Alckmin discursa na Celebração do 21º Aniversário da Lei de Cotas

Palácio dos Bandeirantes, 24 de julho de 2012.

ter, 24/07/2012 - 16h56 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Linamara Battistella, secretária de Estado dos Diretos das Pessoas com Deficiência; Eloisa Arruda, secretária do Estado da Justiça e Defesa da Cidadania; Carlos Ortiz, secretário de Estado de Emprego e Relações do Trabalho; Benedito Fernandes, secretário de Estado de Esporte e Lazer e Juventude; doutor Márcio Fernando Elias Rosa, procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; Zé Roberto de Melo, superintendente regional do Trabalho e Emprego no Estado; Antonino Grasso, secretário municipal das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, aqui da capital; Marcos Gonçalves, presidente da Avape; o João Otaviano Machado Neto, superintendente geral da AACD; Coral ESPRO, ensino social profissionalizante.

Representando a força sindical, Sérgio Luiz Leite; Serginho, federação dos químicos, a CUT o Walter Luiz, diretor do sindicato dos metalúrgicos de Salto; a UGT, a diretora Cremilda Bastos; presidentes de associações, entidades, amigas e amigos. Sandra Reis nos alegra aqui conosco, o nosso deputado Marcos Martins, está aqui conosco, muito obrigado deputado. O nosso secretário-adjunto, o Pelegrini, está conosco, com a carteira do trabalho no bolso, olha lá. Ele diz que está a mais tempo trabalhando com deficiência do que antes da deficiência, mais tempo de trabalho.

Nós temos uma comemoração e um dever a cumprir. A comemoração é ter em São Paulo 126 mil pessoas com deficiência trabalhando. Só no Governo do Estado, nós temos 9208 pessoas trabalhando nas nossas empresas e na administração direta e indireta. Mas temos um dever, esses 126 mil representam 46,7% do universo que poderia estar trabalhando. Então, nós temos que suar a camisa e fico feliz de ter aqui o Governo Federal, através do Ministério do Trabalho, o Governo do Estado, o Governo Municipal, o Ministério Público aqui representado pelo procurador-geral, Márcio Rosa. O Poder Judiciário tenho certeza que vai estar conosco, as entidades, os sindicatos dos trabalhadores, e a primeira meta, Linamara e Carlos Ortiz, é passar dos 50%. Acho que rapidamente, se a gente fizer um esforço, passamos dos 50%, para depois ir crescendo nesse trabalho.

Nós temos o Via Rápida Emprego que qualifica em 30 dias a pessoa; têm cursos de 60 dias. Nós pagamos para as pessoas estudar, ela recebe uma bolsa de R$ 330,00. Temos vagas para pessoas com deficiências e poderemos ter aquela carreta móvel, que também ajuda acelerar a qualificação.

O nosso programa de moradia, todos os conjuntos tem os percentual de casas com acessibilidade para as pessoas com deficiências. Ampliamos a Rede no Lucy Montoro, no estado, para fisiatria, fisioterapia e reabilitação; estações de metrô, de trem, todas elas sendo reformadas para a acessibilidade e a qualificação profissional. O que grande esforço para gente aumentar a empregabilidade e as pessoas poderem realizar a sua vocação, através do trabalho.

É um mutirão que hoje vai começar. Vamos dar as mãos todo mundo, para poder nos orgulhar de passar de 50, depois passar de 60% e São Paulo ser o primeiro Estado do Brasil na empregabilidade da pessoa com deficiência, muito obrigado a todos.
Vamos ao trabalho!