Alckmin discursa em visita a obras e anúncio de fábrica em Limeira

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito anfitrião, prefeito de Limeira, o Silvio Félix; presidente da Samsung no Brasil, Jeongwook Kim; deputado Julio Semeghini, secretário de […]

ter, 20/09/2011 - 21h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito anfitrião, prefeito de Limeira, o Silvio Félix; presidente da Samsung no Brasil, Jeongwook Kim; deputado Julio Semeghini, secretário de Estado de Gestão Pública; deputado Cauê Macris; presidente da unidade fabril da Samsung de Campinas; José Fuentes, vice-presidente de eletrônicos de consumo da Samsung no Brasil; prefeito de Cordeirópolis em exercício, Amarildo Zorzo; ex-prefeitos aqui de Limeira, o Kühl e o Pejon; vereadores, secretários municipais, diretoria da Samsung, entidades de classe, da indústria, do comércio, da agricultura, amigas e amigos.

Dizer da alegria de vir à Limeira, hoje é um dia de festa, hoje se celebra aqui um grande investimento, de uma empresa que é sinônimo de excelência, como é a Samsung, que é uma marca admirada no mundo inteiro, de alta tecnologia e investindo aqui em Limeira, gerando muito emprego. Quero dar os parabéns ao mister Kim, à Samsung, que escolheu muito bem. Limeira é uma cidade completa, indústria forte, agricultura forte, serviços, comércio forte.

Daqui a pouco vamos dar início aqui, ao novo shopping Center. Centro universitário, tivemos a alegria de trazer a UNICAMP, o campus aqui de Limeira, geograficamente privilegiada, recursos humanos dos mais qualificados, uma cidade completa, umas das melhores cidades brasileiras, e nós ficamos muito felizes com a vinda da Samsung. Quero cumprimentar o prefeito Silvio Félix e a sua equipe pelo esforço, os investimentos são sempre disputados e Limeira se empenhou pelo emprego e vai… Empregos diretos e indiretos, impulso econômico da cidade. O ICMS de tal forma que a carga tributária reduzisse 7%, beneficiando fabricantes de fogão, refrigeradores, congeladores, secadoras de roupa, máquina de lavar louça, lava roupa e de secar, todo o setor de linha branca, então reduzimos o ICMS para 7%.

A Agência Investe São Paulo é uma parceira dos nossos municípios, para a gente fazer investimento produtivo, gerador de emprego, desenvolvimento aqui na região. E quero dizer que nós vamos nos empenhar na questão da formação de recursos humanos, aqui já tem uma ETEC, uma escola técnica, e ela terá mais 11 laboratórios, é uma grande ampliação da escola. Então um grande investimento, aliás, de cima para baixo, né? A Unicamp, aqui presente, a Universidade Estadual de Campinas, nós faremos a FATEC, aqui em Limeira, dando ênfase na produção industrial para atender o mercado das indústrias aqui da região.

A ETEC, ela vai ter uma grande reforma e ampliação, com salas de aula, biblioteca, cantina, 11 laboratórios que vão fortalecer muito o Ensino Técnico, além da Fatec, da área tecnológica e os cursos rápidos de 80h, 100h, que não precisa ter vestibular, nem Vestibulinho. Nós já começamos aqui com assistente administrativo de transporte, logística básica e operador de empilhadeira. E quem estiver desempregado, nós pagamos R$ 330 de bolsa, se ele não estiver recebendo o Seguro Desemprego, para ele poder, naquele mês, poder se dedicar integralmente ao curso chamado Via Rápida para o Emprego e vamos fazer em todas as cidades que tem ETEC, então onde tem ETEC, vai ter do lado o Via Rápida.

