura e de construção e que vai trazer segurança a esse trabalho.

Quero aqui agradecer e destacar o trabalho dos governadores, do Serra, do Goldman, que nos alegra aqui com a sua presença. E como engenheiro da Poli, eu tenho certeza que está… Isso é como nós médicos visitarmos centros cirúrgicos, não é? Os engenheiros verem um prédio com esses avanços tecnológicos, não é? Ou como o pessoal da faculdade de direito ver um júri, não é, ministro? Mas é uma grande alegria.

Agradecer aqui ao nosso Beraldo, que com todo o empenho nesse um ano e meio, se dedicou para que a gente tivesse, o mais rapidamente possível, entregue essa obra. Abraçar o Bacellar e, cumprimentando-o, saudar toda a equipe aqui, esse time aqui, campeão. Não sei se é santista ou corintiano, mas é campeão, time campeão.

Isso vai ser um exemplo para o Brasil, um exemplo para o país, de como, de maneira eficiente, econômica, prédio inteligente, podemos preservar a nossa história e prestar conta à nossa população. Parabéns a todos.