Alckmin discursa na assinatura de convênios com entidades assistenciais

Geraldo Alckmin: Bom dia a todos e a todas, estimado secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald. Tem quatro anos para acertar. Professora Linamara Battistella, secretária dos Direitos da […]

qui, 27/01/2011 - 15h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todos e a todas, estimado secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald. Tem quatro anos para acertar. Professora Linamara Battistella, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, minha querida médica, professora, melhor fisiatra brasileira. Deputado federal, doutor Ubiali, presidente da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, em nome de quem cumprimento todas as APAEs, todas as entidades do terceiro setor aqui presentes, nossas parceiras; doutor João Palma, secretário-adjunto da Educação; o Fernando Padula, nosso chefe de gabinete; deputados estaduais, o João Caramez, o Milton Flávio. Prefeitos, quero cumprimentá-los saudando o João Fattori, prefeito de Itatiba; o Sandro de Carvalho, prefeito de Alambari. Deputado federal Vanderlei Macris, que eu acho que está aqui com a gente… Está lá, aqui à esquerda. Macris foi meu colega na Assembleia. Quando eu cheguei na Assembleia legislativa ele já era líder. Veja que a água de Americana é melhor, que eu fiquei careca, mas ele está firme, olha lá. Vereador Floriano Pêsaro, um belíssimo trabalho social na Câmara aqui da capital. Professor José Bernardo Ortiz, presidente da FDE, importante parceira da Secretaria da Educação. Professor Flávio Fava de Moraes, diretor-geral da Fundação Faculdade de Medicina da USP. Senhores coordenadores da Secretaria, dirigentes regionais de ensino, professores, dirigentes e técnicos das nossas Apaes, amigas e amigos, uma palavra brevíssima.

Mas é da alegria, Herman, de estar aqui na Caetano de Campos, aqui na Secretaria da Educação, e em um dia duplamente feliz, porque nós estamos cuidando da educação, apoiando quem mais precisa e fazendo parceria com a sociedade civil organizada. O melhor parceiro que o Governo pode ter é uma sociedade organizada. Nós temos um serviço próprio do Governo, o CAPE, que é o Centro de Apoio Pedagógico Especializado, e já capacitamos 105 mil profissionais no CAPE, que é um centro, inclusive, de capacitação continuada dos nossos educadores. E temos os SAPS que é o serviço de apoio pedagógico especializado. E este ano nós teremos 14.101 alunos atendidos pelos nossos centros de apoios especializados. E 43.743 alunos matriculados nas classes comuns, nas nossas escolas da rede estadual, com a inclusão que é muito importante. E desses alunos, eles têm um reforço escolar com professores especializados, ele tem no contra-turno um apoio na própria na própria escola que ele estuda, totalizando então no Estado 57.843 alunos.

Os SAPS, ainda mantêm 1.342 classes especiais separadas das demais classes e 115 classes exclusivas para alunos com deficiência intelectual e múltipla. E ainda temos as classes hospitalares, 50 classes que atendem alunos hospitalizados cuja hospitalização ultrapassa 15 dias, e ainda os serviços itinerantes. Temos quase 200 professores que vão ao encontro dos alunos para ajudar esses alunos em dificuldades. Nós temos uma rede na vanguarda pioneira nesse trabalho de educação da pessoa com deficiência e a grande parceria com as APAES. Hoje, Dr. Ubiali 301 convênios nós celebramos para poder atender os nossos jovens, as nossas crianças. São 92,3 milhões de reais este ano, e que vão beneficiar 32.958 alunos em todo o Estado de São Paulo: 25 entidades aqui na região metropolitana, na Grande São Paulo, e 276 entidades no nosso interior e litoral do Estado. É uma grande alegria abraçá-los, agradecer esse trabalho maravilhoso que é feito de amor para as nossas crianças, os nossos jovens, os adultos que também temos com o avanço da medicina. Hoje, as pessoas têm uma vida graças a Deus mais longa e o enorme apoio para que todos façam.

Eu queria saudar aqui, eu estou vendo o Deputado Rafael Silva, levanta aí, Rafael! O deputado Rafael Silva é deputado estadual e saudar a sua esposa a Clara. E o Rafael Silva é uma pessoa com deficiência, ele é cego, e tem um trabalho belíssimo, não só em Ribeirão Preto e toda região, mas em todo o Estado de São Paulo e muito bem humorado, um dia eu fui… A Clara, a esposa dele, é uma excelente companheira. Um dia nós fomos assinar um convênio… Fomos assinar um convênio, e aí eu chamei o deputado Rafael Silva, Herman e Linamara, para ele assinar como testemunha, aí ele pegou o microfone e falou: “para o Dr. Geraldo, eu assino cegamente”. Mas é uma alegria viu, Rafael Silva, estar aqui conosco, presente. Quero também saudar aqui, a Associação de Prevenção de Atendimentos Especializados a Inclusão da Pessoa com Deficiência (APRAESPI) de Ribeirão Pires, saudar também aqui presente conosco Associação de Pais, Amigos e Educadores de Autistas de Jaú, temos aqui o trabalho são 10 convênios, oito entidades para atendimento de crianças e jovens autistas, também: AMA-Ribeirão Preto, AMA-São Paulo, Associação de Desenvolvimento de Crianças Limitadas (Lumen Et Fides de Presidente Prudente), APAE de Pirassununga, Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social e Sociedade Pestalozzi de São Paulo, enfim, APAE também de Várzea Paulista e essas entidades, essas oito entidades faz um trabalho também com os autistas que é um trabalho mais especializado. Agradecer muito aí, a vocês…

Tem uma historieta árabe de que perguntaram a uma mãe, qual dos filhos ela mais amava. E ela respondeu: ela disse o pequenino até que cresça; o ausente até que volte; o doente até que sare, não é? E aí, esse trabalho com enorme amor, com enorme dedicação que as entidades, que essa família das APAES e das entidades do 3º Setor fazem no Estado de São Paulo. E destacar a importância de que o Governo sozinho não deve fazer as coisas. Ele deve estimular sociedade civil. Um dos trabalhos mais antigos que nós temos são as Santas Casas de Misericórdia. Entidades do Terceiro Setor. Santa Casa de Santos é de 1543. Bráz Cubas, 1543. Essa é uma herança lusitana, veio de Portugal, e essa organização da sociedade, sem fim lucrativo, entidades comunitárias, entidades privadas, mas sem fim lucrativo, para servir ao povo. E uma das pessoas que mais promoveu na Europa, em Portugal, naquela época, essas entidades filantrópicas de misericórdia, de apoio, beneficentes, foi uma rainha que era a mulher mais rica da Europa na época das grandes navegações, a rainha Leonor de Aviz. E ela, antes de morrer, dizia que queria ser enterrada num local de passagem. E ela foi enterrada num mosteiro em Lisboa, e num local de passagem, para que todos pisassem sobra a sua campa, para lembrar a pequenez das coisas materiais frente à grandeza da eternidade.

Então, é com este sentimento que nasceram e se fortaleceram as entidades da sociedade civil, com essa visão de mundo, com esses princípios, para servir àqueles que mais precisam do nosso apoio. São Paulo é forte, não só na economia, na indústria, nos serviços, no agronegócio, mas São Paulo também é forte na solidariedade. Nós não vamos, nós juntos, deixar ninguém para trás. E principalmente ajudar os que mais precisam.

Bom trabalho a todos.