Alckmin discursa na inauguração do AME de Promissão

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado prefeito de Promissão, meu xará, Geraldo Chaves Barbosa; Maria Áurea Chaves Barbosa, a quem quero agradecer a lembrança para a […]

sex, 29/07/2011 - 17h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado prefeito de Promissão, meu xará, Geraldo Chaves Barbosa; Maria Áurea Chaves Barbosa, a quem quero agradecer a lembrança para a Maria Lúcia; vice-prefeito, Jurandir Germano; vereador Carlos Augusto Parreira Cardoso, presidente da Câmara, na pessoa de quem quero cumprimentar todos os vereadores e vereadoras; deputado Estadual Dr. Pedro Tobias; professor Giovanni Cerri, secretário do Estado da Saúde; prefeitos: de Lins, Waldemar Casadei; Guarantã, China; Ubarana, Paulo César; Sabino, Gilmar; Uru, Joãozinho; Pongaí, Marlene Navarro; Guaiçara, Vadinho; Bilac, o Beto; Pirajuí, Jardel; Avanhandava, Sueli; Getulina, o Rogério; e, Guaimbê, o Valdir; provedor da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, nossa parceira OS aqui, o Jaime Monsalvarga; administrador do AME… Cadê o Mauro Inácio da Silva? Cadê ele? Está aqui? Depois dá uma… Já está trabalhando, olha aí. Cumprimenta r o Mauro, que é o Administrador aqui do AME, grande responsabilidade; Dr. Antonio Pinotti Afonso, diretor Técnico do Hospital Geral de Promissão; padre Adair Maurer, pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida; meu companheiro Luiz César Moreno; secretários municipais; profissionais da área da saúde.

Nós teremos aqui a pleno vapor 110 empregos novos. Saúde gera muito emprego e consolida Promissão como importante pólo na área da Saúde. Aqui já tem o Hospital Geral e, agora, é inaugurado o AME. Foi bem lembrado, é um AME grande, vai beneficiar 13 municípios, aliás, 140 funcionários nós vamos ter aqui. Aqui o Governo investiu, começou na gestão do meu companheiro, governador José Serra, foram investidos aqui R$ 6,9 milhões. Nós vamos ter esse ano só de custeio 4,5 milhões, saúde, prédio é barato, o difícil é custeio, é pessoal e manter esse que é o caro. Nós teremos aqui, 14 consultórios médicos, quatro consultórios para psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais; 24 salas de mediação, repouso, exames que vão ser feitos; capacidade para praticamente nove mil consultas especializadas por mês; duas mil consultas neomédicas; três mil seções de fisioterapia e fisiatria; 22.000 exames de apoio de diagnostico. Equipados com os mais modernos aparelhos de urodinâmica, radiologia, ultrason, ecocardiográfico, doppler vascular. Atenderá nefrologia que é rim; mastologia, mama; infectologia, doenças infecciosas; hematologia, sangue; ginecologia, doenças das mulheres; gastroenterologia, aparelho digestivo; fisiatria, aparelho locomotor; endocrinologia a parte de gandulas; dermatologia, pele; cirurgia vascular; cirurgia geral; cardiologia, coração; alergia; acupuntura que faz muito bem a acupuntura para gente dar uma levantada, neurologia que é sistema nervoso; oftalmologia toda a parte dos olhos; ortopedia dos ossos; otorrino, ouvido, nariz e garganta; pneumologia a parte respiratória; proctologia a parte do intestino baixo; reumato,as articulações e urologia o sistema urinário.

Teremos aqui exames, os mais modernos, nem vou ler a lista aqui, porque é enorme, mas as endoscopias, esterocopias, mamografia, como já foi dito, e teremos serviço social nutrição, psicologia, enfermagem, procedimentos cirúrgicos e reabilitação; recuperação. E o mais importante, tudo de qualidade e de graça. E quero dizer mais uma coisa, todos os 38 AMES lamentavelmente fora do SUS; o SUS não nos paga um centavo porque nós estamos no extra teto, São Paulo está sendo punida porque investiu em saúde, essa é a realidade. Falta 90 milhões por mês do SUS para São Paulo, os nossos hospitais novos, todos os AMEs, tudo fora do SUS porque é extra teto, e nós atendemos gente do Brasil inteiro. Eu fui no Hospital do Câncer de Barretos, ali atende Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, metade dos transplantes do Brasil são todos feitos em São Paulo.

