Alckmin discursa na abertura da Couromoda 2013

São Paulo, 14 de janeiro de 2013

seg, 14/01/2013 - 16h23 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Quero saudar o nosso anfitrião Francisco Santos, Dra. Waleska Santos, saudando toda a equipe da Couromoda, deputado Ronaldo Zulke, saudando os nossos parlamentares, ministro Alessandro Teixeira, governador Marconi Perillo, vice-governador Rômulo Gouveia, prefeito da nossa capital, nosso anfitrião Fernando Haddad, Marcelo Lopes, representando o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, empreendedores, empreendedoras, lideranças, amigas e amigos, duas palavras.

A primeira é de saudação à Couromoda, 40 anos. Que história bonita, Francisco dos Santos começou em 1973 no Rio de Janeiro menor de idade, não é? Não são 40 dias. É uma belíssima história, uma história de sucesso, quanta coisa boa aconteceu nesses 40 anos e tenho certeza, como ele é broto, vai dar para a gente poder comemorar os outros 40 ainda, estamos firmes aí.

Depois a importância do setor: quando o setor coureiro calçadista vai bem, a sociedade vai bem, o povo vai bem, a economia vai bem, o social vai bem. Esse setor gera emprego na veia, emprego direto. Agrega valor, distribui renda, muitas pequenas empresas. Então um setor importantíssimo do ponto de vista econômico e do ponto de vista social e ainda deu a mão para o setor têxtil. É um binômio, o coureiro calçadista e o Prêt à Porter, aqui do lado no Center Norte, que é outro sucesso. Hoje, juntando os dois, mais de três mil e quinhentas marcas. Aliás, a Couromoda é o segundo maior evento do mundo e ainda temos a alegria de ter o primeiro aqui conosco, nossos irmãos de Milão.

Então é para nós uma grande alegria. Quero reiterar o compromisso de São Paulo com o setor coureiro calçadista, formação técnica, tecnológica, as ETECs, Fatecs, os arranjos produtivos locais, o projeto Prumo, do IPT, todo apoio tecnológico, logística, crédito, através da nossa agência de desenvolvimento, a Desenvolve São Paulo. E sempre atentos à questão fiscal, agora em dezembro prorrogamos por prazo indeterminado as reduções de ICMS, de alíquota do comércio atacadista de 18 para 12% e da indústria, para 7% e a possibilidade de aproveitamento de crédito do ICMS para o caso das exportações, para a gente poder dar todo o apoio aí ao setor exportador.

Bom trabalho, parabéns Couromoda!