Alckmin discursa na inauguração do escritório da ONU em São Paulo

São Paulo, 9 de maio de 2013

qui, 09/05/2013 - 23h40 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos! Estimado prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, dra. Ana Estela Haddad, Jorge Chediek, coordenador residente do sistema de Nações Unidas no Brasil, Jorge Kehl, diretor executivo do Pacto Global, secretários de Estado, o Edson Aparecido, da Casa Civil, Eloísa, secretária da Justiça, professora Linamara, Direitos da Pessoa com Deficiência, dr. Auricchio, do Esporte, Edmur Mesquita, Desenvolvimento Metropolitano, Rodrigo Tavares, assessor para a área internacional, Stéphane Larue, cônsul geral do Canadá em São Paulo, professora Maria Helena Guimarães e Castro, diretora presidente da SEADE, Miguel Calderaro, presidente da CPOS. Quero também saudar o dr. Luiz Pedretti, diretor vice-presidente da Emplasa, Leonardo Barchini, secretário municipal de Relações Internacionais e Federativas, saudando a todos os secretários do município. Representantes do sistema ONU no Brasil, representantes do comitê brasileiro do Pacto Global, amigas e amigos.

É uma grande alegria inaugurarmos hoje o escritório da ONU aqui em São Paulo. Fortalecer organismos multilaterais é fortalecer o caminho da paz, o caminho da Justiça, o caminho do respeito à pessoa humana, é muito importante. E de outro lado o Brasil, um dos grandes países do mundo, o Estado de São Paulo com tamanho de país, e a nossa cidade cosmopolita, pessoas de todo mundo, uma das maiores cidades, a terceira maior região metropolitana do mundo. E nós podemos, como aqui foi bem colocado pelo dr. Jorge Chediek e pelo também o nosso presidente Jorge Kehl, e pelo prefeito Haddad, termos grandes trocas de bons projetos e boas parcerias. É uma visão global, uma ação local, com participação do setor privado e o Pacto Global traz empresas privadas para dez princípios, desde direitos humanos, respeito às condições de trabalho, meio ambiente, combate à corrupção, enfim, princípios importantes.

Queria também destacar o Pnud, e nós temos várias iniciativas que nós podemos apresentar e ajudar outras, outros Estados, outros países, e também estabelecermos aqui bons trabalhos em benefício da nossa população. No escritório das Nações Unidas no combate ao tráfico de drogas, e combate ao crime, Unodoc, que é muito importante a questão das drogas e a questão de organizações criminosas, que não respeitam fronteiras, é necessária uma visão global e um trabalho integrado. E finalmente, eu queria destacar o que assinamos agora que foi o convênio da Emplasa com a Un-Habitat, o mundo moderno é urbano, faz as pessoas migrarem para o trabalho é a oportunidade de trabalho, então a migração cresce à procura de oportunidade. O mundo moderno é urbano, é metropolitano, e nós somos um grande exemplo disso. A macrometrópole aqui de São Paulo representa dois terços da população do Estado, três quartos do PIB são de São Paulo e da população do Estado. O que exige planejamento, ações integradas, políticas públicas metropolitanas, é um desafio superimportante.

E eu tenho certeza de que esse convênio da Emplasa, que é nosso órgão de planejamento e a Un-Habitat vai fazer com que a gente possa avançar bastante. Aliás, agora em junho, não é isso, Haddad? Dia 10, São Paulo, a cidade de São Paulo fará sua apresentação como candidata à Expo Mundial 2020, que exatamente cuida das questões, das propostas, dos melhores projetos, dos estudos, enfim, a questão das cidades, da urbe. Aqui nós teremos funcionários oriundos do Uruguai, Argentina, França, Noruega e Brasil, e me disseram que todos são torcedores do Peixe. Bom trabalho a todos!