Alckmin discursa na cerimônia de assinatura de convênios com municípios

Palácio dos Bandeirantes, 4 de junho de 2012

seg, 04/06/2012 - 20h15 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Saudar aqui o amigo Chicão. Cumprimentar o deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, ex-prefeito; o deputado federal Alexandre Leite; os deputados estaduais João Caramez, Ulysses Tassinari, Itamar Borges, Sebastião Santos, Mauro Bragato, Baleia Rossi, Pedro Tobias, Beth Sahão, Aldo Demarchi, Orlando Bolçone, Chico Sardelli, Marcos Zerbini, Samuel Moreira, que é o líder do Governo; Roberto Engler, Marcos Martins, Vanessa Damo, Edmir Chedid e Carlão Pignatari. Os nossos secretários de Estado, da Casa Civil, Sidney Beraldo; Planejamento, Julio Semeghini; Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia; Turismo, Márcio França; Saneamento, Edson Giriboni; e da Casa Militar, Coronel Meira. Saudar a prefeita de Campos do Jordão, Dra. Ana Cristina Machado César, cumprimentando aqui todos os prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos; o Lobbe Neto, presidente do Cepam; Sebastião Misiara, presidente da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo). O nosso companheiro Rubens Cury. Os presidentes de entidades, amigas e amigos.

É uma grande alegria nos reunirmos aqui, nesta tarde, para a assinatura desses convênios. Tolstói dizia que a vocação de cada homem e cada mulher é servir às pessoas. Nós todos estamos aqui para servir às pessoas. E a maneira melhor de servir às pessoas é através dos municípios, porque eles estão mais próximos da população. Os municípios são os nossos ouvidores do povo, porque ouvem as necessidades, enxergam as necessidades e estão mais perto para poder melhorar a vida da população.

Nós temos hoje convênios de saneamento, de defesa civil, de desenvolvimento social, de infraestrutura urbana, de meio ambiente, de turismo, de todas as áreas, praticamente. E a forma de fazê-lo, de forma descentralizada, vocês vão, cada um nas suas cidades, executar as obras, fazê-las mais depressa, com menor custo. Vocês é que priorizaram, não fomos nós aqui de São Paulo para dizer o que deve ou não ser feito. E governar é escolher. Porque o dinheiro nunca dá para tudo, então é preciso escolher. E com efetiva participação da Assembleia Legislativa de São Paulo, dos nossos deputados e deputadas, cada um na sua região, com a legitimidade da confiança da população, procurando trabalhar para resolver os problemas da comunidade.

E muitas entidades, também, assistenciais. E quero destacar a importância do trabalho voluntário, da organização da sociedade civil. E o Beraldo, que está aqui, destacou que nós temos, só hoje, 350 convênios, R$ 124,5 milhões de transferência voluntária. E teremos ainda, agora nesse mês, mais um convênio no dia 11, muito voltado à saúde, às Santas Casas, entidades de beneficência e à saúde. Teremos ainda o das creches, nós vamos ter uma segunda rodada grande das creches. Inclusive, para ganhar tempo, nós não vamos fazer a parte do exame do terreno, porque senão atrasaria muito, Barros, então, nós vamos liberar. E aí nós vamos deixar uma margem para que, se houver necessidade, dependendo do tipo de terreno, a gente possa liberar um valor um pouco mais alto, se precisar, para poder atender e ganhar tempo nos municípios.

E vamos ter também a entrega de 140 ônibus zero km, ônibus de 22 lugares e 42 lugares para transporte escolar para as prefeituras, dando prioridade a municípios maiores, de mais extensão territorial, mais pobres, que precisam mais para poder atender à comunidade.

É com enorme alegria… Eu e o Barros fomos prefeitos em um tempo em que nós não tínhamos tantos convênios. Eu fui prefeito por quase seis anos e não me lembro de ter assinado nenhum convênio. Mas, também, hoje os municípios tem muito mais responsabilidade, os municípios ficaram mais fortes. Por exemplo, na saúde era o INAMPS, federal, e o Estado com o Centro de Saúde. Prefeitura tinha pouca coisa. Hoje o município comanda a saúde no seu município. A educação, toda a rede era estadual e creches eram poucas. Eu me lembro que fiz a primeira creche de Pindamonhangaba. Hoje, grande parte da rede do 1º ao 5º ano ou até, às vezes, o Ensino Fundamental completo estão municipalizados. E os municípios têm uma rede boa de pré-escola e de creches.

Segurança Pública. Hoje, quantos municípios não têm guardas municipais, não colaboram? Saneamento Básico. Mesmo os operados pela Sabesp têm uma participação efetiva nos comitês das bacias. Enfim, o município tem uma presença mais forte na vida da população. E quem ganha com isso é o povo, porque é o governo que está mais perto das pessoas.

Ficamos muito felizes. Aprendemos com Franco Montoro que o caminho é descentralizar, é participar, é democratizar as decisões, trabalhar junto. Governo moderno é governo que interage, que está permanentemente ouvindo, dialogando, para errar menos e acertar mais em benefício de população.

Toda obra… José Saramago dizia que toda obra relevante é fruto de muitas mãos. Então, eu quero aqui agradecer ao presidente da Assembleia, grande companheiro Barros Munhoz, presidindo o poder legislativo de São Paulo. E, em nome do Barros Munhoz, agradecer aqui a todas as deputadas e deputados estaduais. Deputado federal Alexandre Leite. Agradecer aos nossos secretários de Estado, o Sidney Beraldo, o Julio Semeghini, o Márcio França, o Rodrigo Garcia, o Edson Giriboni, o Coronel Meira. Outros que não estão aqui, mas cujas secretarias têm uma participação relevante também nesse processo. Cumprimentar aqui o Rubens Cury, a delegada Rose, que nos ajudam muito em todo esse trabalho. E especialmente vocês. Mandem bala aí, corram aí com as licitações, com as obras, que eu tenho certeza que nós vamos melhorar muito a vida da população de São Paulo.

São Paulo é forte porque os nossos municípios têm força. Não tem município mais ou menos importante, todos os municípios são importantes, todos. E nós trabalhamos para todos os 645 municípios. A força das partes é que faz a força do todo. Vamos ao trabalho.