Alckmin discursa na entrega do Selo Paulista da Diversidade

Palácio dos Bandeirantes, 19 de fevereiro de 2013

ter, 19/02/2013 - 15h27 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado Carlos Ortiz, secretário de Estado de Emprego e Relações do Trabalho, Eloísa Arruda, secretária de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Marco Antônio Pelegrini, secretário de Estado adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luciano Martins Lourenço, coordenador estadual de políticas e inserção no mercado de trabalho, Gleice Salgado, responsável pelo programa Selo Paulista da Diversidade, Rosa Caldeira, prefeita de Valentim Gentil, Lobbe Neto, presidente do Cepam, Marco Pilla, diretor executivo do Itesp, Paulo Goés, diretor executivo da Fundação Procon, dr. Marcos Antônio Zito Alvarenga, presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Elisa Lucas Rodrigues, coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena da secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Heloísa Gama Alves, coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Estado da Justiça, Eduardo Pereira da Silva, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB, Melquíades Araújo, presidente da Federação dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação, na pessoa de quem quero saudar aqui todos os sindicalistas, representantes dos trabalhadores, presidentes de conselho, empresários, entidades de classe.

Nós estamos aqui reunidos para homenagear a Accenture, a Associação Comercial de São Paulo, o Bradesco, a Comgás, a CESP, a Companhia Brasileira de Distribuição Pão-de-Açúcar, a Dow Brasil, a Equipalcool, a Jari Celulose, a Kraft Foods, a Sabesp, a Veyance, o Citibank, a Embraer, a Fersol, Pinheiro Neto Advogados, a Basf, a Novartis. E homenagem muito justa, a empresas que nos orgulham, empresas cidadãs, com responsabilidade social, às quais hoje o Governo do Estado entrega o seu selo da diversidade. São Paulo é o Estado da pluralidade. O melhor conceito de diversidade não é diferença, mas é ser plural e essa é a marca, é o DNA de São Paulo. E aqui vieram pessoas do mundo inteiro, de todas as crenças, credos, raças, orientações sexuais, enfim, essa é a terra do acolhimento, São Paulo é uma cidade cosmopolita, uma cidade aberta, e por isso precisa ser vanguarda no sentido de avanços.

E não é apenas não ter preconceito, mas é muito mais do que isso, é promover a diversidade e a melhor maneira de promover é emprego, é renda, é inserção no mercado de trabalho. Então, nós estamos aqui dizendo parabéns às empresas que recebem o Selo da Diversidade. O Papa Paulo VI dizia que o desenvolvimento é o novo nome da paz, porque não há paz verdadeira onde não tem emprego, não tem renda, onde as pessoas não podem ser felizes realizando a sua vocação. E quem gera emprego e renda é o setor produtivo, seja na indústria, na agricultura, nos serviços, em todas as áreas. Então, é uma alegria. Cumprimentar aqui a Secretaria do Emprego, o Ortiz, toda a sua equipe, a Eloísa, secretária da Justiça, toda sua equipe, as entidades aqui presentes e as empresas hoje aqui homenageadas. São todos campeões, são todos Neymar, todos Romarinho, Ganso, Luís Fabiano, Rogério Ceni. Do Palmeiras quem que é? Valdívia, enfim, todos campeões. Parabéns!