Alckmin discursa em premiação ‘As Empresas Mais Admiradas no Brasil’

Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos. Estimada presidenta da República Federativa do Brasil, presidenta Dilma Rousseff; Mino Carta, diretor da Carta Capital; ministros de Estado aqui presentes; […]

ter, 01/11/2011 - 7h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos. Estimada presidenta da República Federativa do Brasil, presidenta Dilma Rousseff; Mino Carta, diretor da Carta Capital; ministros de Estado aqui presentes; governador Cid Gomes; prefeito da nossa capital, Gilberto Kassab; lideranças empresariais, os trabalhadores premiados, amigas e amigos. Excelentíssima presidente, quero, em primeiro lugar, deixar aqui uma palavra de apoio ao presidente Lula e à sua família e desejar sua pronta recuperação. Com a fé e as orações de milhões de brasileiros, tenho certeza de que o presidente irá superar esta dificuldade.

Parabenizo a revista Carta Capital pelo seu 17º aniversário e agradeço ao diretor da Carta Capital, Mino Carta, a Publisher da revista, Manuela Carta, pela oportunidade de esta ocasião privilegiada, em uma premiação que transformou-se em uma prestigiosa referência para empresas e executivos. A presença da presidenta Dilma Rousseff honra mais uma vez os brasileiros do nosso estado. Estamos – o Governo Federal e o Governo de São Paulo – aprofundando uma parceria estratégica para o desenvolvimento. Uma parceria que visa combater a miséria extrema no estado mais rico da nação. Uma parceria que, com a união de esforços, irá desfazer gargalos de logística que impedem o pleno desenvolvimento do Brasil. Projetos fundamentais, como o Rodoanel, Ferroanel, Hidrovia Tietê/Paraná e tantos outros, justamente os gargalos cujas causas, consequências e soluções, os homenageados desta noite – me permitam aqui abraçá-los todos na pessoa do Eike Batista – define e prescreve com tanta ousadia na edição da revista que está nas bancas. Eike Batista sintetiza o empreendedorismo, é um grande exemplo deste potencial empreendedor do brasileiro, o homem de visão que acreditou lá atrás e iniciou empreendimentos que hoje o colocam entre os maiores empreendedores do mundo. De cada ação, de cada gesto, de cada momento da vida, nós devemos retirar uma lição.

Eu tenho aprendido muito neste meu novo período de governo à frente do estado de São Paulo. Tenho olhado com respeito o modo como a presidenta Dilma Rousseff tem se relacionado com governadores, que, como eu, pertencem a campos opostos no espectro político do Brasil. Não há interesses de São Paulo que não sejam igualmente interesses do Brasil. Quem pensa diferente, ou está enganado ou mal intencionado. Assim como deve haver divergências na política, se deve preservar o ambiente, para a concorrência sadia e para a liberdade de empreender. E o poder público deve garantir condições para que os empreendedores saiam a campo. Isso também faz parte da democracia, isso nós também buscamos quando lutamos pela democracia e pela liberdade.

Uma das grandes obrigações do poder público é preservar o ambiente de competição e de liberdade para os empreendedores brasileiros; sejam eles micro, pequenos, grandes ou gigantes. A presidente Dilma Rousseff deu um sinal importante quando determinou que os novos terminais, nos nossos principais aeroportos do país, serão também concedidos a iniciativa privada, direcionados ao espirito empreendedor do Brasil.

Esta premiação ressalta a importância e o duro ofício, Mino Carta, da imprensa, sujeita a toda sorte de adversidades. Quando elogia é chamada de oficialista, quando critica, de conspiradora. O fato é que no legítimo estado democrático de direito, o setor produtivo e a liberdade de imprensa se completam.

Por isso quero hoje abraçar o Mino Carta, no 17º aniversário da Carta Capital, e os premiados desta noite. Porque o desenvolvimento que vocês empreendem, gerando emprego, renda, oportunidade, é o novo nome da paz.

Parabéns.