Alckmin discursa em inauguração do maior laboratório para pesquisa de câncer da América Latina

Mestre de cerimônia: O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Geraldo Alckmin: Boa tarde a todos e a todas. Estimado professor Giovanni Cerri, secretário de Estado da Saúde; […]

qui, 14/04/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Mestre de cerimônia: O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todos e a todas. Estimado professor Giovanni Cerri, secretário de Estado da Saúde; professora Linamara Battistella, secretária do Direito da Pessoa com Deficiência; Antônio Ermírio de Moraes Filho, representando seu irmão, o doutor Carlos Ermírio de Moraes, do Instituto Votorantim; quero cumprimentar também a Márcia Ermírio de Moraes, esposa do Carlos Ermírio; saudar também o Rubens Ermírio de Moraes que, aliás, faz um trabalho muito bonito na Beneficência Portuguesa; cumprimentar também a Regina Helena; cumprimentar a Ana Helena de Moraes; saudar os nossos deputados: doutor Pedro Tobias; deputado Sebastião Santos; deputado doutor Carlos Bezerra; doutor Flávio Fava de Moraes, diretor da Fundação Faculdade de Medicina; professor José Otávio Costa Auler, diretor da Faculdade de Medicina; professor Paul Hoff, diretor geral do ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; doutor Pedro Piva… cadê o Pedro Piva? Ele já ganhou o CRM, não é? Conselheiro aqui do hospital; doutora Marisa Madi Della Coletta, diretora executiva do ICESP; diretores; corpo clínico; equipe toda aqui do ICESP; amigas e amigos.

Duas palavras: uma palavra de alegria e uma palavra de agradecimento. Palavra de alegria porque é entusiasmaste a gente ver o avanço do SUS aqui em São Paulo e o avanço da ciência, esse Hifu (High Intense Focus Ultrassound) é uma aula de medicina, e não só de medicina, mas de física… de boa pontaria não é? É impressionante o que um ultrassom, não só para diagnóstico, mas um ultrassom para tratamento. Quanto vai avançar em termos de eficiência, de resultados melhores para a população, expectativa de vida, de redução de cirurgias, enfim, de humanização de avanço científico. Não só um aparelho, que é o primeiro da saúde pública da América do Sul, como também o laboratório que é inaugurado, que é o laboratório… como que é o nome… translacional. Eu conhecia transnacional, mas é translacional. Então, o laboratório de investigação translacional do câncer. E este laboratório reúne o maior laboratório de pesquisas de câncer de toda América Latina e integrado aqui com o Hospital das Clinicas, com o Incor, com o Hospital A.C. Camargo estão estudando, pesquisando e curando as pessoas, tratando as pessoas. A gente fica orgulhoso de ver o Sistema Único de Saúde, isso para toda a população, oferecido gratuitamente a quem precisa. Esse instituto inteirinho, esse prédio inteirinho ele é voltado ao SUS oferecendo uma medicina de ponta e o avanço cientifico. Se a gente for verificar nós andamos muito. A expectativa de vida no Brasil era 43 anos de idade, hoje é 74. Quem passa dos 30 é 80. Nós vamos chegar a 100, as mulheres não morrerão mais. Estamos avançando e avançando rapidamente. E a gente se orgulha de ter em São Paulo esse grande centro de ciência, de pesquisa e de saúde pública. E abordando uma questão central que é três causas de morbi/mortalidade no mundo moderno, as principais. Jovem morre de acidente. É causa externa, não é doença, é raro. E depois da juventude, neoplasias e doenças do coração e grandes vasos. A medicina avançou muito nas doenças do coração e dos grandes vasos e caminha também a passos largos o diagnóstico precoce no tratamento das neoplasias.

E a segunda palavra é de agradecimento, uma doação de R$ 2,5 milhões, doutor Carlos Ermírio de Moraes, da família, do Instituto Votorantim. Aliás, doutor Ermírio, eu acho que está no DNA esse compromisso com as pessoas e com a saúde. O doutor Antônio Ermírio, seu pai, dedicou a vida inteira a Beneficência Portuguesa não só materialmente, mas fisicamente. Eu me lembro quantas vezes tomei café com ele lá dentro da Beneficência. Hoje é o Rubens que está dando sequência junto com seu pai, o doutor Antônio lá na Beneficência. José Ermírio de Moraes, e agora a geração mais nova, o hospital A. C. Camargo. A Regina Helena na AACD. Aqui no Instituto do Câncer, enorme contribuição da família para esse instituto, para o Hospital das Clínicas. Isso é uma coisa muito comum nos Estados Unidos e muito rara no Brasil. Aqui é uma percepção de que o Governo resolve tudo, provê tudo. Portanto, é uma belíssima iniciativa que o setor privado, das pessoas serem parceiras do Governo na pesquisa, na ciência, no tratamento, com a universidade, com o hospital.

Então, eu quero reiterar aqui o agradecimento do povo de São Paulo. Vou tomar a liberdade de falar aqui em nome dos brasileiros em São Paulo para agradecer, um gesto eu tenho certeza vai ser um bom exemplo, e que não é feito hoje, mas é feito há décadas pela família em beneficio da nossa população. E cumprimentar o professor Paulo Hoff, esse grande médico e cientista que se dedica a oncologia. A sua equipe toda aqui, como nós temos pesquisadores, pessoas voltadas à universidade e à ciência, meu colega, professor José Otávio, anestesista, hoje diretor da faculdade. Eu sempre tenho dito “olha, se a coisa complicar, chame o anestesista”. O José Otávio está aí na retaguarda. E o professor Giovanni, podem pedir bastante para ele, diz que o governador de Pernambuco, Antônio Ermírio, família de seu avó, é de Pernambuco, não é? Diz que o Roberto Magalhães ele era durão, o governador, e aí o povo sabia que ele gostava muito de canário do reino. Então, o lugar que ele ia, o pessoal “governador, tenho aqui um canário do reino”. E ele ficava todo feliz, gostava de canário do reino. Foi a Caruaru, no interior, veio lá o eleitor, ele desceu já: “oh, governador, aqui o canário do reino. Eu trouxe um canário do reino especial para o senhor em uma gaiolinha tal”. Deu para ele. Ele agradeceu, ficou animado, deu para o ajudante, “oh guarda aí o canário do reino”. Aí o camarada já tirou um envelope do bolso e disse “olha, governador, tenho uma filha precisando de um emprego”. Ele já gritou: “devolve o canário do Reino!”. Mas, podem pedir a vontade lá para o Giovanni Cerri, que ele não falha.

Parabéns a todos!