Alckmin discursa em visita ao evento SWU

Geraldo Alckmin: Cumprimentar os jovens aqui; saudar a todos vocês. Quem não é de São Paulo, dar as boas vindas aqui ao nosso estado. Cumprimentar o Eduardo Fischer; dizer que […]

sáb, 12/11/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Cumprimentar os jovens aqui; saudar a todos vocês. Quem não é de São Paulo, dar as boas vindas aqui ao nosso estado. Cumprimentar o Eduardo Fischer; dizer que o slogan vale para ele, “começou com você”. Parabéns pela iniciativa, pelo trabalho. Hoje se reúne aqui o Fórum e o festival. E se nós quisermos mudar o mundo, muito mais do que pelas leis, é pelo exemplo; e aqui exatamente, se procura discutir bons exemplos de sustentabilidade, hábitos de sustentabilidade, que fazem toda a diferença. E se nós quisermos mudar o mundo, é pela juventude, né?

Diz que o futuro começa hoje; ele se chama juventude. Grande poder de formação da sociedade. Aqui em São Paulo, nós temos aqui uma energia… Nós somos o maior produtor do mundo de etanol, que é uma energia renovável, e uma energia limpa, comparada com combustível fóssil. E São Paulo e Califórnia são os únicos dois estados subnacionais que tem metas de redução de gases de efeito estufa; estabelecendo metas amplas para a gente poder avançar.

Agora, Eduardo Fischer, a partir do dia primeiro de janeiro, aliás, 25 de janeiro, todos os supermercados do estado de São Paulo estão abolindo a sacola plástica. Todas as 645 cidades, 25 de janeiro… Aqui em Jundiaí, aqui do lado, já aboliu, e no estado inteiro, a partir do dia 25 de janeiro. Então nós vamos tirar o ICMS, durante seis meses, para a sacola reutilizável, para reduzir o custo ainda mais, para todo mundo poder ter a sua sacola reutilizável. E vamos verificar, sim, com a Sabesp, a possibilidade… Porque há pequenos desperdícios. A água, o grande desperdício é no banheiro, fazer a barba com a torneira aberta; tomar banho com o chuveiro ligado, enquanto está se ensaboando; escovar os dentes… Enfim, o desperdício é impressionante.

Isso faz uma diferença enorme, e no caso de São Paulo, nós somos a terceira metrópole do mundo em população, Walter Feldman; Grande Tóquio, 30 milhões de pessoas; Nova Déli, na Índia, 22 milhões; e a Grande São Paulo, 20 milhões. E a 700 metros de altitude, então não tem água; é muito pouca água que a cidade é muito alta e uma metrópole muito grande. Nisso está a maior dificuldade de você tratar o Tietê, porque quando compara com o Tâmisa, em Londres, com o Sena, em Paris, são rios de foz, perto do mar; muita água. E o nosso é rio de cabeceira, mas vamos perseverar neste trabalho para podermos avançar.

Quero dizer que contem conosco; desejar aqui um ótimo fórum, um ótimo festival e convidar o prefeito aqui de Paulínia, José Pavan Júnior, para trazer uma palavra.

Bom festival.