Alckmin discursa em lançamento de linha de caminhões em São Bernardo do Campo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Prefeito anfitrião, prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho; Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil Mercosul; Frank Aguiar, vice-prefeito […]

ter, 17/05/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Prefeito anfitrião, prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho; Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil Mercosul; Frank Aguiar, vice-prefeito do município; Orlando Morando, deputado estadual; Oswaldo Jardim, diretor de caminhões da Ford Mercosul; Rogelio Golfarb, diretor de Assuntos Governamentais e Comunicação da Ford; Teonilio Monteiro da Costa, o Barba, saudando aqui o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; Rogério Barreto, secretário-adjunto do Emprego do Estado; o Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo; Antônio Cesar Kassaka, conselheiro da Abradif, Associação Brasileira dos Distribuidores Ford; colabores da Ford; amigas e amigos. Uma palavra breve.

Dizer da alegria de estar aqui, Marcos, na comemoração dos dez anos da linha dos caminhões da Ford e no lançamento desses belíssimos caminhões com design bonito, tecnologia embarcada. E o Brasil é vocacionado para ter as grandes indústrias automotivas que precisam de escala para produzir mais, melhor e com o menor custo. E o Brasil tem tamanho, o país tem escala, tem mercado interno, é importante, o Brasil está hoje entre os cinco, seis maiores produtores do mundo na indústria automotiva e acho que é o quarto, hoje, no mundo na indústria de caminhões. E a gente fica feliz de ver que nesses dez anos aumentou 100% a produção. Esse ano deve chegar a 48 mil unidades. Entre a gente tomar um cafezinho lá, vir para cá e trazer uma palavra, eu contei, já foram 34 caminhões produzidos. Impressionante a eficiência, e olha que não é fácil fazer um caminhão desse.

Mas dizer da alegria de estar aqui com todos comemorando esses dez anos, a fábrica aqui consolidada, crescendo e o compromisso de São Paulo para que mais investimentos venham para cá. O pró-veículo, como disse bem o prefeito Luiz Marinho, ele procura estimular investimento no Estado de São Paulo, dizendo “Olha, se você investir aqui no Estado, você recebe rápido a devolução do crédito do ICMS”. Só na Ford, foram 800 milhões no Pró-veículo entre a fábrica de São Bernardo do Campo e de Taubaté. Então, nós estamos atentos à questão do imposto, para melhorar a competitividade, os recursos humanos, convênios com o Senai, vamos lançar agora o via Rápida, a ETEC, FATEC investimento nas pessoas, logística, o Rodoanel melhora muito a logística, chegando agora de Mauá até Guarulhos nós vamos ligar o mais importante aeroporto brasileiro que é Cumbica ao mais importante porto, que é o porto de Santos, com a Imigrantes também duplicada. O Ferroanel que também é importante para a logística da região. Infraestrutura, aqui tinha problema de enchente, hoje temos três piscinões, um aqui na Ford, um antes do Taboão e outro pós-Ford, três aqui na região para evitar novas enchentes, enfim, contem conosco.

O Governo de São Paulo é parceiro de São Bernardo do Campo, é a capital da indústria, da tecnologia, vanguarda da indústria automotiva brasileira e lançando sempre novos produtos para o desenvolvimento do país. Por isso, nós queremos cumprimentar aqui a Ford. A Ford é meio sinônimo de indústria automotiva, eu acho que se tiver no mundo alguma mais antiga são raríssimas, 1919. E foi quando começou a linha de montagem, a linha de montagem praticamente se confunde com a história da Ford, fica muito feliz. O automóvel, o caminhão exerce um fascínio na vida das pessoas. E esses caminhões modernos, o que tem de tecnologia embarcada, de conforto, design. E o Brasil não só produzindo, mas criatividade, extraordinário os avanços que nós tivemos. E a gente fica feliz de poder comemorar aqui com todos os Fordianos e abraçar a todos nesses 10 anos.

Parabéns.