Alckmin discursa em lançamento do Programa Nossa Guarapiranga para recuperar a represa

Mestre de cerimônia: Vai falar o governador do nosso Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos. O prefeito de São […]

ter, 07/06/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Mestre de cerimônia: Vai falar o governador do nosso Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o nosso secretário Edson Giriboni; Gervásio; presidente da SABESP, a Dilma; saudar todos os comodoros, presidentes de clubes, saudando o Mário. E o tempo virou, não é? Está chegando aí uma frente fria e diz o Mário que esse é o melhor vento para se navegar, para velejar, que é vento… pegar um vento de través o barco anda rápido, não é? Saudar o deputado Milton Leite Filho; saudar os vereadores o Milton Leite e o José Rolim; saudar os secretários municipais, o Ortega e o Ronaldo, subprefeitos. Mas, as pessoas mais importantes que são as mulheres aqui presentes, os jovens, os estudantes, dizer da alegria de estarmos juntos aqui.

O Governo do Estado vai investir aqui, nesse projeto, que chama Nossa Guarapiranga. A represa tem 33 km² de água, de superfície, e responde por 20% da água que a gente toma em São Paulo. E a água que a gente bebe ela precisa estar limpa, não é isso? Então, a gente precisa deixar a represa bem limpa, embora a água seja tratada, mas quanto mais limpa tiver a represa, melhor, melhor a qualidade da água. E o corpo humano quantos por cento tem de água? Mais ou menos. Metade do corpo humano é água? Mais! Sessenta por cento do corpo humano é água. À medida que a gente vai ficando mais velho, vai ficando mais enxuto. Mas ainda é muita água. E três trabalhos, primeiro coleta de esgoto. Então a SABESP está fazendo um grande trabalho de coletar o esgoto e tratar o esgoto, para despoluir a represa de Guarapiranga que é a principal represa de abastecimento de água. A segunda é o lixo, então, catar o lixo na beirada da represa e não deixar o lixo entrar pelos rios. São 11 os rios principais. Então o que está se fazendo aqui, uma eco barreira, é uma tela. Então, aquele lixo que o rio traz, PET, plástico, lata, metal, tudo é preso na barreira. E aí da barreira vai para o barco e do barco vai para o bota fora. São 11 barreiras que serão instaladas igual esta aqui até outubro, Dilma? Em outubro as 11 eco barreiras estarão instaladas. Então, o lixo que vier pelo rio não entra na represa. Agora, além disso, já tem o lixo que está dentro da represa. Então, a UNESP está fazendo um barco, que ele tem uma espécie de um garfo, que ele pega o lixo e põe dentro do barco. Então esse barco começa em março do ano que vem, o barco que vai navegar pela represa desassoreando e limpando a represa. E o terceiro trabalho é combater a plantinha, essas macrófitas, que ficam verdadeiras ilhas de algas no meio da represa, que dificulta a navegação, o barco à vela, e também junta sujeira e atrapalha a qualidade da água. Então, vai ser feita a retirada física das algas pelo barco e vai ser feito um combate, também, às macrófitas. Então, com tudo isso, nós vamos deixar a represa de Guarapiranga, a nossa Guarapiranga mais limpa.

Tratar esgoto, coletar e tratar esgoto, não deixar o lixo entrar na represa e combater as algas. Aí nós vamos ter o corpo d’água, 33 km² de água, de superfície de água preservada. Para a gente ter uma ideia da importância dessa represa, aqui são 33, Dilma, quilômetros quadrados de água, espelho d’água. O município de Águas de São Pedro, que é o menor município de São Paulo, tem 3 km²; São Caetano tem 16km². O espelho d’água tem 33 km², cabe duas cidades de São Caetano aqui, dentro da represa. Então é um corpo d’água muito importante para a juventude, para as crianças, para os nossos filhos, para os nossos netos. E nós temos que, todo ano, melhorar a qualidade da água e cuidar da natureza. E aqui quero agradecer ao prefeito de São Paulo, prefeito Gilberto Kassab, pela nossa parceria de limpeza dos córregos, o programa Córrego Limpo e os parques que estão sendo implantados na beira da represa. Esses parques vão ajudar a manter a represa e a preservar o meio ambiente.

Por isso quero deixar um grande abraço e dizer que anteontem foi o dia mundial do meio ambiente e a melhor maneira que a gente pode fazer para preservar o meio ambiente é recuperando as nossas águas. E vamos plantar no entorno da represa árvores, fazer o desassoreamento e combater as erosões, nas ilhas, que é outro trabalho também importante. Então, um grande abraço aos nossos jovens, as nossas escolas e muito especialmente a comunidade aqui de Guarapiranga.

Vamos ao trabalho!