Alckmin discursa na inauguração da Fábrica de Cultura de Sapopemba

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todas e a todos. Quero saudar o nosso anfitrião, secretário da Cultura Andrea Matarazzo, é uma alegria tê-lo conosco; o senador por […]

sáb, 25/06/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todas e a todos. Quero saudar o nosso anfitrião, secretário da Cultura Andrea Matarazzo, é uma alegria tê-lo conosco; o senador por São Paulo, Eduardo Suplicy; cumprimentar também o deputado federal José Aníbal, secretário de Energia; cumprimentar a deputada Keiko Ota, deputada federal; cumprimentar o nosso secretário federal, José Carlos Tangarini; cumprimentar o deputado estadual Adriano Diogo, convidá-lo para que venha aqui conosco. Faz favor, Adriano. Cumprimentar os vereadores aqui da capital, aqui presentes conosco, saudar aqui o Ronaldo Camargo, secretário municipal de Contratação das Subprefeituras, representando o nosso prefeito Gilberto Kassab, o Sérgio de Freitas, que preside o Catavento Cultural e Educacional, a O.S., que é parceira nossa nesse trabalho, cumprimentar o Reinaldo Couto, diretor da Fábrica de Cultura, o Marcos Ferreira, que vai ser responsável… Cadê o Marcos Ferreira? O Marcos está lá, que vai comandar aqui, é o gerente aqui. Sobe aqui, Marcos. É gerente aqui da Fábrica de Cultura de Sapopemba. Olha, o Marcos é que vai comandar, então caprichem aí com ele, dá um boa parceria aí, viu, Marcos? A irmã Rosane Ghedin, que nos alegra, a irmã Marcelina, ela preside, ela é diretora-presidente da Santa Marcelina Cultura, nossa parceira na aérea cultural. Cumprimentar a vereadora Edir Sales, a vereadora Juliana Cardoso, subprefeitos de Vila Prudente, Sapopemba, Roberto Alves dos Santos, de São Mateus, o Ademir Ramos, os representantes do Ministério da Cultura, Tadeu di Pietro e Valério Benfica, a Eneida Soller, presidente do Conselho Brasileiro de Entidades Culturais, o meu afilhado de casamento, Avelázio Jacobina. Avelázio, a mulher dele só casou porque eu fui lá e avalizei. O Décio Porto, representante da Associação Gestora, que é o mutirão aqui da Fazenda da Juta, amigas e amigos.

A palavra breve, mas é da alegria de entregarmos aqui esse grande, extraordinário equipamento cultural. Provavelmente para ter acesso à cultura, ir a um teatro, um acesso a um musical, tinha que ir lá no centro. Agora não. É a cultura que vem ao bairro. Esse é um equipamento cultural que tem tudo, sala, que terá para as crianças, os jovens, para as famílias. Aqui terá teatro, música, dança, biblioteca, literatura, apresentações culturais, fotografia, jornalismo, mídias digitais, grafite, enfim, todas as expressões culturais. O Governo investiu aqui R$ 12,5 milhões. É tudo, tudo de graça, com qualidade, com uma parceria com a AES do Museu do Catavento, que é premiado como um dos melhores museus interativos de São Paulo. Nós já entregamos aqui na zona leste, Vila Curuçá, hoje, Sapopemba, Fazenda da Juta, depois ainda vamos entregar Cidade Tiradentes e Itaim Paulista, quatro Fábricas de Cultura na zona leste. Oferecer uma atividade cultural para a infância e para a juventude para as famílias aqui da região. Nós teremos aqui também ateliês, teatro para trezentos lugares, o prédio tem quase sete mil metros quadrados de área construída, edifício múltiplo uso, ateliê para a atividade música, teatro, dança, circo, artes, aulas teóricas e aulas práticas, biblioteca com dois mil itens, livros, xadrez, palco para ensaios, exposições e shows.

Eu, quando cheguei, já fui entrevistado por dois meninos, pequenininhos, já estavam me entrevistando lá, que são da Fábrica da Cultura da Vila Curuçá. Vai ter cinema, espaços pedagógicos, exposições, shows, e que nós teremos aqui todas as atividades. Já começa a funcionar direto, né, a partir hoje, e vai atendendo toda a população. Ateliês de criação e improvisação teatral, o pessoal vai poder aprender, danças folclóricas, capoeira, circo, acrobacias em solo de tecido, música em geral, violão, percussão, literatura, desenho HQ, grafite, vídeo-minuto, fotografia, enfim, é um trabalho bonito que vai ser feito com professores, com monitores aqui pra comunidade. Então, a gente fica muito feliz de poder participar juntos aqui dessa conquista aqui em Sapopemba.

Nós escolhemos as regiões que tinham menos atividades culturais para poder ter um forte benefício para a população, muito voltado às crianças e aos jovens, dar um lazer, um entretenimento, um lazer educativo-cultural muito importante. Queria agradecer ao Andrea Matarazzo. Nós fomos, anteontem, lá no Teatro Sérgio Cardoso, que vai ser inaugurado no dia 7 de setembro. Aliás, é uma peça que podia ser apresentada aqui, da Glória Menezes, Ensina-me a viver. Então, vamos pedir para trazer a peça aqui para esse teatro aqui em Sapopemba. Então agradecer ao Andrea, agradecer aos nossos secretários, aqui está também o José Anibal, agradecer ao que está super feliz, porque o nosso time, esse é o ano do Peixe, que é o senador Eduardo Suplicy. Agradecer ao Eduardo, agradecer aos deputados estaduais, aqui está o Adriano Diogo, agradecer os vereadores, a nossa querida Edir Sales e a Juliana Cardoso que está aqui também conosco. Mas agradecer ao Sérgio, que é do nosso Catavento, é um craque, que está comandando a Fábrica de Cultura. Mas, especialmente, a Keiko Ota, deputada federal, uma pessoa muito querida, está fazendo também um bom trabalho lá em Brasília, no Congresso Nacional. Mas, especialmente, trazer um abraço aqui para vocês, jovens, para as famílias, aproveitem bastante, é de vocês a Fábrica da Cultura. Parabéns, Sapopemba!