Alckmin discursa na abertura da 15ª Parada LGBT

Geraldo Alckmin: Bom dia. Quero cumprimentar o nosso Ideraldo, saudando aqui o Ideraldo, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT; nosso prefeito da capital, Gilberto Kassab; senadora, vice-presidente do […]

dom, 26/06/2011 - 23h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia. Quero cumprimentar o nosso Ideraldo, saudando aqui o Ideraldo, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT; nosso prefeito da capital, Gilberto Kassab; senadora, vice-presidente do Senado Federal, Marta Suplicy; Sergio Mambert; secretário de Estado Luiz Arruda; saudar o deputado Jean, o secretário Uebe Rezeck, Toni Reis, todos que compõem aqui, a mesa, lideranças, aqui, nominadas.

Dizer da importância da 15ª Parada do Orgulho LGBT. Certamente o maior encontro, congraçamento e luta aqui em São Paulo, o maior do Estado, o maior do país, um dos maiores do mundo. Grande importância do ponto de vista econômico, turístico, mas destacar, principalmente, a questão da cidadania.

Essa decisão do Supremo Tribunal Federal, ela não ocorreria se nós não tivéssemos hoje, na sociedade brasileira, uma grande conscientização sobre a importância do tema, sobre a luta contra a homofobia, o respeito às pessoas e os direitos da pessoa humana.

São Paulo, que é terra que acolhe a todos, terra sem preconceito, terra que não aceita intolerância, dez anos atrás, em 2001, nós promulgamos, aqui, a lei 10.948, que criminaliza a homofobia, e implantamos o DECRADI, que é a Delegacia contra Crime Racial e de Intolerância. E a Secretaria da Justiça veio através da própria Secretaria e das Coordenadorias, implementando o conjunto de políticas públicas para fazer valer esses direitos e punir aqueles que não os respeitam.

Mas nós queremos é destacar a importância da Parada. Esses 15 anos de luta trazem benefícios ao conjunto da sociedade brasileira, à conscientização e à construção de uma sociedade melhor. E não poderia ser mais feliz, como aqui destacou o Jean, o lema deste ano: quando o mundo todo, o momento que nós vivemos, precisa do amai-vos uns aos outros.

Então, parabéns, boa Parada, eu tenho certeza, vai ser uma grande festa e uma grande luta por direitos que são de todos.

Parabéns.