Alckmin discursa em início de obras de infraestrutura em Queluz

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Dizer da alegria de estarmos juntos aqui em Queluz. Saudar o nosso prefeito anfitrião, o José Celso Bueno, que é prefeito […]

sáb, 04/06/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Dizer da alegria de estarmos juntos aqui em Queluz. Saudar o nosso prefeito anfitrião, o José Celso Bueno, que é prefeito de Queluz e também preside o Consórcio do Vale Histórico; a Luciana Bueno, presidente do Fundo Social de Solidariedade; o vereador Toninho, presidente da Câmara de Queluz, pessoa de quem quero cumprimentar todos os vereadores e vereadoras da cidade e da região; Laurindo Garcez, vice-prefeito; o deputado estadual, Edson Giriboni, que é o secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, responsável pelas obras aqui em Queluz; o deputado federal Emanuel Fernandes, que é o nosso secretário de Economia, Planejamento e Desenvolvimento Regional, está fazendo um belíssimo trabalho na secretaria; o líder do Governo, deputado Samuel Moreira, grande trabalhador pela nossa região; doutor Gondim, deputado estadual, grande médico e amigo; doutora Dilma Pena, presidente da Sabesp, dessa grande empresa de saneamento; os prefeitos de Areias, José Antônio, amigo querido; de Bananal o Davi, Davi de Bananal; São José do Barreiro, o Artur; a Rosana, de Silveiras. Eu sempre fico em dúvida, o Rio Paraitinga que se une ao Rio Paraibuna e forma o Rio Paraíba, o Paraitinga nasce em Silveiras ou nasce em Areias? Acho que nasce em Queluz, não é? O Otto Elias Pinto, superintendente aqui de Negócios da Sabesp, bom trabalho,
Otto. Quero saudar aqui o Ismar de Carvalho Rodrigues, saudando todos os partidos políticos; Valdir Nogueira nos alegra aqui com a sua presença. Muito obrigado, Valdir. Permita abraçar aqui todos os ex-prefeitos. Vejo aqui o Jair de Castro Mendes, ex-prefeito de Cachoeira Paulista, foi meu colega de prefeitura quando fomos prefeitos juntos; secretários municipais, lideranças comunitárias, amigas e amigos. Amigos de Bananal, que fico feliz de revê-los, de Arapeí, São José do Barreiro, Areias, Silveiras, Lavrinhas, Cruzeiro e aqui da nossa Queluz.

Mas é da alegria, José Celso, de voltar a Queluz e num dia muito importante. Queluz, ela tem em termos de tratamento de esgoto, ela tem 0% tratado, 0%. E nós estamos… O Emanuel falou bem ontem, lá em São José dos Campos, no Seminário São Paulo Governo Presente, nós estamos vendo uma luz no fim do túnel. Nós vamos recuperar, limpar, tornar o Rio Paraíba do Sul um modelo de rio saneado, não tenho dúvidas disso. Ontem, nós já universalizamos a água. É uma grande conquista ter água na torneira potável, tratada 100% no Estado de São Paulo. Está universalizado o abastecimento de água para população. Agora a meta é universalizar a coleta e de outro lado 100% de esgoto, uma meta ambiciosa que não é do dia para a noite. Aqui, nós vamos investir praticamente quase 15 milhões de reais só em Queluz, José Celso. Isso vai gerar emprego no comércio, vai dar emprego aqui na cidade, vai contratar gente, enfim, movimentar a economia. Aliás, Queluz é o terceiro município da região que mais cresceu. Queluz está crescendo fortemente, terceiro município aqui da região dos 39 que mais cresceu sob o ponto de vista de população. Então nós vamos ter aqui a construção de estação de tratamento de esgoto, 23 litros por segundo, prevendo inclusive as próximas décadas. A cidade pode crescer que essa estação de tratamento de esgoto vai atender. Sete estações elevatórias de esgoto, 8,8… 2,8 quilômetros de coletores troncos, 4,6 quilômetros de rede coletora, 21 travessias beneficiando aqui, quase que a população toda. Nós vamos sair, a coleta de esgotos de 67% para mais de 90% e o tratamento de 0% pra 100% de esgoto tratado. Então, Queluz vai poder dizer que ela é das poucas cidades brasileiras, cidade saudável 300%: 100% de água tratada, quase 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado.

