Alckmin discursa na inauguração da nova sede do 21º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano

São Paulo, 18 de maio de 2012

sex, 18/05/2012 - 15h39 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Quero saudar o nosso secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto; deputado Orlando Morando; coronel Roberval Ferreira França, comandante-geral da Polícia Militar; coronel Alfredo Deak Júnior, comandante do Policiamento de Área; tenente-coronel Marcos Antônio Rangel Torres, comandante do 21° Batalhão; Dra. Maria Celina Sabadini, delegada titular; tenente-coronel padre Oswaldo Palópito, capelão da Polícia Militar; vereadores aqui presentes, a Edir Sales e o Adilson Amadeu; subprefeito de Vila Prudente, o Roberto Alves dos Santos; o Evaldo Corato, o Magrão; presidente-coordenador estadual dos Consegs, o Eduardo Odloak; sargento Cristiano Vaz Coelho, mestre aqui da banda regimental; Ana Maria Pantaleão, presidente do Conseg aqui da Mooca; entidades aqui da sociedade civil; líderes comunitários, oficiais e praças da Polícia Militar; o Rodolfo Antonio Cetertick, que é o presidente do Clube Juventus. Muito obrigado pela camiseta personalizada. Eu ouvi aqui uma boa. O Santos perdeu ontem porque está cansado de tanta festa, não é? Mas, agradecer muito aqui a lembrança, Rodolfo. E cumprimentar também o Círculo de Trabalhadores Cristãos; o Conselho Comunitário de Saúde aqui da Mooca, a Associação Comercial.

E eu sempre fico contente quando posso vir à Mooca. Essa é uma das regiões mais aprazíveis de São Paulo. Região muito gostosa, comunidade muito unida. Uma região que vai receber investimentos recordes aqui. Vai ser das que mais.. mais progressistas aqui de São Paulo. E a gente fica muito feliz.

E no dia de hoje, uma conquista importante. O Batalhão ficava em prédio alugado, adaptado e hoje vem para a casa própria. Aqui foi investido R$ 1,3 milhão. E passa a ser a sede própria do 21° Batalhão da Polícia Militar Metropolitana e da Força Tática, que vão reforçar aqui a segurança na região.

Nós estamos fazendo um esforço para aumentar ainda mais o nosso contingente. No ano passado, foram 6.300 policiais militares a mais. Esse ano, nós estamos com um concurso aberto, não é isso, comandante? Até o dia 25, se não me engano. São mais 1.100 vagas para a Polícia Militar. E vamos ter mais duas formaturas, mais quase 1.900 até o final do ano. Na Polícia Civil, até o final deste mês, já vão assumir perto de 800 investigadores e escrivães. E estamos concluindo um concurso público para mais 140 delegados. E como o nível do concurso foi muito bom, nós vamos chamar… Ferreira Pinto pediu para chamar mais 60, deveremos ter 200 a mais.

Vamos dobrar o número de bases comunitárias móveis. Dobrar tudo que existe no Estado de São Paulo. Porque a base comunitária móvel aproxima a polícia do bairro, da região. E à medida que ela tem mais flexibilidade, ela é mais eficiente. A base fixa é boa, mas mais no entorno, dois, três quarteirões. Depois, às vezes, já há problemas. Então, a base comunitária móvel dá mais flexibilidade, agilidade, para a polícia estar presente onde mais precisa.

Eu quero, aqui, cumprimentar e agradecer ao secretário Ferreira Pinto. Nós temos um secretário sério, trabalhador, honesto, correto, dedicado, que tem liderança, um servidor do povo de São Paulo. Então, muito obrigado ao Ferreira Pinto, à sua equipe, ao seu trabalho. Agradecer ao nosso comandante-geral, o coronel Roberval França, um dos mais qualificados oficiais da Polícia Militar, que assumiu aqui o comando. E a nossa orientação é exatamente cumprir, fortalecer e apoiar o programa, a proposta que ele trouxe, de valorização da nossa polícia, de capacitação da nossa polícia, de condições de trabalho cada vez melhores, de tecnologia nesse trabalho, de inteligência polícial e polícia na rua. Com o mínimo necessário em atividade meio, atividade de retaguarda, atividade interna, mas o máximo de polícia na rua, prevenindo o crime, estando presente junto à sociedade e protegendo a população. E muita interação com a sociedade civil. Quanto mais nós interagirmos com entidades da sociedade civil, melhor será este resultado. Então, parabéns aqui à Mooca. E um grande abraço a todos.