Alckmin discursa em jantar beneficente SOS Japão

Geraldo Alckmin: A Lu e eu, nós estamos muito honrados com a presença de cada um de vocês aqui nesta noite, neste jantar, nesse encontro do SOS Japão. Saudar o […]

ter, 26/04/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: A Lu e eu, nós estamos muito honrados com a presença de cada um de vocês aqui nesta noite, neste jantar, nesse encontro do SOS Japão. Saudar o nosso embaixador, Akira Miwa; o brigadeiro Juniti Saito, o comandante da aeronáutica, sua senhora Vera Saito; o ministro Massami Uyeda, sua filha Mariana Uyeda; cônsul Kazuaki Obe, sua esposa Eiko Obe; secretário chefe da Casa Militar, coronel Admir Gervásio; general Akira Obara; os parlamentares federais Walter Ihoshi, Keiko Ota, Fábio Faria; nosso sempre deputado Hatiro Shimomoto; ministro Paulo Bozzi; Kihatiro Kita, presidente do Bunkyo, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, sua esposa Anália Kita; Kendi Yamai, ator e apresentador; Sabrina Sato; os chefes de cozinha, o chefe Jun Sakamoto, Tsuyoshi Murakami, Adriano Kanashiro e Shin Koike; os restaurantes que prepararam aqui esse delicioso jantar: Gendai, Hiro, Jankenpo, Nagayama, Shintori, Shimo.

Amigas e amigos, uma palavra de abraço muito fraterno, senhor embaixador. Nós brasileiros em São Paulo nos orgulhamos de ter a maior comunidade japonesa do Brasil, e devemos muito aos emigrantes e a seus descendentes que lavraram as nossas terras, construíram cidades, indústrias, promoveram a arte, a cultura. Se São Paulo é hoje um estado com tamanho de país, nós devemos muito à comunidade japonesa. Temos uma amizade e uma cooperação de mais de cem anos e eu ouso dizer aqui que nós vamos ser no futuro, mais parceiros ainda, nós somos vocacionados. O Brasil como grande líder latino-americano e o Japão como grande líder asiático, a sermos parceiros na economia mundial, na complementaridade econômica, no comércio, na troca de tecnologia, grandes parceiros para somarmos esforços.

E nesse momento de dificuldade que o Japão passou e nós não temos dúvida da capacidade do Japão de reagir às adversidades. Esse é um povo, um exemplo para o mundo, de perseverança, de garra, de determinação, de superação. Eu não tenho dúvida de que o Japão sairá ainda mais forte e terá toda a solidariedade do Brasil, aqui tão bem expressa, na presença de tantas famílias, de tantos amigos que ajudam o nosso estado de São Paulo. Então eu quero dizer que nós é que estamos felizes, de aqui na casa de São Paulo, que é a casa de vocês, nós darmos as mãos para ajudar no momento de dificuldade, em especial em algumas províncias do Japão, esta superação, com a certeza de que sairemos ainda mais unidos para fortalecer ainda mais, os laços do Brasil e do Japão.

Muito obrigado.