Então, quem quiser fazer o curso superior, o 3º grau, tem a universidade, a Unicamp, e tem o tecnólogo, a FATEC. Quem quiser fazer o curso técnico e o pós-médio tem a ETEC e quem não tem o ensino médio, não tem problema, faz o Via Rápida, e se ele não… E aí, ele pode fazer o EJA, a escola de jovens e adultos. Volta a fazer conosco o tipo de supletivo, faz o EJA, pega o seu diploma do ensino médio para poder continuar os seus estudos. Quero dizer do nosso compromisso aqui com a região, na questão do desenvolvimento de Limeira.

O Papa João XXIII dizia que o desenvolvimento é novo nome da paz, porque não há paz verdadeira, onde não há oportunidade para as pessoas; o emprego, renda, renda, emprego, desenvolvimento, esse é o bom caminho. A Coréia e o Brasil são grandes parceiros, a Coréia é grande líder asiática, o Brasil o grande líder latino-americano, então são países vocacionados para complementarem sua economia. O Brasil tem escala, eu dizia há pouco na… Hoje, na promulgação da lei na Região Metropolitana de São Paulo, que a cidade de São Paulo tinha quando nasceu… Eu vou dizer o meu pai, mas o meu pai, o meu avô, em 1900, a cidade de São Paulo tinha 240 mil habitantes, a capital 240 mil habitantes, hoje é a terceira metrópole do mundo, segundo o último dado da ONU. A Grande Tóquio, a Nova Déli Na Índia, São Paulo; depois é que vem a Cidade do México, Shangai, Nova York e Dubai, enfim, a terceira maior metrópole.

Então o Brasil tem escala, tem tamanho e um ritmo de crescimento importante, muito boas oportunidades para investimento. Então a Samsung, que já está em São Paulo, que já está no Brasil, agora reforça ainda mais os seus laços com o Brasil e com São Paulo, nós estamos muito felizes. E quero cumprimentar o mister Kim, porque ele está falando muito bem o português e não é fácil; português é uma língua difícil. Contam, Julio Semeghini, que o doutor Ulysses Guimarães, eu fui constituinte, deputado federal constituinte junto com o doutor Ulisses, as seções da Constituinte acabavam 0h, 11h30 da noite, e a gente ia para casa do doutor Ulisses, eu acompanhava o Mario Covas, que era líder naquela época, nos íamos lá para fazer a pauta do dia seguinte, da Constituinte, todo dia tinha votação na Assembleia Nacional Constituinte. E aquilo acabava 1h30 da madrugada, 2h da madrugada. No outro dia, o doutor Ulysses Guimarães, às 7h da manhã tinha aula de inglês; todo dia. I am, he it, she it, we are, you are, they are. Eu acho que ele já estava cansado, né, de ficar com a mente tão… Que ele estava perdido no inglês. E o cansaço de todo dia dormir às 2h da manhã, e ter que acordar as 6h, então ele falou pra professora de inglês que era uma americana, “olha, eu vou desistir, porque primeiro se eu for presidente, vai ter intérprete, não tem muito problema. Segundo que essa língua é muito difícil”. Aí, a professora de inglês falou, “não, doutor Ulysses, o inglês é muito fácil, o difícil é o português, quando você fala, ‘pois sim’, falou não – e quando você fala ‘pois não’, falou sim. Isso que é língua difícil, né?”.

Então eu acho que o mister Kim está de parabéns, está falando muito bem o português. Mas quero dar os parabéns aqui a Limeira, né? A cidade hoje dá um passo muito importante, muitas outras empresas acabam vindo, isso é um círculo virtuoso, né? De força econômica, de crescimento. Eu me lembro que o velho Fontana, o avô de Furlan, catarinense, depois construiu um verdadeiro império, ele dizia para o Furlan, que era neto, era ministro, falou, ‘olha, de avião veja se tem telhado novo, se não tiver telhado novo, passa reto, né?’, ou seja, é progresso, né? E a gente vê esse grande polo, hoje, de desenvolvimento da região.

Parabéns a Samsung, parabéns a Limeira. Conte conosco.