Alckmin discursa na apresentação do projeto de lei da SP Cine

São Paulo, 31 de outubro de 2013

qui, 31/10/2013 - 15h28 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Quero cumprimentar a ministra Marta Suplicy; o prefeito da nossa capital, Fernando Haddad; a embaixadora do México, Beatriz Paredes; a vice-prefeita Nádia Campeão; o presidente da Câmara, o vereador José Américo; o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araujo; o secretário do município, Juca Ferreira; Manoel Rangel, presidente da Ancine; Pedro Pablo Lazzarini, presidente do Sindcine; abraçar a todos e a todas aqui, abraçando João Batista de Andrade, nosso cineasta, que foi secretário de Cultura do Estado.

Dizer da alegria de estarmos aqui, hoje, celebrando o projeto de lei, criando a SPCine. E esta união de esforços aqui. Queria agradecer e cumprimentar a ministra Marta Suplicy. Há dois meses assinamos o Sistema Nacional de Cultura, a inclusão de São Paulo, e assinamos o convênio dos Pontos de Cultura, que vão dar capilaridade ao trabalho no Estado.

Eu queria cumprimentar o prefeito Fernando Haddad e dizer que nós temos uma telepatia, porque há uns meses atrás o Marcelo Araujo me procurou e falou: “Olha, eu tenho uma proposta para fortalecer o cinema de São Paulo”. Eu falei: “Ótimo, então vamos legislar em causa própria, porque eu sou cinéfilo. Então você corra aí.”

Poucos dias depois, leio uma entrevista do Juca Ferreira falando da proposta da SPCine, da empresa para fomento ao cinema. E, neste local aqui, na Praça das Artes, nos encontramos. Aí eu encontrei o prefeito. Eu falei: “Prefeito, vamos fazer juntos”. E hoje estamos aqui, por terra, mar e ar, município, Estado, União e a iniciativa privada, todos unidos para fortalecer o cinema.

E só estamos dando o primeiro passo hoje. A história é longa, quer dizer, vai ser uma história de sucesso. Aliás, estamos imitando o cinema, que trabalha em equipe, que não é trabalho isolado, mas é articulado em equipe. E me faz lembrar um cinema da minha cidade natal. Chamava Cine Brasil e domingo tinha matinê. Então, nós meninos íamos ao cinema e depois do filme tinha um seriado. Quando a mocinha caía do precipício, fechava a tela e dizia: Volte domingo que vem.

Nós estamos só iniciando este belo filme da SPCine, que, eu tenho certeza, vai trazer ótimos frutos, como aqui foi colocado. E as nossas Fábricas de Cultura, elas também estão em locais de alta vulnerabilidade social abrindo para o cinema e para o audiovisual. E com oficinas de audiovisual. E distribuímos 240 kits de cinema para 240 municípios do nosso Estado.

É um dia de grande alegria, de grande comemoração e nós vamos ter bons frutos na cultura. São Paulo é uma capital mundial, terra que acolhe a todos. Uma cidade cosmopolita, onde japonês fala português com sotaque italiano. Ou baiano. Então, uma terra da diversidade. E eu tenho certeza que aqui vai fortalecer muito o cinema, o audiovisual, trazendo frutos na cultura, sociais, econômicos e emprego. No mundo moderno, a agricultura mecaniza e a indústria robotiza. O emprego está nos serviços. Este é o setor que tem grande importância social e econômica. Bom trabalho a todos.