Alckmin discursa na comemoração dos 116 anos do Horto Florestal

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário do Meio Ambiente, deputado Bruno Covas, coronel Admir Gervásio, chefe da Casa Militar. Rubens Rizek, secretário adjunto do Meio […]

dom, 12/02/2012 - 16h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário do Meio Ambiente, deputado Bruno Covas, coronel Admir Gervásio, chefe da Casa Militar. Rubens Rizek, secretário adjunto do Meio Ambiente. Rodrigo Vitor, diretor do Instituto Florestal. João Gabriel, diretor executivo da Fundação Florestal. Ana Lúcia Arroba, gestora aqui do Parque. Margherita Leoni e Mello Witkowski Pinto. Artistas plásticos da exposição Arte e Meio Ambiente Rompendo Fronteiras. Ana Cristina Carvalho, diretora do Acervo Artístico e Cultural dos Palácios do Governo. Nosso sempre prefeito Fuad Chucre, Carapicuíba. Amigas e amigos.

É uma grande alegria, nós estamos comemorando 116 anos aqui do Horto, uma bela história. Esse Horto é o parque mais visitado do estado de São Paulo. Ano passado fora 720 mil visitantes. E o terceiro parque mais visitado do Brasil. Ficando atrás me disse aqui o Bruno e o Rodrigo, de Foz do Iguaçu e do Parque da Tijuca, no Rio de Janeiro. 720 mil. E tenho certeza que vai aumentar ainda mais essa visitação. O Bruno colocou: vão ser investidos aqui R$ 15 milhões, sendo investimento na ampliação da iluminação do parque, ficar mais iluminado, mais segurança, iluminação, implantação do centro de visitantes, trilhas ecológicas, inclusive com acessibilidade. Academia para a terceira idade, ampliação e adequação dos equipamentos de recreação infantil esportivo em circuito de ginástica. Desassoreamento dos lagos, e além do desassoreamento, recomposição das suas bordas, que é o trabalho mais difícil. Projeto de comunicação visual e coleta seletiva. Drenagem e conservação de toda a área. E como disse o Bruno, antiga Academia de Tiro, né? Clube de Tiro voltou para o Governo e é aqui do lado, e lá será o Polo de eco cultural, Polo Eco Cultural.

Teremos também sinalização, proteção e monitoramento dos núcleos Olaria e Vila Amélia, e sem dinheiro do Governo, fruto de compensação ambiental de empresas privadas ou públicas, que pelas suas obras são obrigadas a ter compensação ambiental. Então, será investida essa compensação ambiental aqui, R$ 15 milhões aqui no Horto Florestal. Também comemorando 125 anos do Instituto Florestal a entrega de 16 viaturas zero km. O Instituto é outro centenário, 125 anos, pesquisa, conservação e produção florestal. E esse parque que é antigo, em 1930, o Governo de São Paulo construiu aquela casa, aquele palácio ali, que era a casa de verão do governador, e nós estamos fazendo a transferência para a Secretaria do Meio Ambiente, para que seja um local permanente de educação ambiental, de exposições artísticas, culturais, de convivência aqui da comunidade, aqui da região norte de São Paulo e do Horto Florestal. Então, é uma alegria nós podermos estar comemorando o aniversário do Horto Florestal trabalhando para ele poder melhorar, ser ainda este relicário da zona norte da nossa capital.

Quero agradecer ao Bruno, que está fazendo um grande trabalho na Secretaria do Meio Ambiente, parabéns ao Bruno Covas. O Bruno é uma vocação que herdou do nosso querido governador Mário Covas, uma vocação de servir com honestidade, com responsabilidade, com eficiência, em uma área tão importante como é hoje a questão do meio ambiente e da sustentabilidade. O parque é aqui da comunidade, a nossa diretora, a Ana Lúcia, ela é a responsável aqui, todos os elogios são para ela, se tiver alguma crítica, vocês falem comigo e com o Bruno, né Bruno?. Mas, eu tenho certeza que o parque, que já está muito bem cuidado, com esse grande investimento vai dar um grande salto de qualidade. Vai dar um grande salto ainda para receber melhor os seus visitantes.

Parabéns aqui a toda região do Horto Florestal.