Alckmin discursa na comemoração dos 1000 Implantes Cocleares do Hospital das Clínicas

São Paulo, 15 de maio de 2013

qua, 15/05/2013 - 23h04 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos! Quero cumprimentar a professora Linamara Rizzo Battistella, professor Giovanni Guido Cerri, dra. Marianne Pinotti, professor José Otávio Costa Auler Júnior, professor Ricardo Ferreira Bento, que é o chefe do Departamento de Otorrino e Oftalmo do Hospital das Clínicas e coordenador do grupo de Implante Coclear, o professor Luiz Ubirajara Sennes, presidente da Fundação de Otorrinolaringologia, o Gervásio Foganholi, presidente do Sindsaúde aqui do nosso Estado, o Bruno Flores, nosso querido Bruno, em nome de quem cumprimento todos os implantados cocleares, as jornalistas aqui homenageadas, a Priscila e a Samara Bastos do Hoje em Dia da Record, a Eleonora Paschoal, do Jornal da Band, a Roberta e a Mariana do Papo de Mãe da TV Brasil, e todas as jornalistas; integrantes do grupo de implantes coclear, corpo clínico e colegas da área da saúde, profissionais de todas as áreas, amigas e amigos.

Esse é um número cabalístico, mil, mil implantes cocleares, só aqui no HC, porque nós temos implantes cocleares em Marília, temos em Bauru, em Bauru no centro, no Centrinho; em Marília, no Hospital das Clínicas; em Ribeirão Preto, no Hospital das Clínicas; em Campinas, no Hospital das Clínicas; aqui em São Paulo na Unifesp, na Santa Casa, e aqui no hospital. Só aqui mil implantes cocleares, uma coisa maravilhosa. E aqui já há quase 30 anos, quer dizer, precursores na ciência, no avanço, aliás, uma boa união da Medicina e da Engenharia, unindo os dois para a gente conseguir avançar mais. E no caso da criançada, tem um duplo efeito, porque passa a ouvir e melhora a fala, na medida em que quem não ouve também não desenvolve corretamente a fala. Aliás, quero destacar aqui o trabalho multiprofissional, especialmente dos fonoaudiólogos e fonoaudiólogas, pós-implante, o trabalho maravilhoso que é feito no sentido da continuidade e da melhora da fala. Mas quero aqui trazer duas palavras, a primeira de cumprimentos e de agradecimento, não sei se existe orgulho justo, mas se existir orgulho que possa ser justo, um deles é o Hospital das Clínicas em São Paulo e a Faculdade de Medicina aqui da Universidade de São Paulo, porque é a ponta da ponta, da ponta. E para servir à população de forma gratuita. Só ano passado nós investimos, só em implante coclear, R$ 14,5 milhões, 100% do Estado de São Paulo.

Então, trazer aqui um grande abraço para vocês aí. E a segunda palavra é boa notícia, nós tiramos o ICMS, o aparelho já não tem, que é importado, mas as partes e os acessórios têm, então era 18% de ICMS, nós zeramos, e a outra nós queremos que esse serviço possa ser ampliado, beneficiar mais pessoas. Então, agora em junho sai o edital, nós vamos fazer quatro hospitais, um hospital geral em São José dos Campos, outro em Sorocaba, o Hospital da Mulher, Marianne, a que o seu pai tanto se dedicou, dr. Pinotti, nós vamos fazer um prédio novo lá na Luz, porque ele está num prédio antigo ali na, alugado ali na Brigadeiro Luís Antônio, e o quarto hospital é aqui no Hospital das Clínicas que é oftalmo e otorrino, então vai ter um hospital próprio aqui para poder ampliar os serviços de ouvido, nariz e garganta e olhos, né, um hospital específico para otorrino e oftalmo. Então, é nosso compromisso aqui com vocês, para vocês poderem crescer mais ainda e beneficiar mais pessoas com esses avanços da ciência. E deixar um abraço aqui muito afetivo à Linamara, ao Giovanni, ao José Otávio, em especial a Linamara que faz com amor, porque ela é uma secretária brava, brava no bom sentido, né, brava quando vai pedir recurso lá. Linamara, mas é muito dinheiro. “Não, é bobaginha, é bobaginha”. Mas, são valores vultosos aí, mas a gente raspa o fundo do tacho lá para poder avançar ainda mais. Parabéns a todos!