Alckmin discursa na entrega da nova ponte estaiada da Marginal Tietê

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado vice-presidente da República, Michel Temer, que nos alegra, nos honra com sua presença aqui em São Paulo; ministro da Agricultura, […]

qua, 27/07/2011 - 17h35 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado vice-presidente da República, Michel Temer, que nos alegra, nos honra com sua presença aqui em São Paulo; ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi; vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos; governadores: José Serra, Alberto Goldman; deputado e governador Paulo Maluf; senador da República, Aloísio Nunes; Doutora Alaíde Quércia; seus filhos aqui presentes: a Cristiane, a Andréia, o Pedro e o Rodrigo em viagem; prefeito da capital, parceiro nessa obra, prefeito Gilberto Kassab; vice-prefeita, Alda Marco Antônio; secretários de Estado, o Secretário de Logística e Transporte, Doutor Saulo de Castro Abreu Filho e, saudando também o nosso ex-secretário Mauro Arce; deputados federais: deputado federal Gabriel Chalita; deputados estaduais: Baleia Rossi, Jooji Hato, Itamar Borges, Estevão Galvão; nosso ex-deputado Francisco Rossi; permita uma saudação ao prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, saudando todos os prefeitos, lideranças municipalistas; o Elton Santa Fé Zacarias, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, saudando todos os secretários municipais; subprefeito da Sé, [ininteligível]; presidente da DERSA, Doutor Laurence Casagrande, superintendente do DER, Clodoaldo Pelicioni; vereador Goulart, na pessoa de quem quero cumprimentar toda Câmara Municipal de São Paulo; Doutor Fábio Meireles, presidente da FAESP; senador Eduardo Suplicy, que nos alegra também com sua presença; lideranças aqui presentes, uma alegria vir com a Lu, minha esposa, inaugurar, entregar essa grande obra que tem grande significado para São Paulo e é uma justíssima homenagem ao governador Orestes Quércia.

Dizem que a cidade de Veneza, Doutora Alaíde, é conhecida pelos seus canais. São Paulo está ficando conhecida pelas suas grandes pontes de alta tecnologia, beleza arquitetônica e que ajudam o sistema viário. O governador Mário Covas começou e eu entreguei a Ponte Estaiada em Santo Amaro, vindo de Capão Rendendo, lá na Linha-5; aliás, uma ponte que tem uma estação de metrô dentro dela.

O governador Serra e o prefeito Kassab entregaram a Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, uma belíssima ponte. Aliás, eu acho que é a única ponte no mundo que tem uma dupla curva num mastro só. E hoje nós entregamos essa obra, obra idealizada pelo governador Serra, produzida pelo grande engenheiro politécnico Alberto Goldman e com o outro engenheiro politécnico que é o prefeito Kassab, e que hoje nós temos alegria de entregar.

Essa ponte vai reduzir em 15 minutos o trajeto pra quem vem lá do ABC, pela Avenida do Estado. Antes a pessoa tinha que ir para a Avenida Cruzeiro do Sul, um grande congestionamento ali na Marginal, grande congestionamento ali na área da rodoviária, e agora acaba esse congestionamento. Essa ponte deverá ter um VDM superior a 20 mil veículos por dia, entra já no canteiro central da Marginal sem nenhum risco, sem precisar ter redução de velocidade. Hoje, o maior problema das grandes metrópoles é mobilidade urbana e ela veio exatamente trazer fluidez ao tráfego, melhorar o trânsito, ajudar aqui as Marginais que são as vias mais movimentadas do nosso país, trazendo segurança e conforto para a nossa população.

E, ao mesmo tempo, prestamos uma justa homenagem ao governador Orestes Quércia, uma vocação política cuja militância começou como aluno da escola normal livre de Campinas e foi até a sua doença. Dedicou uma vida inteira a São Paulo e ao Brasil. E se uma ponte diminui distâncias e supera obstáculos, o Quércia teve um papel extraordinário quando eleito senador da República e foi um marco na redemocratização brasileira, sendo eleito naquela época senador pelo MDB, senador pelo Manda Brasa. Depois, junto com o governador Franco Montoro, nas Diretas Já, teve também um papel fundamental na redemocratização brasileira.

Líder municipalista, Quércia sempre defendeu o governo local perto do povo, sempre enxergou os problemas da população porque convive com ela. Prefeito da bela cidade de Campinas, embora nascido em Pedregulho – terra do melhor café de São Paulo. Aliás, dizem que perguntaram, Serra, ao Guilherme de Almeida quando era menino: “o que você quer ser quando crescer?”, perguntou a professora. E ele, Guilherme de Almeida, respondeu: “campineiro”. Campinas é muito especial.

Senador, vice-governador, governador das grandes realizações de São Paulo, com os olhos mirados para o futuro, exercendo sempre a sua militância política durante toda a sua vida. Filho, marido e pai extremoso, e como cuidou bem e criou bem a família. Seus filhos são um exemplo. Eu, na campanha, tive a oportunidade de conhecê-los melhor, em especial a Andréia, que depois continuou representando seu pai na eleição do nosso querido senador Aloysio Nunes Ferreira Filho. A Andréia, a Cris, uma cantora maravilhosa, brilhante cantora, o Pedro e o Rodrigo. Justa homenagem ao nosso governador Quércia. E, ao mesmo tempo, uma grande obra para melhorar a qualidade de vida dos paulistanos, paulistas e brasileiros. Parabéns, São Paulo!