Alckmin discursa na formatura de alunos do Via Rápida Emprego

São Paulo, 27 de março de 2013

qua, 27/03/2013 - 15h19 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia! Estimado padre Ticão, padre da igreja de São Francisco de Assis, aqui de Ermelino Matarazzo, doutor Luiz Carlos Quadrelli, secretário de Desenvolvimento Econômico, professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza, o Juan Sanches, coordenador do ensino técnico e tecnológico profissionalizante, professora Clara Magalhães, coordenadora técnica, Rafael Firmino de Oliveira, que falou em nome de todos os formandos e formandas. Quero cumprimentar o nosso comandante aqui da região, comandante Arantes, o Neto, coordenador da Pastoral da Moradia, dirigentes regionais de ensino, professores e professoras, familiares e amigos dos nossos formandos e formandas.

Dizer da alegria de virmos hoje, aqui, à formatura. O padre Ticão lembrou bem, nós nos conhecemos há muito tempo. Eu conheço o padre Ticão desde o tempo que ele era Tiquinho. O padre Ticão é um servidor, ele faz as coisas acontecerem. Ele vai da creche à universidade, ele não deixa ninguém para trás. Uma boa notícia, nós celebramos com o prefeito de São Paulo uma parceria para a creche-escola. Então, nós vamos ajudar a prefeitura, passando recursos, R$ 1,5 milhão por escola, para fazer mais rapidamente creches, para as mamães poderem ter onde deixar os seus filhos com segurança. Depois vamos ampliar, padre Ticão, trazer para as escolas da zona leste, que têm espaço físico, a escola de tempo integral. Escola de tempo integral e professor de tempo integral. Escola de ensino fundamental e médio. E depois o Via Rápida, que é o curso que vocês fizeram.

E eu fiquei feliz porque eu perguntei aqui, para os que eu entreguei o diploma, eu falei: “você gostou?” E todos disseram que gostaram e que vão continuar. Que vão continuar aí, novos avanços aí, novos estudos. E hoje faltam muitos recursos humanos nessas áreas. Eletricista, na área da construção civil, falta mão de obra. Área administrativa, auxiliar de administração, área administrativa, faltam pessoas. Área de gastronomia, culinária, auxiliar da cozinha, confeitaria, falta recurso humano. Área de hotelaria, é atendente, recepção, toda a parte de hotelaria. Corte e costura, falta costureira, pilotista, modelista, cortadeira, falta tudo. Área de beleza: cabeleireira, maquiagem, enfim. Idosos, cuidador de idosos. Eu queria, em parte, dizer o seguinte, nós podemos trazer para vocês também o Banco do Povo, o microcrédito. Porque alguns podem arrumar um emprego, vão trabalhar para alguém. Outros podem querer trabalhar em casa, podem querer montar um serviço, montar um salão de beleza. Montar um salão, montar um serviço próprio. Então, nós podemos, com o Banco do Povo, financiar, financiar para quem quiser fazer o empreendimento. A gente financia, quem quiser com o curso que fez e se qualificou em atividade empreendedora. Quero dizer, por parte, então, que já foram autorizadas as 500 novas vagas aí para… Vamos fazer. Hoje esses cursos… Foram 355, não é isso? 356. Agora vamos autorizar aí mais 500 vagas e o tipo de curso, o padre Ticão está sugerindo, além desses, o de cuidador de idosos, que hoje também tem uma grande demanda, uma grande necessidade na cidade de São Paulo.

Nós estamos ampliando as Etecs, que é o curso de um ano e meio, nível técnico. Já temos um grande número na região. Vamos inaugurar mais uma ao lado do estádio, padre Ticão, o Itaquerão. O estádio é muito bonito, mas o melhor é o Neymar, né? Qual que é o melhor do Corinthians? É o Romarinho, Alexandre Pato? Quem que é? Quem é o melhor? Guerrero, Guerrero, enfim, são todos craques aqui. Guerrero, Neymar, Valdívia do Palmeiras, né, Rogério Ceni, enfim, só tem craque. Mas quero deixar um grande abraço aqui para vocês. A Páscoa é o momento de grande esperança e na vida a gente está todo dia superando dificuldades e vivendo, isso é esperança. Portanto, é uma alegria que a gente, na semana da Páscoa, nessa é que a semana mais importante da igreja, Semana Santa, a gente participar aqui da formatura de todos vocês. Estamos muito felizes. Parabéns!