Alckmin discursa na abertura da São Paulo Fashion Week

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todos. Quero saudar o Paulo Borges, que preside a São Paulo Fashion Week; prefeito da capital, Gilberto Kassab; Maurício Borges; doutor Milton Melo Santos; Luciene […]

sex, 28/01/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todos. Quero saudar o Paulo Borges, que preside a São Paulo Fashion Week; prefeito da capital, Gilberto Kassab; Maurício Borges; doutor Milton Melo Santos; Luciene e Caio Carvalho; Fernando; cumprimentar a dona Mônica Serra; nosso sempre deputado Alberto Hiar, o Turco Loco; saudar a todos vocês expositores, profissionais da moda, amigas e amigos.

Há 15 anos atrás, Paulo, um pouco mais talvez, a indústria têxtil brasileira passava por grande dificuldade, fruto da abertura econômica muito abrupta ocorrida naquela época. E foi nesse cenário de dificuldade que nasceu a São Paulo Fashion Week, transformando dificuldade em oportunidade e acabou sendo esse sucesso que é, colocando São Paulo ao lado de Nova Iorque, Paris, Milão, Londres, entre os principais centros da moda no mundo. Hoje nós temos aqui em São Paulo, nessas semanas, dois mil showrooms, gente do mundo inteiro vindo para cá. E utilizou aquilo que o brasileiro tem de mais importante que é a criatividade. E a grande diferença entre os países pobres e os países ricos é que o país pobre exporta produto primário e o país que é rico exporta talento, design, moda, criatividade, agrega valor, gera emprego. Essa é a grande diferença. Aqui tem uma mudança cultural muito importante: as pequenas empresas crescem, o país se projeta, você agrega valor, gera emprego, por isso, está aqui conosco o doutor Milton Melo Santos, Paulo Borges, lá na ponta, que preside o banco de fomento do Estado para a gente apoiar as empresas em investimento e capital de giro da chamada economia criativa.

Então, tudo o que precisar em termos de equipamentos, tecnologia, capital de giro, não é? 8% ao ano mais o IPC, não é isso? Um ano de carência, cinco anos para pagar. E, mais ainda, quem não quiser contrair empréstimo, a empresa entra de sócia. Foi criado um fundo de capital chamado Fundo de Capital Semente. Então, não precisa contrair empréstimo. Então, o Fundo de Capital Semente, que uniu o banco de fomento, o BID e o FIDEP, criou um fundo para entrar minoritariamente nas empresas. Ele entra com 20%, 30% e corre um risco através do Fundo de Capital Semente para apoiar as empresas da economia criativa, para que elas possam crescer e prosperar.

Essa é a vocação de São Paulo: estar na vanguarda da inovação, da pesquisa, do avanço, do design, da moda. Por isso, nossa homenagem ao Paulo Borges, uma discordância muito profunda dele, porque não é possível ninguém feio fazer algo tão bonito, não é? Então, nós temos uma discordância aqui. E desejar a todos aí ótimos desfiles, bons negócios e parabéns a todos.