Alckmin discursa na abertura da 31ª edição do Expoflora 2012

Holambra, 29 de agosto de 2012.

qua, 29/08/2012 - 17h50 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Cumprimentar o nosso presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, amigo de Holambra. O deputado Barros Munhoz. Prefeita de Holambra, Margareti Groot. Vereador José Marcos de Souza, presidente da Câmara Municipal. Saudando todo o Poder Legislativo. O Piet Schoenmaker, embaixador e símbolo aqui da nossa Expoflora. Nossos secretários de Estado: Da Agricultura, Mônika Bergamaschi. De Transporte, o Dr. Saulo de Castro. Gestão Pública, deputado Davi Zaia. E deputada Célia Leão. Deputado Cauê Macris. Jan Gijs Schouten, Cônsul-Geral dos Países Baixos e sua esposa a Dona Inês. Prefeito de Pedreira, e presidente da Região Metropolitana de Campinas, o Hamilton Bernardes. Prefeito de Águas de Lindóia, o Martinho Mariano. Conchal é o Orlando Caleffi Júnior. O prefeito de Paulínia, o José Pavan Júnior. Coronel Luiz Alberto Sima. Dr. Marcelo Adelino, Delgado de Polícia. Capitão Eduardo Crevini [ininteligível]. Padre Chiquinho. Secretários municipais, expositores, visitantes, amigas e amigos.

É uma grande alegria voltar aqui a Expoflora. Trigésima primeira Expoflora. Dizem que o Egito é uma dádiva do Nilo, do Rio Nilo. Nós podemos dizer que Holambra é uma dádiva das flores. As flores deram a singularidade a esse município. As flores acabaram pelo trabalho constituído, essa cooperativa, que é um exemplo para o Brasil. As flores mantiveram aqui a identidade da comunidade holandesa integrada à comunidade brasileira. E São Paulo se orgulha de ser o maior produtor de flores do Brasil, inclusive importante exportador. Então, a Expoflora tem importância cultural.

A gente vê essas obras de arte, Barros, essas verdadeiras obras de arte aqui. Ela tem uma grande importância cultural, artística, ela tem uma importância turística. Holambra só é instância em razão das flores. As flores é que deram a singularidade para essa instância turística. E pelo fato de ser instância, ela recebe os recursos do DADE. Nós temos 67 instâncias no Estado de São Paulo. Então isso viabiliza aqui o centro de convenções que nós estamos vendo em obra aqui do lado. A estrada Holambra-Jaguariúna, também com recursos do DADE. A Rua coberta que vai ser importante para o turismo. Todo o projeto na área de saneamento Básico que é importante para a cidade, a questão da água e do esgoto. O Parque Linear, Avenida das Dálias. Enfim, recursos importantes para a cidade. E ainda terminamos aqui a recuperação de uma vicinal Holambra-Cosmópolis. Também uma vicinal importante.

A Expoflora tem importância cultural, turística, econômica que gera renda, movimenta economia, social, emprego e renda para quem trabalha na agricultura e no setor de comércio. Eu diria que é um exemplo. E é uma grande alegria a gente poder vir aqui, trazer um abraço, cumprimentá-los. Uma história de sucesso desde 1980. 300 mil brasileiros devem passar aqui pela Expoflora. 3000 % a população da cidade. Veja a importância da Expoflora. E como disse, o nosso embaixador símbolo aqui da Expoflora, é o tema do amor. O que as flores não fazem? Construir uma cidade, uma cooperativa, uma instância turística. E acima de tudo aproxima as pessoas, fortalecem os nossos valores e princípios como os aqui enunciados da paz e da fraternidade. E quero, era o que estava faltando, saudar com muito carinho a Rosemeire Guidotti School, prefeita de Engenheiro Coelho.

Boa Expoflora para todos.