Alckmin discursa na inauguração de fábrica de embalagens de medicamentos

Hortolândia, 20 de fevereiro de 2013

qua, 20/02/2013 - 21h22 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todos. Estimado Carlos Sanchez, presidente do conselho administrativo da EMS, sua esposa, Irene, o ministro Alexandre Padilha, ministro de Estado da saúde, prefeito anfitrião Antônio Meira, prefeito de Hortolândia, em nome de quem quero saudar aqui todos os prefeitos, prefeitos da região, vice-prefeita, Renata Belufe, vereador Paulo Pereira Filho, presidente da Câmara Municipal, deputado federal Guilherme Campos, representando o presidente da Câmara, deputados federais Cândido Vaccarezza, Gabriel Chalita, Nilton Lima, José Mentor, Vicente Cândido, Nelson Pellegrino, nosso sempre deputado Luiz Bassanesi. Deputados estaduais Célia Leão, Ana Perugini, Chico Sardelli, Feliciano Filho, Cauê Macris e Orlando Morando, professor Giovanni Cerri, secretário de Estado da saúde, dr. Dirceu Barbano, diretor e presidente da ANVISA, Luiz Borgonovi, presidente executivo da EMS, diretores da EMS, Marcos Vinícius Sanchez Secundino, Leonardo Sanchez Secundino, ex-prefeitos aqui do município, o Ângelo Perugini e o Jair Padovani, dr. Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantã, Flávio Vormittag, superintendente da Furp, colaboradores da EMS, lideranças do setor farmacêutico, amigas e amigos.

Primeiro, a alegria de voltar a Hortolândia, eu estive aqui há uns 15 anos num bairro chamado Jardim Amanda, devia ter umas 11 mil famílias lá, e tinha um problema de água, e hoje Hortolândia é uma cidade 300%: 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado, uma cidade saudável. O corredor noroeste já avançou e nós vamos até Americana e até Santa Bárbara, e o Corpo de Bombeiros já está autorizado e vai ser o melhor da região. Você já pode procurar o secretário da Segurança Pública, para a gente fazer uma boa parceria. E queria dizer da alegria de estar aqui, Carlos Sanchez, na inauguração aqui dessa grande empresa, um orgulho do Brasil, uma das grandes empresas do mundo, uma das maiores da América Latina, a maior do Brasil, 100% nacional. A gente fica muito feliz e muito orgulhoso. E eu diria o seguinte, a nossa geração, o nosso tempo, é de grandes mudanças,

Vamos pegar a tecnologia da informação: quem tinha há 20 anos um celular? Ninguém tinha. Se caísse no pé, quebrava o pé, porque era um tijolo, né? O avanço tecnológico, o mercado de trabalho… Eu estava percorrendo aqui a empresa, olhava para a esquerda mulher, para a direita, mulher. Quer dizer, o avanço das mulheres no mercado de trabalho. Mas, eu diria que o avanço mais significativo foi demográfico, as pessoas estão vivendo mais e vivendo melhor. O Brasil tinha, em 1940… A expectativa de vida média ao nascer no Brasil, era 43 anos de idade, a mortalidade infantil era 140 por mil nascidos vivos. A gripe espanhola, em 1918, matou no Brasil 300 mil pessoas, inclusive o presidente da República. O presidente Rodrigues Alves morreu de gripe espanhola. Foi a química, a farmacologia que deu esse salto de qualidade de vida, né? O antibiótico, os avanços de Fleming, a penicilina. Antigamente se morria de tuberculose, gripe, moléstia infectocontagiosa. Nós demos um salto, hoje no Brasil se vive quase 74 anos – a expectativa de vida média – em São Paulo, 75,5. Quem passa dos 30 é mais de 80, e se o medicamento for da EMS é mais de 100, né? É uma grande alegria estar aqui inaugurando a mais moderna fábrica do mundo, automatizada, robotizada, com segurança, um espetáculo. E deixar aqui ao ministro Padilha dois pleitos, um está aqui, o Instituto Butantã, que é o maior instituto soroterápico da América Latina, e do HPV. Quer dizer, o Brasil está se preparando para produzir a vacina do HPV, então nós temos lá um belo projeto que está sendo analisado para a produção da vacina do HPV. E a outra é junto com a EMS, são os PDPs – Programa de Parceria de Desenvolvimento Produtivo, com a iniciativa privada. Já temos um PDP do sistema nervoso central, e temos agora para Alzheimer e para hipertensão pulmonar, acho que tem três PDPs lá em estudo.

A Furp é a maior fábrica estatal de medicamentos do Brasil, e a segunda fábrica nossa, nós estamos fazendo uma PPP inteira, que a Parceria Público Privada, que deve ter o edital publicado em 60 dias. Aliás, a EMS virou sinônimo, todo mundo fala: “Tem Isordil?”. “Fulano tomou Isordil”. O Isordil virou sinônimo de vaso dilatador coronariano, tem vários medicamentos, a Isossorbida é o principio ativo, mas na realidade o sinônimo é Isordil, que é da EMS. A gente fica muito feliz de participar desta inauguração que significa soberania nacional, avanço da ciência, da tecnologia, da pesquisa. Nós visitamos o Instituto Vitanova: 250 pesquisadores, doutores, PHDs. A FAPESP é parceira aqui também, para pesquisa e desenvolvimento a serviço da qualidade de vida das pessoas. Os sonhos do Emiliano Manoel Sanchez, EMS, aqui traduzidos pela família e pelos mais de cinco mil colaboradores, continuam cada vez mais fortes. Qual o seu time, Carlos Sanchez? São-paulino. Então eu ia fazer uma gafe aqui, ia dizer que aqui só tinha campeão, só Neymar, não é? Mas então só tem Rogério Ceni, Luiz Fabiano, Ganso… Parabéns!