Alckmin discursa em inauguração da alça de acesso na Rodovia D. Pedro I em Campinas

Mestre de cerimônia: Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Geraldo Alckmin: Boa tarde, boa tarde a todos. Saudar o nosso secretário dos Transportes e Logística, doutor Saulo de Castro Abreu […]

qua, 20/04/2011 - 15h00 | Do Portal do Governo

Mestre de cerimônia: Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Geraldo Alckmin: Boa tarde, boa tarde a todos. Saudar o nosso secretário dos Transportes e Logística, doutor Saulo de Castro Abreu Filho; secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, deputado Davi Zaia; deputado federal Jonas Donizette; deputada estadual Célia Leão; deputado Cauê Macris; deputado Feliciano Filho; deputado Edmir Chedid, que preside a Comissão de Transportes na Assembleia; prefeitos aqui presentes: de Mogi Mirim, Carlos Nelson. Cadê o Carlos Nelson? Está lá atrás. Itatiba, João Fattori; de Morungaba, o José Roberto, Zem; de Monte Mor, Rodrigo Maia; de Santa Bárbara, Mário Heins; de Vargem Grande do Sul, o Amarildo; de Águas de Lindóia, o Martinho Mariano. Saudar os nossos vereadores: vereador em Campinas é senador, senador Biléo Soares e o senador Artur Orsi; coronel Lincoln de Oliveira, comandante interino de policiamento do interior, região de Campinas; doutor Luiz Cesar Costa, diretor-presidente da Rota das Bandeiras; doutor Irineu Meirelles, diretor de Investimento da ODB; amigas e amigos. É uma palavra brevíssima.

Mas uma alegria, nessa véspera de feriado, às vésperas da Páscoa, nós entregarmos aqui uma obra que vai trazer mais segurança para a região e para o trânsito aqui da região. Como foi bem colocado, são 2,5 milhões de investimento de viaduto, as alças, as marginais, e isso vai beneficiar muito o distrito de Sousas e Joaquim Egídio. E nós teremos já no início do ano que vem… Nós já teremos a continuidade do anel viário Magalhães Teixeira, aí fazendo a extensão do anel viário Magalhães Teixeira até a Rodovia dos Bandeirantes, entre a Anhanguera e a Bandeirantes. É a grande obra viária para a cidade de Campinas e que vai beneficiar toda região. Temos também a duplicação de Itatiba-Jundiaí, outra grande obra também na região, temos a melhoria de todos os trevos da D. Pedro entre Sousas até a Anhanguera, e temos as marginais da Dom Pedro também obras importantíssimas para melhorar o viário e pra melhorar a segurança da região. Por isso é com grande alegria que hoje estamos aqui em Campinas, essa cidade que é um orgulho de São Paulo e do Brasil. E eu gosto dessa garra campineira. Diz que perguntaram, Biléo, ao Guilherme de Almeida, quando ele era criança na escola, a professora perguntou: “Menino, o que você quer ser quando crescer?” E o Guilherme de Almeida respondeu: “Campineiro, né?”. Essa é uma cidade que é um orgulho de São Paulo e do Brasil. Então é uma alegria o governo de São Paulo é um grande parceiro de Campinas e da região pro seu desenvolvimento, entregar hoje aqui uma grande obra que beneficia o distrito de Sousas e Joaquim Egídio e ajuda a diminuir o trânsito e o congestionamento da Avenida Heitor Penteado. E cumprimentar aqui o doutor Saulo, que está colocando toda a sua experiência de homem público, experiência acumulada já como secretário de Estado e pelo seu espírito público a serviço da população de São Paulo. E trazer um abraço muito especial aos nossos parlamentares, a Célia Leão.

Hoje cedo lançamos o Programa do Cão-Guia, nós temos 145 mil cegos no Estado de São Paulo, fora aqueles que têm visão reduzida, e nós vamos fazer com a Universidade de São Paulo, ó, Feliciano, com a Faculdade de Medicina Veterinária, um grande centro voltado ao cão-guia para dar mais liberdade para as pessoas no seu ir e vir. Hoje nós vimos lá várias moças, senhores, trabalhadores: “Olha. Eu vou trabalhar e volto com o cão-guia, né. Ele que me leva, pega o metrô, pega o trem”. Então, nós vamos ganhar dos canis os filhotes de labrador, vamos deixar com a família um período, depois ele vai ser treinado, capacitado, vai ter todo o treinamento, e hoje foram vários labradores lá que são cão-guia de pessoas cegas, e é impressionante. Eles atendem todos os comandos, um é poliglota, porque ele, ele atende comando em português e inglês. Outro é meio americanófilo, porque é só inglês, e a maioria português. Então um trabalho bonito que nós estamos fazendo. A obra-prima do estado é a felicidade das pessoas, essa é a obra-prima do estado. É promover o desenvolvimento, emprego, ajudar quem precisa, quem mais sofre, ser parceiro. São Paulo não deixa ninguém pra trás, ninguém pra trás, esse é o nosso esforço. E uma alegria, desejar uma boa Páscoa a todos, bom feriado, bom descanso, bons passeios com segurança nas boas estradas de São Paulo.

Parabéns a Campinas!