Ontem, nós fomos a Guararema, que embora fique lá pertinho de São Paulo chame Alto Tietê, mas é da Bacia do Paraíba, não é do Tietê, exatamente, aqui é paraibano que nem nós, é vale paraibano. Então lá em Guararema, nós vamos chegar a 100% de esgoto tratado. Santa Branca, nós fomos em seguida a Santa Branca. Mesma coisa, 100% de esgoto tratado. Agora estamos chegando de São Bento do Sapucaí. Lá não é da Bacia do Paraíba, porque as águas caem para o outro lado da Mantiqueira, então é a Bacia do Prata. As águas vão para Argentina, para Buenos Aires. O Emanuel está dizendo: “Que desperdício, não é?” Mas por quê? São Bento de Sapucaí vai ter também 100% de esgoto tratado. As águas ali, que vão ser limpas, é do Rio Pinheiro, ali que passa em São Bento. Aí elas caem no Rio Sapucaí Mirim. O Sapucaí Mirim cai no Sapucaí, abastece Franca. O Sapucaí cai no Rio Grande, divisa com Minas Gerais. O Rio Grande desemboca no Paraná. O Paraná junta com o Paraguai e vai, forma a Bacia do Prata e entra no mar, no Oceano Atlântico, lá entre Buenos Aires e Montevidéu. É para compensar a surra que os uruguaios vão levar na Libertadores do peixe, não é? Mas o que nos interessa aqui é… olha, o Giriboni, ele estava me lembrando Aparecida. Aparecida é 0% de tratamento de esgoto. Nós incluímos no Água Limpa, vai ter 100%. Então a gente começa a verificar que na maioria do rio já tem mais de 5 miligramas de oxigênio dissolvido por litro. O rio está se recuperando. A melhor prova disso é peixe. Rio que tem peixe é rio vivo. Já tem Lambari. Já tem Piaba. Poucos anos nós vamos pescar um Dourado de 35 centímetros e eu faço questão de vir aqui pescar porque eu dou sorte.

Nós inauguramos a semana passada, em Mongaguá… Mongaguá, quem gosta de pesca, funciona 24 horas por dia, noite inteira, tudo iluminado, com sódio. A plataforma de pesca marítima, a maior da América Latina, ela tem 400 metros para dentro do mar. Você vai andando meio quilômetros para dentro do mar, depois tem um T, então você pesca aonde você quer lá no mar e como o concreto ali… Que essa plataforma tem 40 anos, ela estava muito… Deu uma ressaca há dez anos, destruiu a plataforma, nós refizemos inteirinha. Como ela tem madeira, concreto ali, ela cria crosta e atrai peixe. É impressionante como o pessoal pesca ali. A noite inteira tem pescador. Aí eu fui inaugurar a plataforma, estava fechada há muitos anos e aí me pediram para pescar. E tinha lá uma vara já. Aí eu só com aquela carretilha, eu só puxei e já veio um peixe já no anzol, né? Uma baleia não, mas tinha lá um peixinho lá. E esse é o ano do peixe, não é? Então nós vamos caprichar. Mas então, primeira boa notícia aí, nós vamos ter 15 milhões de investimento e Queluz está de parabéns, vai para 100%, de zero para 100 de esgoto tratado aqui na cidade, além de aumentar a coleta para bem mais de 90%.

A segunda boa notícia é para todos, essa também é para todos, porque o Paraíba do Sul vai, como disse a Dilma, abastece a capital do Rio de Janeiro, pega as águas de Minas, Zona da Mata, Juiz de Fora, é um rio tri-estadual, por isso ele é um rio nacional, São Paulo, Minas e Rio e vai desembocar lá na terra do Garotinho, em Campos de Goitacazes, quase divisa com o Espírito Santo. Então um rio nacional. Além das obras aqui do Paraíba, a rodovia nós vamos deixar zero quilômetro. Areias-Queluz, Maximino. Então ontem… José Roberto? Oi Sônia, está boa? Vê se você acha para mim a lista das obras do DER, o valor de Areias-Queluz e São José do Barreiro-Formoso, as duas. A outra que nós vamos recuperar é a Rodovia dos Tropeiros, também deixar arrumadinha. Já tem um trecho feito, nós vamos fazer mais um trecho. Depois, aqui em Queluz, nós em várias cidades os prefeitos estão nos arrumando o terreno e nós vamos fazer casa. Ontem foi anunciado Areias, Barreiros, quase todas as cidades aqui, Bananal, nós vamos fazer casa e Queluz, o José Celso vai nos arrumar terreno. Então, dependendo do tamanho.

