Alckmin discursa na formatura de especialistas da PM e expansão da Atividade Delegada

Palácio dos Bandeirantes, 12 de abril de 2013

sex, 12/04/2013 - 15h22 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia, a todas e a todos! Quero cumprimentar o desembargador Alceu Penteado Navarro, presidente do TRE, dr. Fernando Grella, secretário do Estado de Segurança Pública e paraninfo da turma dos formandos, coronel Marcos Aurélio Alves Pinto, secretário-chefe da Casa Militar, dr. Lourival Gomes, secretário de Estado da Administração Penitenciária, deputados estaduais Carlão Pignatari, Dilador Borges, Osvaldo Verginio e coronel Edson Ferrarini, prefeito de Sorocaba Antonio Carlos Pannunzio, de Agudos, Everton Octaviani, aliás, o Everton foi soldado temporário. Um abraço ao nosso prefeito de Cesário Lange, Ramiro de Campos, coronel Benedito Roberto Meira, comandante geral da Polícia Militar, Maurício Blazeck, delegado geral da polícia, Norma Bonaccorso, superintendente da Policia Técnico-Científica, coronel Maurício Teles, comandante da academia da Polícia Militar do Barro Branco, vereadores, coronel Telhada, familiares do patrono da turma, tenente Carlos Henrique Pontual, hoje aqui homenagear… Quero cumprimentar o seu pai, tenente Clóvis Pontual… Quero abraçar a todos aqui cumprimentando os primeiros colocados, major Marcus Vinicius Valério, major Eduardo Alexandre, major Joselito Sarney de Oliveira Júnior, e do curso superior de polícia – CSP, e os primeiros colocados do curso de aperfeiçoamento de oficiais – CAO, capitão Artur Álvaro de Souza, capitão Mauro de Oliveira, capitão Nilton César Zacarias Pereira, saudar todos os Consegs, formandos, formandas, seus familiares, amigas e amigos.

É um motivo de grande alegria hoje essa formatura, importante na carreira de cada um de vocês, na vida profissional de cada um de vocês, e importante pra sociedade de São Paulo. Quem ganha é o povo, quem ganha é a sociedade. A carreira policial, ela é apaixonante, e ela é arte viciante, arte é dom, é preciso gostar, é uma paixão, é um dom, enfim. Aliás, a primeira dessas virtudes desta arte é o que dizia Churchill, que é a coragem. Churchill dizia que a coragem é a maior das virtudes, porque sem ela, na hora do perigo, todas as demais virtudes desaparecem. É uma arte, exige dom, vocação, mas ela é também ciência, não é amadorismo, é profissionalismo, e profissionalismo exige preparação constante, permanente, ainda mais em um mundo rápido, onde o nosso tempo é o tempo da mudança e da velocidade da mudança.

Então, São Paulo se orgulha de ter a melhor e a maior Polícia Militar do Brasil, ficamos honrados de receber entre nós, fazendo aqui o curso, um oficial do Estado irmão do Amazonas. Nós temos os cursos de aperfeiçoamento, um momento importantíssimo de aprimoramento, gestão, tecnologia, técnicas, avanços importantes. Coronel Américo dizia aqui que os avanços surgidos de uma tese de um curso de aperfeiçoamento, que é o mestrado, do curso superior, que é o doutorado, no sentido de trazer aprimoramento para socorro, é um código verdadeiro para atendimento daqueles que necessitam. Então, parabéns aqui a todos vocês. Hoje também é motivo de alegria para nós assinarmos com os prefeitos, são 11 prefeituras a mais, e tem uma fila para a gente assinar a Atividade Delegada, e a Atividade Delegada é um ganha-ganha, porque é boa para o policial e boa para a população, quem ganha é a cidade, os prefeitos estão de parabéns porque estão priorizando aquilo que a população mais precisa, que é segurança, e quanto mais nós estivermos unidos, próximos do município, mais eficiente, mais eficaz será esse trabalho.

Também assinamos aqui a construção de novas delegacias de polícia com as prefeituras, promulgamos a lei do ALE, isso representa R$ 1,4 bilhão por ano, beneficia os policiais da ativa, os aposentados e pensionistas também. E também promulgamos a lei que dobra o valor do seguro e aumenta o seu escopo, o que antes era só para o serviço policial, e agora para a condição de policial e também retroativa. Isso é importante como uma segurança para as famílias. Embora nós não queiramos usá-lo, nós queremos todos bem de saúde, íntegros. Aliás, quero cumprimentá-los, homenagear o tenente Carlos Henrique Pontual… Diz que a verdadeira vocação do homem e da mulher é servir às pessoas, nós nascemos para servir às pessoas, e não pode haver uma maneira melhor de servir às pessoas do que colocando em risco a própria vida nesse trabalho, que é um trabalho, hoje, um desafio do mundo moderno. Quero cumprimentar também pelo paraninfo, dr. Fernando Grella Vieira, um exemplo de homem público pela retidão, pelo caráter, colocando sua vida a serviço das boas causas de São Paulo. Agradecer ao dr. Alceu Penteado Navarro, e vejam que a polícia, em todas as áreas, ela é essencial, como ela é importante. No dia da eleição, são 42 mil policiais no Estado de São Paulo que trabalham, nos preparativos da eleição, para garantir uma eleição tranqüila, segura, com respeito à lei, os homens e mulheres da lei. Eu quero agradecer a presença do presidente do Tribunal, mas deixar um grande abraço para vocês. Parabéns! Felicidades!