Nós temos o melhor serviço de saúde do país, e vamos continuar investindo, daqui um mês fica pronto o centro de hemodiálise, de tratamento renal, disse o prefeito Geraldo, 22 máquinas de ponta, de última geração. Esse é um fato até que nos preocupa, não é Pedro e professor Giovanni? No mundo inteiro tem aumentado os problemas de rim, quer dizer, no mundo todo a insuficiência renal, ela tem crescido, problema de hipertensão, problema às vezes de alimentação inadequada, infecção mal curada. O fato é que é uma preocupação hoje o problema renal, e aqui nós vamos ter um serviço de urologia para prevenir a insuficiência renal, e quem tiver com insuficiência renal o serviço de ponta para a pessoa ter boa qualidade de vida. Acho que é mais um mês? Um mês está pronto aqui o serviço de terapia renal substitutiva. Vamos ter também o pronto-socorro que é uma parceria com a Prefeitura, nós queremos agradecer aqui a participação da Prefeitura. Temos o hospital geral de Promissão, e queria dizer o seguinte: o hospital é antigo, o prédio, então é que nem casa antiga, precisa estar sempre dando uma arrumada.

Então nós vamos investir sim, nós temos um programa de recuperar a rede de hospitais do Estado, nós vamos recuperar, como vamos investir na Santa Casa de Lins, que é muito importante, e nos hospitais de Araçatuba, a Santa Casa de Araçatuba, e os hospitais de Bauru, são cinco hospitais estaduais lá em Bauru, inclusive o antigo hospital da assistência hospitalar, ele será estadualizado, quer dizer, ele vai passar a ser gerido pela Fundação da Faculdade de Medicina. E o AME vai ajudar as duas pontas, ele vai dar resolutividade ao consultório da OBS. Então aquele clínico geral que precisar de um especialista ou de um exame, já tem o AME aqui. E muita gente que ia para o hospital, aqui já resolve, você melhora também a resolutividade. Nós estamos fazendo aqui 160 casas, isso vai uma média de cinco pessoas, seis pessoas, 800 pessoas vão ter casa aqui, e é o único programa que atende quem ganha um salário mínimo, dois salários mínimos, três, famílias de menor renda.

E vamos ter, se Deus quiser, um grande investimento em parceria com o Governo Federal na hidrovia Tietê/Paraná, grande investimento, é um bilhão, vai ser investido no alargamento de pontes, novos terminais, integração hidroviária com ferrovia e alcoolduto e rodovia, derrocamento no rio para grandes barcaças, nós vamos ter um grande crescimento na parte hidroviária. Quero dizer ao pessoal do MST, que conte conosco, a Dra. Eloísa, que é a Secretária de Justiça, nós estamos fazendo um programa que nós vamos comprar a produção dos assentamentos. O Governo do Estado vai comprar a produção dos assentamentos e vamos fortalecer a assistência técnica do ITESP para poder apoiar melhor os nossos assentamentos, inclusive, estão convidados para a gente ao final tomar um cafezinho para ouvi-los aí. Em relação à segurança pública está aqui o nosso coronel. Eu já tive a informação de que tinha uma dupla de criminosos aqui, colocando em risco a segurança fazendo roubos violentos, aqui! Mas os dois já foram presos, já estão na cadeia, agora, deixa fazer uma observação, quanto aumentou de homicídio em Promissão? Nada! Teve um caso esse ano, um caso, o que aconteceu? Não aumentou nada, o ano passado teve um, este ano um caso. Latrocínio, quantos casos teve de latrocínio? Zero! Nenhum caso em Promissão… Está aqui, zero, zero, zero! Peraí, peraí, roubo… Roubo de veículo? Um caso, o ano passado… O ano passado… Olha pessoal, pessoal! O ano passado teve um caso de homicídio, esse ano teve um caso. Latrocínio o ano passado nenhum caso, esse ano nenhum caso, por que nós vamos fazer uma propaganda contra a cidade, por que fazer uma propaganda negativa para Promissão? Uma cidade que está crescendo, está ganhando hospital, está atraindo investimento fazer uma propaganda contra a cidade, não possível! Quantos casos, nós tivemos aqui na cidade de roubo a Banco? Nenhum caso, zero, zero, zero, está aqui, olha está escrito! Se, teve um caso, nos comunique. o ano passado, comparando com esse ano, queda de 10%. Roubo de veículo teve três casos o ano passado, esse ano teve um caso. Olha, tem gente que entre o Tarzan e o jacaré, torce para o jacaré, mas mal torceu para o Tarzan. Polícia, conte conosco, vamos trabalhar juntos em benefício da coletividade. Muito Obrigado.