Alckmin discursa lançamento do Curso de Qualificação para Motoboys

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, deputado Davi Zaia; deputado estadual doutor Luiz Carlos Gondim, grande médico; […]

qua, 28/09/2011 - 23h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, deputado Davi Zaia; deputado estadual doutor Luiz Carlos Gondim, grande médico; o nosso deputado Milton Flávio, também outro grande médico; o Luiz Gonçalves, o presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores do Estado de São Paulo; Francisco Pelucio, nosso conselheiro regional do SEST e SENAT, representando aqui o Flávio Benatti; o Daniel Annemberg, coordenador do Detran; o Gilberto Almeida dos Santos, grande líder sindical, presidente do Sindicato dos Motoboys e das Motogirls também, de São Paulo e região, SINDIMOTO; Marcelo Barbieri, prefeito de Araraquara, nos alegra aqui com sua presença; Roberto Akiyama, diretor comercial da Honda, parceira do programa; líderes sindicais, presidentes de associações, amigas e amigos.

Uma grande alegria, primeiro receber aqui os profissionais do Motofrete: motoboys, motogirls, que prestam um serviço importante em São Paulo, que é a terceira metrópole do mundo, com número de veículos superior a sete milhões e que tem um serviço importante de prestação para nossa cidade.

Depois, dizer que o objetivo do curso é para preservar a saúde, a segurança e melhorar a qualificação profissional dos motoboys. Esse curso, ele é um curso feito por uma entidade de excelência, que é o Sistema S, o SENAT e o SEST, que são nossos parceiros. Um curso em três módulos: 20 horas, noções de cidadania, ética, comportamento. O segundo módulo, de cinco horas, é especifico para transporte de pessoas ou de cargas. E o terceiro módulo, cinco horas, é só prática. Então, um curso muito… Por uma entidade do Sistema S, que é o SENAT e o SEST, parceria da Honda, que nós queremos agradecer.

O Governo do estado está fazendo… Pagando o custo do curso, um milhão e meio de reais, as inscrições começam amanhã, teremos em todo o estado de São Paulo, em 19 polos do estado de São Paulo, cobrindo todo o estado. Iniciamos com 10 mil vagas e as aulas já começam, as primeiras turmas no dia 15 de outubro e totalmente de graça, totalmente gratuito, e com isso também os motoboys cumprem a exigência da legislação federal e vão ter um aprimoramento profissional, que é muito importante e necessário.

Eu, que tenho carteira A-B, sei como é importante você estar preparado para dirigir bem e se equilibrar bem sobre duas rodas e prestar um bom serviço à sociedade. Eu quero aqui agradecer o Davi Zaia, que é banqueiro, ele era bancário, grande líder sindical, foi presidente do Sindicato dos Bancários, agora virou banqueiro, mas é o Banco do Povo, viu, Marcelo, ele preside o Banco do Povo, o banco do microcrédito aí e ajudar os motoboys. E agradecer o Julio Semeghini através do Daniel Annemberg, nós estamos fazendo um grande trabalho aí no novo Detran, informatizando tudo, ganhando tempo, é o padrão Poupatempo no Detran, e já faz parte também desse novo Detran a direção defensiva, o aprimoramento do ensino para a direção segura.

E aqui hoje nós estamos avançando com o primeiro curso, já com 10 mil profissionais, a partir já, a inscrição, de amanhã, em todos os postos do SEST e SENAT, as aulas a partir de 15 de outubro – e bem distribuído por todo o estado de São Paulo. Eu tenho certeza que isso vai dar uma grande contribuição profissional aos nossos motoboys e mais segurança para preservar a saúde dos nossos trabalhadores, que prestam serviços tão importantes aqui em São Paulo. Cumprimentar o Gilberto, pela sua liderança, presidindo o sindicato aqui da capital e da Região Metropolitana, e agradecendo os nossos parceiros, cumprimentando aqui o doutor Gondim. doutor Gondim é um grande médico.

Você conhece a história, Marcelo? O Gondim, ele é da região de Mogi das Cruzes e uma vez o prefeito de Salesópolis, o ex-prefeito na época, se chamava Kiko, gordão assim meio… Aí eu fui a Salesópolis num domingo, e cheguei lá, janeiro, um calor insuportável, entramos na van, o prefeito Kiko do meu lado, aí ele falou pra mim: “Doutor Geraldo, eu saí da UTI para vir receber o senhor”, eu falei: “Ô prefeito, como é que você faz um negócio desse, imagine, você devia ter me avisado, eu não viria, viria outro dia, o que houve?”. “Eu estava num casamento ontem em Mogi, senti mal, caí lá e já me levaram para unidade coronariana, mas eu assinei um documento de responsabilidade, saí da UTI, o senhor indo embora eu volto pra UTI”. Falei assim: “Pô, mas que gelada né? Vai o prefeito morrer aqui ainda né?” Aí fiquei preocupado, chegamos lá na praça era um coreto descoberto, aí puseram um plástico para fazer sombra, virou uma estufa, o calor era infernal, todo mundo pingando, tinham uns seis deputados lá, federais, estaduais: “Ó, ninguém fala, só o prefeito. Eu já assino aqui o convênio, porque Salesópolis é uma estância turística aqui na Serra do Itapeti, e aí olha, e vamos embora rápido aí liberar o prefeito”, assinamos e daqui a pouco eu ouvi alguém falar: “Ó, o prefeito caiu”, falei: “Nossa”. Já corri ali na gradinha do coreto, olhei estava esticado, esticadinho ali, caído lá. Aí, corri rápido lá, cheguei lá, doutor Gondim, ginecologista, só na massagem cardíaca, e a rede Globo filmando, então era um sorriso para a Globo e três massagens, mil votos, dois mil votos. Aí peguei o pulso do Kiko, estava melhor que o meu né, falei: “Gondim, para aí com a massagem, senão vai dar…”, mas, salvou o doutor Kiko, viu, aliás, o Kiko está bem até hoje né? Ficou melhor do que antes.

Bom trabalho a todos, um bom café aí.