Alckmin discursa em reunião com a delegação da King David Society e casal Safra

Geraldo Alckmin: Cumprimentar os amigos, Sheila e Moises Safra, anfitriões da missão King David Society no Brasil; saudar Tobias, presidente nacional da King David Society em nome de quem quero […]

seg, 12/12/2011 - 21h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Cumprimentar os amigos, Sheila e Moises Safra, anfitriões da missão King David Society no Brasil; saudar Tobias, presidente nacional da King David Society em nome de quem quero cumprimentar todos aqui presentes. Dizer da alegria de vir com minha esposa, a Lu, recebê-los aqui no Governo de São Paulo.

A King David Society é uma das mais relevantes instituições benemerentes dos Estados Unidos. Como é do conhecimento de todos vocês, a comunidade judaica é uma das mais importantes de São Paulo, pois tem dado à sociedade paulista uma destacada contribuição, contribuição cultural, econômica, científica e principalmente filantrópica, porque a solidariedade, nós podemos dizer, é um traço constitutivo da cultura judaica.

Essa contribuição é um privilégio para o estado de São Paulo, mas não é uma exclusividade. Não é uma exclusividade nem para nós, nem para o Brasil, porque essa tem sido a marca da atuação dos judeus ao longo dos séculos, em todos os países do mundo em que se encontram presentes.

Os senhores mesmo, por intermédio do casal Sheila e Moises Safra, estão tendo contato com parte desta realidade, pela visita a instituições como a Hebraica, o Hospital Albert Einstein, a sinagoga Beth El e a Coleção Mederovsk, uma das mais significativas coleções de arte brasileira que essa tradicional família confiou à guarda da Pinacoteca do Estado.

O Brasil é um país multicultural e os brasileiros de todas as origens se orgulham de que a primeira sinagoga das Américas foi erguida exatamente no Brasil, em Pernambuco, no século XVII, a Sinagoga Zur Israel, “Rochedo de Israel”.

Pois tenha a certeza de que a visita das senhoras, dos senhores, tornará ainda mais firme esse rochedo, para mais alegria ainda da comunidade brasileira e do Brasil. Portanto, sejam bem vindos à São Paulo e tenham uma ótima estada entre nós.

Muito obrigado.