Orador não identificado: O homem do terreno está ali, ó!

Geraldo Alckmin: Quem é o homem do terreno? Ah, olha aí. Como é que é o nome dele?

Orador não identificado: Itamar.

Geraldo Alckmin: O Itamar, então você é o nosso benemérito, viu? Muito obrigado, a gente agradece muitíssimo. E olha 150 famílias, pessoas que… E o principal: gente rica a gente não precisa se preocupar. Se vira e faz a casa, não falta financiamento. Nós temos que fazer casa para quem não tem casa, para poder sair do aluguel e famílias de renda pequena, porque aí nós temos o subsídio. De Bananal, nós vamos… São José do Barreiro até Formoso, 13,5 milhões nós vamos investir. E Areias-Queluz, 12,5 milhões também vamos investir aqui na região, imediatamente recuperando e depois a dos Tropeiros nós vamos continuar. Estamos fazendo esse primeiro trecho, nós vamos recuperá-la inteirinha. Aqui nós vamos fazer 150 casas. Então 5 pessoas em cada casa, são 750 pessoas que passam a ter casa própria, 150 famílias. O José Celso também diz que precisa fazer uma escola nova, porque ele amplia daqui, mas falta classe, não é isso? Então, ninguém pode ficar sem estudar, vamos ajudar. Então nós vamos fazer uma escola nova e além de fazer uma escola nova, vamos unir aqui um pedido com o outro. Ele tinha pedido, o Samuel já tinha falado na viagem, de um teatro aqui para a cidade. Então, o que nós vamos fazer? Nós vamos fazer as duas coisas juntas. Aliás, escola, por que nós criamos o Programa Escola da Família? Escola não é para ser uma coisa isolada, murada, fora da comunidade, fechada fim de semana. Escola é para abrir sábado, domingo, feriado, a comunidade participar. E para isso a gente contrata professores, educadores profissionais, universitários, nós chegamos a pagar 50 mil bolsas de estudo, 50 mil jovens estudando de graça na faculdade, sem pagar nada. Fim de semana é nosso monitor no Escola da Família, educador universitário. Então nós vamos fazer o teatro junto com a escola. Faz a escola e precisa ser um local bem localizado no centro. Então já tem o local, faz a escola, faz o teatro junto da escola e atende a cultura e a educação.

E, finalmente, como nós estamos em época de… E é sempre época de promover o esporte, nós vamos liberar aqui os 190 mil reais para o fechamento, vestiário, piso do ginásio de esportes do Bairro da Palha. E uma questão importante, esporte tem que ser para todas as idades. A gente tem que ter essa cultura. Mexer o corpo é saúde. Quem não mexe o corpo, não tem saúde. 70% do corpo humano é água. Água parada estraga, tem que fazer ginástica. Nós vamos desenvolver um programa de ginástica para a terceira idade, para a melhor idade. É mexer o corpo. Quem mexe o corpo vai ter mais saúde. Saúde física e saúde mental. Por que a gente fica alegre? É um neuro-hormônio chamado dopamina. E quando é que a gente está deprimido? Quando falta esse neuro-hormônio. Então, o remédio mais consumido no mundo moderno é Zoloft, Prozac, é antidepressivo, ou seja, as pessoas não mexem o corpo, produz pouca dopamina, que é esse neuro-hormônio, e começa a ficar para baixo. Aí precisa tomar remédio que faz mal, porque tem efeitos colaterais. E a gente pode, é o barato do corredor, é o barato do corredor. Isso tem tanta verdade que as universidades fazem testes. A pior coisa que pode acontecer com uma pessoa é perder um ente querido, uma separação, uma coisa muito grave e aquele que faz esporte e aquele que não faz. Quem faz esporte supera com mais dificuldade. Além de melhorar, com mais facilidade, além de melhorar toda a circulação do sangue, não é? Se pegar um Pelé, o coração dele é uma bomba, então você… A vida sedentária, o maior prejudicado é o coração, a bomba se enfraquece e o sistema todo fica mais pesado. Então mexer o corpo, então nós vamos ter aqui o seu ginásio poliesportivo, o Boenão. Nós vamos ter caprichado aí, o ginásio.

