Alckmin discursa na comemoração dos 120 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado presidente da Assembleia Legislativa, ex-ministro, ex-secretário da Agricultura, deputado Barros Munhoz; deputados federais, ex-secretário da Agricultura, Duarte Nogueira, Arnaldo Faria […]

seg, 27/02/2012 - 17h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado presidente da Assembleia Legislativa, ex-ministro, ex-secretário da Agricultura, deputado Barros Munhoz; deputados federais, ex-secretário da Agricultura, Duarte Nogueira, Arnaldo Faria de Sá, Edinho Araújo; deputados estaduais: José Vitor Prado, Samuel Moreira, Itamar Borges, doutor Jooji Hato, o Welson Gasparini, Geraldo Vinholi, Ary Fossen, Hélio Nishimoto, Eriberto Tripoli; doutora Mônika Bergamaschi – primeira mulher, em 120 anos, a ocupar a Secretaria da Agricultura de São Paulo; secretário de Emprego e Relações do Trabalho, deputado Davi Zaia; secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, professora Linamara Rizzo Battistella; nosso jovem engenheiro Agrônomo, Fernando Penteado Cardoso, que falou aqui em nome de todos os secretários da Agricultura e em quem quero saudar a todos; nossos sempre ministros: Alysson Paulinelli, Roberto Rodrigues, também, ex-secretário da pasta; Antônio Cabreira, também, ex-secretário; Francisco Turra; professor José Goldemberg; Wilson Abadio de Oliveira, diretor regional dos Correios de São Paulo; Braz Albertini, presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do nosso estado; Cesário Ramalho da Silva, presidente da Sociedade Rural Brasileira, em quem quero saudar aqui todo o setor da agropecuária, do agronegócio; prefeita de Bastos, capital brasileira do ovo, onde lançamos, há dias, um grande programa para agricultura; Virgínia Fernandes, saudando aqui todos os prefeitos e prefeitas; lideranças municipais, coordenadores e diretores, pesquisadores, técnicos, funcionários, amigas, amigos.

É uma grande alegria participar dessa data tão significativa; 120 anos. É uma bela história. E, para mim, uma emoção ainda maior. Eu queria que o meu pai, cuja memória venero ao longo dos anos, servidor dessa casa por mais de 40 anos, pudesse hoje está aqui presente. Nasci em uma estação da Secretaria, passei a minha infância, juventude e aprendi com o meu pai a dedicação ao serviço público, ao abraço coletivo, ao respeito, ao interesse da comunidade. Uma longa história, em 1891, quando recém-promulgada a Constituição Brasileira, o presidente marechal Deodoro fecha o Congresso, e a armada ameaça dinamitar o Rio de Janeiro, ele renuncia; marechal Floriano assume a presidência e São Paulo fazia aquilo que sempre soube fazer, com dedicação e competência: trabalhava. Exatamente em novembro de 1891, como lembrou aqui o Barros Munhoz, era colocado o primeiro recurso para recém-criada secretaria da Agricultura Comércio e Obras do Estado de São Paulo, e na data de hoje, 26 de fevereiro de 1892, assumia o primeiro secretário.

O estado tinha 1,4 milhão de habitantes, a cidade de São Paulo, a capital, 68 mil habitantes e nós vimos hoje, temos um estado, que tem o tamanho de país, que é maior do que dez “Uruguais”. Me lembro que alguns anos, quando a Mário Covas assumiu, a gente dizia que São Paulo tinha o tamanho da Argentina, hoje a Argentina tem 386 bilhões de dólares de PIB, São Paulo tem quase 700 bilhões de dólares de PIB, o Estado do tamanho de um país. E a base de tudo isso foi e continua sendo a agricultura.

Nós somos hoje o maior produtor brasileiro e mundial açúcar e álcool, o maior produtor brasileiro e mundial de suco de laranja, mais do que a Flórida, o Brasil é o maior produtor, exportador mundial de carne, e São Paulo é o maior exportador, não porque tem o maior rebanho, mas é a maior processador de carne bovina, é o maior produtor brasileiro de ovos, de borracha, de fruta, de flores, de madeira; a indústria de maquina aqui presentes, extremamente forte, enfim, uma agricultura e um agronegócio extremamente pujante.

E nós, e que aqui tem um belo desafio que é sempre avançarmos de acordo com as necessidades que o momento impõe, não tem como fazer as mesmas coisas que se fazia há um século, até porque hoje e o dinamismo da iniciativa privada, ela faz. Coisas de maneira muito mais rápida do que o próprio setor público. Mas nós temos tarefas importantíssimas, aliás, aqui foi bem lembrado pela Mônika, o feijão chamado carioquinha, ele é paulistinha, na realidade… E na verdade, é brasileirinho, porque ele apresenta mais da metade da produção brasileira de feijão. E o Instituto Agronômico de Campinas já iniciou a sua restauração; o Instituto Biológico aqui de São Paulo, na Vila Mariana, terá uma grande restauração, e está ficando pronto o prédio de restauro do Museu de Pesca de Santos. Acabamos de nomear agora a poucos meses atrás, 300 novos assistentes agropecuários e assistentes técnicos para pesquisa no estado de São Paulo. Os recursos são poucos, mas fizemos lá, raspamos o fundo do tacho, e a Assembleia Legislativa, eu quero aqui agradecer aos deputados que aprovaram, ao longo desses anos, 45% a 55% de reajuste para a nossa equipe da secretaria da agricultura.

Foi feito um primeiro financiamento no Banco Mundial chamado Microbacias-1, que seguindo orientação do doutor Penteado, foi solo, recuperação de solo, mata ciliares, destino adequado das águas… Enfim, toda a parte de solo. E o Microbacias-2, que tá começando com o financiamento do Banco Mundial, é renda para o protetor e principalmente para o pequeno protetor. Esse é o grande desafio, se nós não garantirmos rendas, nós não vamos ter uma agricultura avançando ainda mais, e esse desafio de Microbacias-2 é exatamente garantir renda ao pequeno agricultor. Hoje assinamos vários decretos, com a doutora Mônika e suas resoluções, ampliando o financiamento do FEAP, que é juros de 3% sem correção monetária, portanto juros negativos e o Pró‑Trator, que nós pagamos 6,75 mais o governo cobre o subsídio. Ele é praticamente juros zero para os agricultores, e agora trator desde o pequeno trator da agricultura familiar até os maiores, agora com cabine. O trator era sem cabine, agora ele passa a ter também cabine e oferecendo uma estrutura melhor; e novas linhas de financiamento para agricultura.

Temos um grande desafio de vigilância sanitária permanente, lá em São Paulo já é área livre de febre aftosa com vacinação… Temos desafios na área biológica, na citricultura, que é uma luta permanente de pesquisa e trabalho sanitário, temos um apoio importante de infraestrutura na área rural, mais de 10 mil quilômetros de estradas rurais através de um melhor caminho; e a recuperação das vicinais; Hoje nós temos estradas vicinais, no nosso interior, maravilhosas. Os desafios são enormes e é uma grande alegria comemorar as conquistas até aqui realizadas, e retemperar as forças para nós avançarmos ainda mais os 120 anos.

Parabéns, Agricultura de São Paulo!