Alckmin discursa na inauguração da fábrica de monotrilhos da Bombardier

Hortolândia, 13 de abril de 2012

sex, 13/04/2012 - 15h37 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Primeiro-ministro de Quebec, amigo de São Paulo, ficamos muito felizes com a sua a vinda ao nosso Estado. Saudar o nosso prefeito anfitrião, prefeito Angelo Perugini; presidente mundial da Bombardier Transportation, o André Navarri, agradecendo as suas palavras; Andre Guyvarch, presidente da Bombardier Brasil; Sam Hamad, o Ministro de Desenvolvimento Econômico e Exportação de Quebec; secretário de Transporte Metropolitano, Jurandir Fernandes; deputada Célia Leão; Jacques Daoust, presidente do Banco Invest Quebec; Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – Abifer; Jair Padovani, ex-prefeito do município; membros da diretoria, colaboradores, toda a equipe de funcionários aqui da Bombardier, amigas e amigos.

Hoje é um dia muito feliz. Uma nova fábrica, 250 novos empregos, alta tecnologia, uma fábrica feita em tempo recorde: 18 meses. E nós temos pressa, temos pressa para melhorar a vida da população. Os trens que aqui vão ser fabricados, 54 trens, cada trem sete carros, 378 carros. Eles vão transportar 1.000 passageiros a cada 75 segundos, que é a diferença entre um trem e outro, portanto, 48 mil passageiros por hora. Cada trem do monotrilho, fabricado aqui em Hortolândia, vai tirar 15 ônibus lotados das ruas da região metropolitana, no mínimo. Então, qualidade de vida.

A pessoa que mora lá na ponta.. Todos os trens daqui são para a Linha-2 do metrô, que vai para a zona leste de São Paulo, Vila Prudente. Esperamos entregar a Estação Oratório funcionando no ano que vem, 2013, operando já o monotrilho entre Vila Prudente e Estação Oratório e, em 2014, a primeira etapa, até Sapopemba, São Mateus. Chegando depois à Cidade Tiradentes. As pessoas que moram na extremidade de São Paulo, na zona leste, vão economizar três horas por dia. Três horas por dia para ficar com a sua família, para o seu lazer, então, qualidade de vida.

A questão ambiental: tira óleo diesel, tira fumaça, tira monóxido de carbono. É uma energia limpa, elétrica, silenciosa. Ar-condicionado, conforto, segurança com câmeras de vídeo anterior e posterior, enfim, é uma grande conquista para a população.

A Linha-2 está em obras, é esta fábrica que construirá os trens. A Linha-4 está em obras, é a Linha Amarela, que vai atender o Estádio do Morumbi, que vai lá da Luz até a divisa com Taboão da Serra. A Linha-5 está em obras, o metrô sai de Santo Amaro, na zona sul, e vai até Chácara Klabin, na linha norte-sul. A Linha-17, a Linha Ouro, está em obras, é monotrilho como aqui; sai do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e vem até o trem da Linha-9, que também começará a obra este ano, indo de Grajaú até a ponta da cidade de São Paulo, lá em Varginha, na zona sul, perto de Parelheiros. E para começar um processo de PPP, a Linha-6, que vai para a zona norte de São Paulo. Linha-10, trem, CPTM, Santo André. Linha 18, monotrilho, São Bernardo do Campo. E a Nova Expresso Guarulhos, o trem para o aeroporto de Guarulhos.

Nós teremos todos os aeroportos principais com trem, metrô. Congonhas, Linha-17, a pessoa sai do aeroporto dentro da Linha-17 ou vai para o aeroporto de trem, monotrilho. Cumbica, o expresso Guarulhos, dentro do aeroporto de Guarulhos. E Viracopos, o TAV, o trem de alta velocidade, que vai integrando todos os aeroportos brasileiros.

Então ficamos muito felizes. Hoje é um dia de grande conquista para São Paulo, é investimento e transporte de alta capacidade. Não é no carro das pessoas, mas é em transporte de alta capacidade, de qualidade, para atender o grande desafio metropolitano, que é o desafio da mobilidade urbana.

Quero aqui agradecer ao primeiro-ministro Jean Charest, ficamos muito felizes com sua presença esses dois dias. Ontem tivemos um encontro muito importante em São Paulo, de grandes Estados do mundo, de várias regiões do mundo. Agradecer a direção da Bombardier e toda a equipe aqui da Bombardier; agradecer o nosso prefeito Perugini. Dizer que vou verificar sim a questão do viaduto. Nós já temos aqui uma boa Etec, vamos trazer para cá também o Via Rápida Emprego, para formar mais rapidamente profissionais para o mercado de trabalho. E vou verificar a questão da Fatec. Uma já vai começar a ser feita imediatamente aqui ao lado, em Campinas. E estamos ampliando as engenharias em todas as nossas universidades estaduais, em todas elas.

E hoje estamos, em seguida, agora, inaugurando uma nova escola aqui em Hortolândia, de tempo integral, escola de ensino médio, o aluno entra às sete e meia da manhã e sai às cinco horas da tarde. E estamos também iniciando as obras de ampliação do sistema de esgoto, R$ 12,7 milhões. Nós vamos passar de 50% do esgoto coletado em Hortolândia para 75% do esgoto coletado e 100% do esgoto tratado. Vai limpar os rios Quilombo, Jacuba e Lagoa Santa Clara, despoluindo os nossos rios.

Saindo daqui estou indo a Santo Antônio de Posse, também inaugurar todo o sistema de esgoto. Vai de 0 a 100%, Santo Antônio de Posse. Com isso nós vamos despoluindo as nossas bacias hidrográficas. Despoluindo o rio Quilombo e Jacuba, nós estamos despoluindo o rio Piracicaba. Despoluindo o rio Piracicaba nós estamos despoluindo o rio Tietê. O Tietê deságua no Paraná, o Paraná se une ao Paraguai e forma a bacia do Prata. E chega a Montevidéu, no Uruguai, onde o Santos venceu o Peñarol e foi campeão da Libertadores o ano passado, não é ? Esse ano está mais difícil.

Quero saudar o deputado Cauê Macris, que está aqui também conosco. Parabéns a Hortolândia!