Mas eu quero deixar um grande abraço, dizer da alegria de estar aqui em Queluz. Agradecer ao Samuel que é um grande líder na Assembléia Legislativa, muito obrigado, viu Samuel, nosso deputado. Agradecer o doutor Gondim, doutor Gondim é um grande médico, viu! Eu já contei pra vocês a história de Salesópolis ou não? Onde é que nasce o Rio Paraíba?

Orador não identificado: O Rio Paraíba em Areias.

Geraldo Alckmin: E onde é que nasce o Rio Tietê?

Orador não identificado: Salesópolis.

Geraldo Alckmin: Salesópolis. Então o Rio Tietê nasce em? Salesópolis, Salesópolis é uma estância turística, então nós fomos lá assinar um convênio. Foi uma época difícil, eu tinha acabado de assumir o governo e falecimento do querido Mário Covas e houve a morte do Celso Daniel, o prefeito de Santo André, fase dificílima, tinha dois seqüestros por dia, tal. Época dura! E eu resolvi domingo então vou dar uma escapada e vou lá a Salesópolis, aquela mata atlântica, um lugar bonito assino lá o convênio, lá em Salesópolis, e fui pra Salesópolis. Cheguei lá, desci lá no campo de futebol, o prefeito de Salesópolis chamava Kiko… Kiko, e ele tava me esperando. Aí entramos numa van: o motorista, o prefeito, eu, o prefeito gordão aquela barrigona suando, janeiro um calor insuportável, tal. Ele falou para mim, falou olha governador, eu estava na UTI, eu saí da UTI pra vim receber o senhor. Eu falei prefeito, mas como é que o senhor faz um negócio desses, devia ter me dito, eu não viria, viria semana que vem não tinha pressa, isso aqui podia assinar depois. Não, não doutor, imagine o senhor indo embora, eu volto pra UTI. Aí, eu falei ‘poxa vida’, o que aconteceu? Ele foi a um casamento em Mogi, foi em um casamento lá no fim de semana e teve uma dor no peito, teve uma ameaça de enfarte, os médicos imediatamente puseram ele na UTI. Aí, ele assinou um documento de responsabilidade, saiu para ir lá me receber, depois disse que ia voltar pra UTI. Aí, eu fiquei super preocupado, falei poxa, já morreu o prefeito de Santo André, só falta morrer esse aqui, vão dizer que eu sou um pé frio danado, não é? Aí… E eu preocupado, e a Rede Globo, ela tem uma… Tem uma retransmissora em Mogi, então a Globo estava lá, aonde eu ia, ela atrás pra falar sobre o assassinato do Celso Daniel. Aí nós chegamos lá na… Um sol, meio-dia e lá tem um coreto na cidade, eles puseram um plástico em cima ficou uma sauna, uma verdadeira estufa. Aí, eu falei ninguém fala só o prefeito, eu já assino aqui esse convênio, e vamos mandar bala e liberar o prefeito. Tinha uns cinco deputados, ninguém falou nada, assinamos rápido, pa, pa, acabou. Aí, eu só ouvi alguém falar, o prefeito caiu, aí eu corri assim na gradinha do coreto, corri lá e ele estava esticado no chão, o Kiko, pa! Eu falei pronto, morreu, não é? Só faltava essa! Aí desci correndo, só que quando ele caiu a Rede Globo já ligou os holofotes, ó, doutor Gondim, ginecologista, não é? Correu lá e subiu em cima do prefeito e massagem cardíaca, pa, era uma massagem, um sorriso para Globo, não é? 2 mil votos, 4 mil votos! Aí, eu peguei o pulso do prefeito, o pulso dele estava melhor do que o meu não é? Aí eu falei Gondim, para com isso! Vai quebrar uma costela aí dá uma atelectasia. Mas graças à massagem cardíaca do Gondim salvamos o… O Kiko foi salvo e está vivo e está bem, ainda agradeceu o doutor Gondim. Agradecer o Giriboni, o Emanuel, a Dilma, mas especialmente dizer da alegria de estar com vocês aqui em Queluz.

Parabéns à Queluz.