Alckmin discursa na abertura do 27º Salão do Automóvel

São Paulo, 24 de outubro de 2012.

qua, 24/10/2012 - 15h53 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Estimada presidenta Dilma Rousseff, uma grande alegria, uma grande honra recebê-la em São Paulo; ministros Fernando Pimentel e Agnaldo Ribeiro; prefeito da capital, Gilberto Kassab; vereador José Police Neto, presidente da Câmara; presidente Juan Pablo De Vera; Flávio Padovan, Paulo Roberto Guttori [ininteligível]; Sérgio Nobre, saudando a todos os trabalhadores; presidentes e diretores das montadoras; amigas, amigos.

Dizer da alegria de estar aqui nesse que é, hoje, um dos maiores salões e mais importantes do mundo. Aliás, lançamento de modelos internacionais. Talvez, esse seja um dos grandes eventos de São Paulo. E destacar a importância da indústria do automóvel. Peter Walker chamava de “a indústria das indústrias”, tal é a sua importância em termos de tecnologia, avanço, agregação de valor, geração de emprego, além do fascínio que exercem os automóveis na vida de todos nós. E a gente fica muito feliz de ver esse momento bom, não é, um bom momento. Há um mês, presidenta, foi inaugurada, em Sorocaba, a nova fábrica da Toyota, com onze sistemistas em volta, e já anunciada a nova fábrica de motores, em Porto Feliz.

Ontem, a Honda, em Sumaré, lançou um novo investimento, e, em duas semanas, a Hyundai, em Piracicaba, inaugura uma grande indústria, e está também em construção a Chery, chinesa, em Jacareí. Então, uma indústria forte e inovadora. Aliás, inova até na Língua Portuguesa, porque, hoje, eu aprendi, aqui, um novo vocábulo: “engenheirado” no Brasil. Até aprimora a Língua Portuguesa.

E quero dizer aos trabalhadores, aos empresários do setor e ao governo federal que contem conosco, para a gente fortalecer uma indústria tão importante sob o ponto de vista econômico, social e ambiental. A gente vê avanços de energia, avanços de cuidados ambientais e avanços de segurança, que são extremamente importantes também. Um grande abraço a todos. Excelente Salão do Automóvel.