Alckmin discursa na inauguração do Instituto de Pesquisa da Santa Casa

São Paulo, 26 de novembro de 2012

seg, 26/11/2012 - 16h21 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado vice-governador, Dr. Guilherme Afif Domingos; vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio; Dr. Kalil Rocha Abdalla, provedor da Santa Casa de São Paulo; Dra. Luciana Temer Castelo Branco, representando o nosso vice-presidente Michel Temer; deputados Dr. Antônio Salim Curiati e Dr. Jooji Hato; professor José Manoel de Camargo Teixeira, secretário de Estado da Saúde em exercício; vereadores Dr. Marco Aurélio Cunha, Dr. Rubens Calvo; Antônio Carlos Forte, superintendente aqui da Santa Casa; Dr. Carlos Longui, coordenador cientifico do Instituto de Pesquisa da Santa Casa; Dra. Luisa Lina Villa, cientista e idealizadora aqui do Instituto de Pesquisa; diretores; mesários; amigos da Santa Casa; colegas da área de saúde. É uma grande alegria, Dr. Kalil, hoje, participarmos aqui dessa inauguração.

A Santa Casa de São Paulo nasceu com a cidade, 1560. E fez a cidade crescer, porque era o único hospital a atender a nossa população. É a célula mater das ciências médicas do nosso Estado. A Faculdade de Medicina da USP não tinha hospital e começou aqui no hospital da Santa Casa, como hospital escola. A Escola Paulista de Medicina não tinha hospital escola, começou aqui no hospital da Santa Casa de São Paulo. E a própria Santa Casa criou a sua faculdade em 1963; portanto, no ano que vem vai completar 50 anos a Faculdade de Medicina da Santa Casa. Aliás, é aqui da casa, também, o professor José da Silva Guedes, que vejo aqui conosco, que foi também nosso secretário de Estado da Saúde.

Essa é uma escola, a Santa Casa de São Paulo. É nossa parceira. É quem administra, em contrato de gestão, o nosso Hospital Estadual de Guarulhos, o Hospital Estadual de Franco da Rocha, o Hospital Estadual de Francisco Morato, o Ambulatório Geraldo Bourroul e mais seis Ambulatórios de Especialidades do Estado.

E agora um Instituto de Pesquisa, esse moderníssimo centro para a excelência na pesquisa e o avanço da ciência. Eu estava rememorando, com a nossa professora, a importância da questão do HPV, porque se nós conseguirmos ter uma vacina contra o papilomavírus humano, vai quase acabar o câncer de útero, além de outras doenças. E a Fapesp, que é a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, vai dar todo o apoio aqui ao Instituto, através da fundação de pesquisa, para esses grandes avanços da ciência.

E dizer ao doutor Kalil que o Luquinha, que é um menino muito inteligente, torcedor do Santos Futebol Clube.. Estão liberados os R$ 3 milhões para a reforma do Ambulatório de Pediatria aqui da Santa Casa. O Dr. José Manoel já vai assinar o convênio agora em dezembro. Nós temos vários convênios, o prédio central é antigo e eles estão sendo gradualmente, todos eles, reformados, modernizados, equipados.

Enfim, essa Santa Casa é um exemplo de amor às pessoas. Dizem que na vida não basta viver, é necessário conviver e participar. E aqui está um grande exemplo de participação da sociedade em benefício daqueles que mais necessitam. Parabéns a todos.