Alckmin discursa na abertura do Congresso Internacional de Odontologia

Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos. Ilustre ministro do Estado da Saúde, Alexandre Padilha; Januário Montone, secretário municipal, representando o nosso prefeito; vereador José Police Neto, presidente […]

seg, 31/01/2011 - 8h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos. Ilustre ministro do Estado da Saúde, Alexandre Padilha; Januário Montone, secretário municipal, representando o nosso prefeito; vereador José Police Neto, presidente da Câmara; Silvio Cecchetto, presidente da ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas) e presidente deste congresso internacional; doutor Adriano Forghieri, presidente da APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas); doutor Raymond Gist, presidente da American Dental Association; doutor Gilberto Cucar; ministro José Gregório; doutor Roberto Viana; doutor Fernando Gueiros; doutor Aílton Morilhas Rodrigues; doutor Nilton Miranda; doutor Emil Razuk; nosso sempre deputado, doutor Rafael Baldacci Filho, na pessoa de quem quero cumprimentar a todos os homenageados; amigas e amigos. Uma palavra telegráfica.

Mas é da alegria, alegria dupla de estar neste congresso. Primeiro, um congresso com o renome que tem, o Congresso Internacional de Odontologia da APCD. Depois, o congresso do centenário: em 1911 nascia a Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas. E como avançamos, não é? Eu perguntava ao doutor Silvio quando é que começaram os implantes. Tenho a impressão que é vinte anos, quer dizer, quanto a gente avançou em termos de odontologia no mundo e o quanto na ponta está o Brasil e o que representa este Congresso Internacional. Congresso e feira. São Paulo tem uma indústria de equipamentos odontológicos extremamente relevante. Pesquisa, inovação, em toda esta área.

Eu queria dizer ao Ministro Alexandre Padilha que ele acertou duas vezes: acertou na homenagem à Lu (Alckmin), que é a melhor parte da família, e acertou porque nós vamos fazer, sim, uma grande parceria em benefício da nossa população. O Brasil é uma República Federativa e o que caracteriza a Federação é a cooperação entre os entes federados. Então nós temos o dever de trabalharmos juntos com o Governo Federal e com os municípios. E fico feliz aqui com a palavra do secretário, representando o prefeito Kassab, também dos avanços da odontologia aqui na cidade de São Paulo. Precisamos trabalhar juntos em termos profissionais, integrar as nossas atividades profissionais. Não há saúde sem saúde bucal. Saúde bucal é saúde integral.

Nós temos, aqui em São Paulo, oitenta hospitais. Eu até ontem conversava com o professor Giovanni Cerri. Vários deles, o Hospital de Heliópolis, que tem um trabalho muito grande de saúde bucal, inclusive na questão do câncer bucal. Outros, pacientes hemofílicos. Outros, pacientes aidéticos. Outros, pacientes com questões especiais, enfim. Mas nós vamos ter nos oitenta, doutor Adriano, hospitais do Estado, serviços odontológicos, em todos eles. E pretendo agora em fevereiro fazermos uma reunião com as nossas entidades da odontologia, Emil Razuk, para a gente poder avançar mais aqui em São Paulo. (Todos os) 645 municípios, eles já têm praticamente a fluoretação das nossas águas, a prevenção na educação com a saúde bucal avançou muito, mas nós temos ainda muito por fazer no Estado de São Paulo e vamos trabalhar muito juntos.

Mas eu quero é trazer um grande abraço aos cirurgiões dentistas do nosso Estado, do País, do estrangeiro, que nos honram com a sua presença em São Paulo. E dizer que o Mário Covas, doutor Adriano, sempre me ensinou, ele falou: “Geraldo, não cometa alguns pecados: não se fura fila, não se interrompe partida de futebol”. E eu acrescento: “Não se atrasa o show do Cauby Peixoto”.

Parabéns à APCD!