Alckmin discursa em inauguração da Rede Lucy Montoro da Vila Mariana

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimada doutora Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; secretário da Saúde, professor Giovanni Cerri; secretário […]

qui, 22/12/2011 - 17h35 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimada doutora Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; secretário da Saúde, professor Giovanni Cerri; secretário da Cultura, Andrea Matarazzo; chefe da Casa Militar, coronel Gervásio; professor José Otávio Costa Auler Junior, diretor da Faculdade de Medicina; professor Marcos Fumio Koyama, superintendente do Hospital das Clínicas; doutora Margarida Miyazaki, diretora-executiva aqui do Instituto de Medicina Física e Reabilitação; Wanderlei Marques de Assis, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência; autoridades aqui nominadas, diretores, corpo clínico, administrativo, queridas amigas e amigos.

É uma grande alegria, Linamara, estar aqui na sua casa, na nossa casa. O professor Giovanni colocou bem: qualidade. Pode ter algo igual na América Latina, mas melhor do que este serviço de reabilitação, de fisiatria não tem no Brasil. Qualidade no atendimento. E nós ainda estamos dando, hoje, mais um passo. Terá também internação, 48 leitos para casos que precisam internação. Nós teremos aqui exames diagnósticos: cybex, podobarometria, urodinâmica, terapia ocupacional, ginásios para fisioterapia, condicionamento físico, laboratório de habilidades. Chegará a triplicar o atendimento. Hoje são cinco mil atendimentos/mês, 60 mil por ano, chegará a 180 mil.

Aqui tudo é novo. Isso aqui não existia, era um terreno. Praticamente tudo novo. Serviço que teve o trabalho da professora Satiko. Queridíssima professora, sua filha Marta. Aliás, queria dizer o seguinte: a Linamara é exigente. Porque eu trabalhei aqui como médico voluntário durante um ano, Pedro Tobias, era sete da manhã, e eu tinha que chegar 6h45, e ainda não me pagava salário. Ela não é fácil, não. Não, não me pagou. E olha, e como tem gente boa. Doutora Neuza, por favor. Trabalhei com essa grande médica aqui, doutora Neuza. E eu me lembro do seguinte: um dia chegou um casal de eletricistas, que trabalhava no metrô, e nós fazíamos muito eletroacupuntura.

Então, para você põe a agulha da acupuntura e aquele jacarezinho põe na ponta da agulha, que é mais eficiente a eletro acupuntura, tira a dor, relaxamento, enfim, o tratamento. E quebrava muito o jacarezinho. Então ela juntou um pacote lá de jacarezinho, aí atendeu ao mesmo tempo o marido e a mulher, um em cada maca. E aí falou para ela: “Você leva pra casa isso aqui, arruma para o instituto esses jacarezinho”. Deu lá um pacote. Semana seguinte, voltou o casal. Aí a moça muito amiga, tal, falou: “Isso aqui não serve mais, pode jogar fora. Isso aqui está arrumado. Tudo consertado”, “Você gastou alguma coisa?”, “Gastei R$ 15”. Meteu a mão no bolso, tirou e deu para moça.

Essa é a doutora Neuza, grande médica aqui do instituto. Na realidade, o que a gente viu? Nós saímos hoje… Por isso que a gente está alegre. Até ontem nós estávamos de luto, decretamos três dias de luto oficial em São Paulo pela derrota do Santos. Bandeira a meio mastro. Mas o que nós aprendemos? É time. Não adianta ter um bom. Não adianta ter um craque. O Ruy Barbosa dizia: “Toda família se jacta de uma águia, e alguém que é melhor que os outros, triste deformação de uma paternidade mal compreendida”. É time. É conjunto. É todo mundo ter um trabalho em uma mesma direção. E é isso que a gente verifica.

Por isso, senhor Giovanni, ficamos felizes. E quero agradecer aos deputados. Aqui está o Pedro Tobias, médico, deputado estadual. Vem aqui, Pedro. Nos ajuda muito na Assembleia Legislativa de São Paulo, e aqui está também o deputado, o Rodrigo, que é deputado estadual, amicíssimo, ligado à igreja do nosso querido apóstolo Valdomiro, hoje uma das maiores igrejas do Brasil, e nos ajuda muito também na Assembleia Legislativa.

E aprovamos o Hospital das Clínicas, uma autarquia especial, para quê? Para ter mais agilidade, mais rapidez, para os bons serviços do HC poderem se expandir ainda mais. Mas eu quero deixar um grande abraço, deixar aqui um beijo muito carinhoso para a Linamara, que faz as coisas com paixão, com amor, com entusiasmo e motiva todo mundo para gente ter orgulho. Se existe orgulho justo, aqui está um orgulho justo, o Instituto aqui do Hospital das Clínicas.

Bom trabalho a todos!